Colunistas / Miudinhas
Tasso Franco

FIFA expressa sentimento dos brasileiros ao excluir Tite e Neymar Jr

Comemorado em 25 de julho, o Dia Internacional da Mulher Negra Latino-Americana e Caribenha nasceu em 1992, com a realização do primeiro Encontro de Mulheres Negras Latinas e Caribenhas
24/07/2018 às 18:15
  MIUDINHAS GLOBAIS:

   1. A FIFA expressou bem o pensamento dos brasileiros sobre a seleção brasileira e o fiasco na Copa, de um time que parecia imbatível e foi eliminado nas quartas de finais. Deixou de fora entre os dez mais o atleta Neymar Jr e na seleção dos técnicos também excluiu Tite. 

   2. A entrevista dada por Neymar, recentemente, dizendo que estava tranquilo e não se abalou com a Copa nem com a perda de prestígio de sua imagem, de fato, mostra que o atleta ou estava fora de sí, vivendo na irreal; ou foi uma forma de amenizar o fiasco e tocar a bola para a frente. A questão básica é que o atleta diz não vai mudar, que seu jogo é de drible e as quedas fazem parte do futebol.

   3. Ora, ou Neymar muda, ou afunda. E um craque de sua categoria tem mais é que mudar, adaptar-se as novas ordens do futebol e só terá a ganhar com isso. Lembre-se que, no seu retorno á Europa, após às férias, vai encontrar uma imprensa muito mais crítica com ele. 

   4. Quanto a Tite este também precisa mudar. Não precisa ser autoritário, mas, deve ter autoridade para mudar o time segundo as regras do futebol, sem estrelas e sem imutáveis. Tite errou muito na Copa mas é um grande técnico.

   5. Hoje, a Fifa divulgou a lista dos 11 concorrentes ao prêmio de melhor técnico do futebol masculino. Tite, da seleção brasileira, ficou de fora da disputa que terá a cerimônia de premiação no dia 24 de setembro, em Londres.

   6. Didier Deschamps, que comandou a França na conquista da Copa do Mundo da Rússia, está entre os indicados. Outro francês candidato ao prêmio é Zinedine Zidane, vencedor do troféu em 2017 e que levou o Real Madrid neste ano ao tricampeonato consecutivo da Liga dos Campeões. Curiosamente, Zidane e Deschamps levantaram como jogador a taça da Copa de 1998, na França.

   7. A principal surpresa da lista é a presença do técnico da seleção russa, Stanislav Cherchesov. Também estão presentes o treinador da Croácia, Zlatko Dalic, vice-campeão mundial, Roberto Martinez, que levou a Bélgica à inédita medalha de bronze e Gareth Southgate, que comandou a seleção inglesa, quarta colocada na Copa.

   8. Completam os indicados outros dois técnicos do futebol espanhol: Ernesto Valverde (Barcelona) e Diego Simeone (Atlético de Madrid). Dois treinadores de clubes ingleses: Pep Guardiola (Manchester City) e Jürgen Klopp (Liverpool). Além de Massimiliano Allegri, da Juventus.

   9. Tite vivia a expectativa de estar na lista final pela ótima campanha que fez junto à seleção brasileira nas Eliminatórias Sul-Americanas para a Copa do Mundo. No entanto, a precoce eliminação para a Bélgica nas quartas de final do Mundial o deixou de fora.

   10. A lista dos 11 nomes foi definida por especialistas escolhidos pela Fifa. A votação para a escolha do melhor técnico começará na terça-feira e vai até 10 de agosto. Os torcedores podem votar pelo site da principal entidade do futebol.

   11. Ainda haverá outros três grupos de votantes: jornalistas escolhidos pela Fifa, além dos técnicos das seleções e seus respectivos capitães. O período analisado dos treinadores vai de 3 de julho de 2017 até 15 de julho de 2018. A indicação dos três finalistas será feita no início de setembro.
                                                                     ******
   12. Visando melhorar a trafegabilidade em vias não pavimentadas, a secretaria municipal de Infraestrutura, Transportes e Trânsito (Seintra) realiza, desde a última segunda-feira, 23, trabalhos de patrulhamento mecânico e encascalhamento na rua São Jorge e adjacências, no bairro Nossa Senhora da Vitória, zona sul da cidade de Ilhéus. As intervenções contam com maquinário de uma patrulha mecânica, um rolo compressor, duas caçambas truck e uma retroescavadeira.

