Colunistas / Miudinhas
Tasso Franco

‘Radicalismo e partidarismo da APLB prejudicam alunos’, diz SECRETÁRIO

Informações preliminares dão conta de que o pleno do TRE por 5x2 votos teria cassado prefeito de Coité
23/07/2018 às 18:13

Sec de Educação de Salvador, Bruno Barral
Foto:
MIUDINHAS GLOBAIS:

1. "A Prefeitura de Salvador está aberta às negociações, buscando uma solução com base no diálogo. O fato é que há uma radicalização por parte de um pequeno grupo que prefere deixar nossos alunos sem aula a retomar as negociações." A declaração é do secretário Municipal de Educação, Bruno Barral, acerca do movimento grevista que afeta apenas uma pequena parte das escolas de Salvador.

2.  "É um movimento que desde o início teve pouca adesão, apontando seu viés partidário, uma vez que as lideranças sindicalistas são ligadas a partidos de oposição à Prefeitura", diz. "Nossos alunos não podem ser vítimas desse tipo de jogo de interesse", critica.

3. A Secretaria Municipal da Educação (Smed) tem feito o acompanhamento diário da atividade das unidades escolares municipais. De acordo com o levantamento desta segunda-feira (23), 388 escolas municipais estão funcionando, o que representa 90% da Rede. Apenas 44 escolas estão paradas. "Os números reiteram diariamente a adesão reduzida a um movimento que simplesmente ignora os avanços que já tinham ocorrido nas mesas de negociação que vinham ocorrendo", frisa o secretário. Ele destaca, por exemplo, as eleições para gestores, um dos pontos de pauta já acordado e cujos processos iniciais já começaram com participação direta do sindicato. "Estamos aguardando uma decisão da APLB para retomarmos as negociações", frisa.

4. Barral critica algumas informações repassadas pelo sindicato, como as relativas aos aumentos salariais. O sindicato tem afirmado que a Prefeitura não aplica reajuste para a categoria há três anos. O fato é que desde 2013, a gestão do prefeito ACM Neto tem tomado iniciativas de valorização do profissional da educação. Os aumentos ocorreram em 2013 (7,8%), 2014 (8,34%), 2015 (8%), não houve reajuste em 2016, em 2017, os professores receberam aumento de 2,5% em setembro. A proposta para 2018 é de 2,5% em julho. Com isso, a categoria somaria dois aumentos salariais em um intervalo de apenas dez meses.

5. Na gestão de ACM Neto foi aprovado e implementado o Plano de Cargos, Carreiras e Vencimentos da Educação (PCCV), em 2015, o que representou um avanço nas conquistas da categoria e no reconhecimento do trabalho dos professores e gestores da educação do município. 

6. O plano serviu para consolidar gratificações específicas e criar novas vantagens, incentivando o aprimoramento profissional dos servidores da área. Também garantiu um terço da jornada de trabalho destinado às atividades extraclasse para preparação de aulas, avaliação da produção do educando, reuniões escolares, contato com a comunidade e formação continuada. A aprovação do PCCV acrescentou uma despesa extra de R$ 100 milhões anuais para o município, que tem que contratar novos profissionais para suprir a demanda.
                                       ******
7. A Embasa informa que, para possibilitar a interligação de novo trecho de rede adutora ao sistema de abastecimento, o fornecimento de água terá que ser interrompido no distrito de Humildes amanhã.

8. A interrupção ocorrerá a partir das sete horas da manhã e afetará o abastecimento da sede do distrito e as localidades de Caetano, Campestre, Doutor, Fulô, Pau Seco, Pindobal, Terra Dura e entorno.

9. O abastecimento será retomado, de forma gradativa, tão logo os serviços sejam concluídos. A Embasa recomenda o uso racional da água existente nos reservatórios até a completa normalização do abastecimento.
9. Um mutirão realizado no Departamento Estadual de Trânsito da Bahia (Detran) está ampliando o atendimento referente a perícias médicas para pessoas com deficiência que querem tirar ou renovar a habilitação. 

10. Na primeira edição, que acontece nesta segunda (23) e também na quarta-feira (25), os motoristas foram convocados a comparecer à sede do órgão em Salvador, após terem passado pela clínica médica credenciada. Estão previstos 130 atendimentos, nos dois dias.