   13. O secretário Átila Docio acompanhou as atividades e informou que no prolongamento da via foi retirado o expurgo (lama solta) acumulado durante os dias chuvosos. Houve compactação da base e colocação de cascalhos em toda a extensão da artéria para permitir a circulação de veículos. As laterais receberam abaloamento para facilitar o escoamento da água da chuva.

   14. “As ações vão minorar a situação dessa comunidade. Essas melhorias vão facilitar a mobilidade de pedestres e o trânsito de veículos nesta artéria que foi bastante prejudicada pelas fortes chuvas que caíram sobre a cidade nos últimos dias. Muito em breve, estas ruas ganharão uma ação mais significativa e de longa durabilidade”, assegura Docio.

   15. Terça, (25) a Igreja celebra a Festa de São Cristóvão. Na Arquidiocese de Salvador uma paróquia é dedicada ao santo protetor dos viajantes e padroeiro dos motoristas. 

   16. Atualmente com 60 mulheres voluntárias, o projeto ‘Bombeiros Amigos do Peito’ recolhe doações de potes cheios de leite materno e distribui para as maternidades Iperba - Instituto de Perinatalogia da Bahia - e Climério de Oliveira, ambas em Salvador. Com dez coletas diárias, o leite é direcionado a crianças prematuras ou com algum problema de saúde que, por algum motivo, não podem ser amamentados pelas próprias mães. 

   17. A coordenadora do projeto, subtenente do 12º Grupamento de Bombeiros Militares, Joice Gonçalves, explicou que, semanalmente, são distribuídos kits de coletas para as mães doadoras. “Depois de sete dias, retornamos à casa das mulheres voluntárias para entregar mais material de armazenamento e pegar os vasilhames de leite”.

   18. Uma das doadoras é a advogada Juliana Brandão, mãe do pequeno Antônio, de apenas dois meses. “Eu tinha muito leite e precisava extraí-lo, mas, infelizmente, acabava jogando fora. Sempre tive muita vontade de doar, pois, além de nutrir, o leite protege contra doenças. Por isso entrei em contato com o banco de leite e agora me sinto privilegiada por fazer parte desse projeto e partilhar amor e vida”, conta a advogada.
 
   19. Um pote de leite materno doado pode suprir a necessidade de até dez recém-nascidos internados, por dia. Dependendo do peso do bebê, cerca de 1 ml já é o suficiente para nutri-lo. Todo leite doado é analisado, pasteurizado e submetido a rigoroso controle de qualidade antes de ser ofertado a uma criança.

   20. A representação social da mulher negra será tema de uma roda de conversa nesta quarta-feira (dia 25), a partir das 9h30, no Centro de Convivência Irmã Dulce dos Pobres (CCIDP), localizado na Rua Direita do Santo Antônio, no Centro Histórico de Salvador. 

   21. O evento, uma homenagem ao Dia Internacional da Mulher Negra Latino-Americana e Caribenha – que é celebrado oficialmente na mesma data, será ministrado pela teóloga e historiadora Gicélia Cruz. Mais informações sobre a palestra, que é aberta ao público e tem entrada gratuita, podem ser obtidas pelo telefone (71) 3327-2171. 

   22. Comemorado em 25 de julho, o Dia Internacional da Mulher Negra Latino-Americana e Caribenha nasceu em 1992, com a realização do primeiro Encontro de Mulheres Negras Latinas e Caribenhas, em Santo Domingos, na República Dominicana.

   23. Daquele encontro, surgiu uma rede de mulheres que permanece até hoje promovendo e discutindo formas de combate ao racismo e ao machismo. Também naquele mesmo ano, o Dia Internacional foi reconhecido pela Organização das Nações Unidas (ONU). 

   24. No Brasil, a data é celebrada desde 2014, através da Lei N° 12.987, que dispõe sobre a criação do Dia Nacional de Tereza de Benguela, em alusão ao Dia Internacional da Mulher Negra e Caribenha. Conhecida também como “Rainha Tereza”, Tereza de Benguela lutou por mais de 20 anos contra a escravidão no Brasil à frente do Quilombo do Piolho, localizado na Chapada e no Vale do Guaporé, onde atualmente se localiza o estado do Mato Grosso.