11. Uma cartilha orienta os médicos peritos do Detran na avaliação dos casos. Porém, muitos condutores confundem os critérios. O médico perito do Detran, Paulo Borel, explicou as regras. “Aqui, têm direito as pessoas portadoras de deficiência física. São aquelas pessoas que vêm com paresia, paraparesia, deformidade adquirida ou congênita, perda de membros”. Ainda de acordo com Paulo, aquelas pessoas com lesões ditas degenerativas, que podem até levar a uma deficiência, mas não são, como a hérnia de disco, por exemplo, não têm direito.

12. Com a habilitação especial, os motoristas portadores de deficiência têm direito a adquirir um veículo automático com 30% de desconto no valor final. "Eu solicitei uma carteira (de habilitação) diferenciada para ter direito à aquisição de um carro automático com a isenção de impostos. Eu tive um acidente neurológico há três anos e, agora, na renovação (da carteira), foi que eu procurei esse direito”, explicou a analista de sistemas Maria Júlia Lapa, que, após o problema de saúde, passou a ter espasmos na perna esquerda e sente dores. 

13. “A dificuldade de dirigir um carro com câmbio manual é muito maior”, completou a condutora, antes de passar pela perícia.

14. O Consórcio BRT Salvador ainda não abriu novas vagas para as obras, ao contrário de boatos que insistentemente voltaram a circular nas redes sociais e via aplicativo de celular. Segundo esses boatos, haveria contratações primeiro dia de agosto, quando o Serviço Municipal de Intermediação de Mão de Obra (SIMM) estaria disponibilizando estas vagas, o que não é verdade. 

15. O anúncio de vagas será feito através SIMM, com a devida comunicação à imprensa e nos canais oficiais da Prefeitura. A Prefeitura orienta que, em caso de dúvidas, basta entrar em contato com o telefone 156 ou diretamente com o SIMM, no número 3203-2027. 

16. Segundo o jornalista Aloisio Araújo, o Pleno do Tribunal Regional Eleitoral da Bahia, decidiu cassar o mandato do prefeito de Conceição do Coité, Francisco Assis, por entender que ele é culpado pela prática de crime eleitoral por compra de votos nas eleições municipais de outubro de 2016. 

17. A decisão foi adotada pela maioria dos juízes do Pleno (5x2 votos) e ainda cabe recurso ao TRE. Por decisão da maioria, o prefeito deverá ser condenado a perda do mandato, tornar-se inelegivel e ainda estar passível ao pagamento de multa, porém, para evitar prejuizos à administração com a alternância de poder, Francisco de Assis permanece no cargo até o julgamento dos recursos no TRE.

18. O presidente estadual do MDB e pré-candidato ao governo da Bahia, João Santana, recebeu nesta segunda-feira, 23, na sede do partido, em Salvador, representantes da Associação de Policiais da Reserva, Reforma e Familiares (APRRF), para tratar de assuntos sobre a segurança pública no estado.

 19. Atento aos anseios da categoria, Santana expôs suas propostas e visões para melhorar a situação dos policias no estado em uma conversa bastante proveitosa com o presidente da Associação, Oscar Pires, e com os dirigentes, Lázaro Borges e Cláudio Ferreira, que também expuseram as principais preocupações do grupo. Também participaram do bate-papo o pré-candidato a deputado estadual, Coronel Guimarães, e seu assessor Daniel Souza Filho.

20. Uma análise do Sebrae com base nos dados do Cadastro Geral de Empregados e Desempregados (Caged), em maio de 2018, aponta que as micro e pequenas empresa de Teixeira de Freitas, Extremo Sul da Bahia, foram responsáveis pela geração de 3.093 novos postos de trabalho. No mesmo mês, foram criados mais de 20 mil novos postos de trabalho no Brasil. Segundo a pesquisa, o pequeno negócio é apontado como a maior segurança em momentos de crise e é também quem começa a contratar quando a situação financeira demonstra melhorias.

21. De acordo com o gerente regional do Sebrae em Teixeira de Freitas, Alex Brito, esses pequenos negócios são os grandes responsáveis não somente pela abertura de novos postos de emprego na região, mas também pela redução do desemprego em todo o país. “Eles são fundamentais para impulsionar a retomada da economia”, disse.

22. Ainda segundo Alex, as micro e pequenas empresas representam 98,5/% do total de empreendimentos no Brasil, respondem por 27% do PIB nacional e geram mais da metade dos empregos no país. “Ajudar o empreendedor a se formalizar, inovar, reduzir a burocracia, ampliação do acesso ao crédito e melhoria do ambiente legal fazem parte do compromisso do Sebrae com os pequenos negócios e esses resultados demonstram os resultados desse apoio”, destacou.