Colunistas / Miudinhas
Tasso Franco

SECRETÁRIOS DE EDUCAÇÃO do pais discutem a Base Nacional Curricular

Nesta terça-feira (26), o reitor do Centro Universitário Jorge Amado (Unijorge), Guilherme Marback Neto, será empossado como membro da Academia Baiana de Ciência da Administração (ACADM)
25/06/2018 às 14:48
  MIUDINHAS GLOBAIS:

   1. Secretários estaduais de Educação de todo o país participaram, em São Paulo, da II Reunião Ordinária do Conselho Nacional de Secretários Estaduais de Educação (Consed), onde foram debatidas estratégias para o setor, incluindo a implementação da Base Nacional Comum Curricular (BNCC). A BNCC deve determinar os conhecimentos e habilidades essenciais que todos os estudantes brasileiros das três etapas da Educação Básica (Educação Infantil, Ensino Fundamental e Médio), devem aprender. 

   2. Os currículos serão definidos considerando as especificidades de cada localidade e região do país. O secretário da Educação da Bahia, Walter Pinheiro, participou das atividades.
 
   3. Pinheiro destacou que a Bahia foi um dos primeiros estados a realizar um seminário estadual para debater a BNCC, ainda em 2016, e que diversas atividades foram realizadas para ouvir estudantes e educadores para a construção do Currículo Bahia. “Estamos levando coordenadores pedagógicos para todas as escolas, inclusive, a partir de concurso público, e estamos implementando um novo perfil de oferta, baseado no que colhemos em encontros que tivemos com todos os diretores de escolas. 

   4. Firmamos parcerias estratégicas, inclusive com o Google, para que a tecnologia seja uma ferramenta utilizada para fortalecer o eixo pedagógico e, neste sentido, fizemos formação com mais de 23 mil professores numa exitosa parceria com a Universidade Federal da Bahia, e estamos realizando duas jornadas pedagógicas por ano em cada escola da rede”, frisou Pinheiro. 
 
   5. O secretário também falou do esforço da Secretaria para criar um curso de Tecnólogo na Educação Profissional, a partir de parcerias com instituições de Ensino Superior, para que os Centros de Educação Profissional no Estado passem a ofertar também esta modalidade de nível superior. 

   6. “Temos dialogado com as instituições públicas de ensino superior aqui na Bahia para construir novos cursos de Tecnólogo, ampliando o itinerário da Educação Profissional e passando a ofertar o acesso ao Ensino Superior dentro dos nossos centros da Educação Profissional”, destacou. Pinheiro citou ainda a importância da valorização das culturas identitárias territoriais, das competências cognitivas e socioemocionais, além da contextualização da sala de aula com a Educação no século XXI, na construção do Currículo Bahia.

   7. O evento contou com a presença do ministro da Educação, Rossieli Soares, e da secretária de Educação Continuada, Alfabetização, Diversidade e Inclusão do Mec, Ivana de Siqueira. 
                                            *****
   8. Nesta terça-feira (26), o reitor do Centro Universitário Jorge Amado (Unijorge), Guilherme Marback Neto, será empossado como membro da Academia Baiana de Ciência da Administração (ACADM) em cerimônia que acontecerá às 19h, no Teatro Eva Herz (Livraria Cultura – Salvador Shopping).

   9. A ACADM foi criada com o apoio do Conselho Regional de Administração da Bahia (CRA-BA) e é formada por expoentes da administração baiana com o objetivo de valorizar e incentivar o desenvolvimento da área e estimular a realização de projetos e eventos. 

   10. Os contribuintes que possuem veículos com placas de final 6 têm até esta quarta-feira (27) para quitar o Imposto Sobre a Propriedade de Veículos Automotores (IPVA) com 5% de desconto, em cota única. O alerta é da Secretaria da Fazenda do Estado da Bahia (Sefaz-Ba), que dá ainda a opção de pagar o IPVA em três parcelas. Para aderir ao parcelamento, o pagamento da primeira cota deve ser feito na mesma data do vencimento do desconto de 5%, isto é, 27 de junho.

   11. Caso os proprietários prefiram quitar o tributo em cota única, sem desconto, o prazo é até 31 de agosto. Para efetuar o pagamento, o contribuinte deve dirigir-se a uma agência ou caixa eletrônico do Banco do Brasil, Bradesco ou Bancoob, com o número do Renavam em mãos.

   12. Neste mês de junho, os donos de veículos de placas de finais 3, 4 e 5 também devem estar atentos ao pagamento do IPVA. O dia 27 é a data limite para a quitação da segunda cota do imposto para carros de placa final 5. Já os proprietários de automóveis com placas de final 3 e 4 devem pagar a terceira cota ou a cota única do IPVA, sem desconto, até os dias 28 e 29 de junho, respectivamente. As datas de vencimento para as demais placas podem ser consultadas no calendário do IPVA 2018, disponível no site da Sefaz-Ba (www.sefaz.ba.gov.br), Canal Inspetoria Eletrônica, IPVA.

   13. Dando continuidade ao Programa Fazer Acontecer, que promove capacitações para gerentes e vendedores em diversas áreas do varejo, o Shopping Barra realizará no próximo dia 28 de junho, às 8h, a palestra Arroz, Feijão e Varejo, ministrada por Caio Camargo, consultor do Grupo GS&Friedman e referência no segmento. O encontro acontecerá no cinema UCI Orient e está aberto a inscrições pelos lojistas do shopping.

   14. Caio Camargo é um incansável apaixonado por tudo que possa estar ligado ao mundo do varejo e ao futuro do mesmo. Criou um dos principais sites sobre o varejo brasileiro, o Falando de Varejo, no ar desde de 2008. Com mais de 10 milhões de leitores e dezenas de milhares de seguidores nas principais redes sociais, é uma das principais referências do mercado quando se trata de vender mais e melhor. É autor do livro Arroz, Feijão & Varejo, um dos mais vendidos hoje no país sobre o tema Varejo.

  15. Discutir estratégias para fortalecer e ampliar a participação feminina no esporte na perspectiva do empoderamento e da inclusão social. É com essa proposta que atletas, dirigentes esportivos e lideranças da Bacia do Jacuípe e região vão se reunir no próximo dia 28 (quinta-feira), no Colégio Estadual Normal, em Pintadas.

   16. A atividade terá início com café da manhã, às 09h, mesa de abertura com a presença da deputada estadual Neusa Cadore e outras autoridades políticas, seguida de palestra de Rosana Vigas, ex-Árbitra da CBF (Confederação Brasileira de Futebol) e FBF (Federação Baiana de Futebol).

   17.  Primeira mulher a apitar jogo masculino profissional na Bahia, Rosana Vigas vai falar sobre sua experiência profissional e debater como as mulheres podem ‘virar o jogo’ e ocupar os espaços de poder e decisão. Atual treinadora de Futebol da Seleção Feminina de Lauro de Freitas, ela também já comandou as equipes femininas do Galícia, Bahia e Vitória.

   18. A Prefeitura de Salvador deu início às inscrições para o Processo Seletivo Simplificado para a contratação temporária, em Regime Especial Direito Administrativo (Reda), de médicos para atuação no Serviço de Atendimento à Urgência e Emergência Fixa (SAUEF). Ao todo, são 143 vagas em diversas áreas, sendo 67 para clínica médica adulto, 53 para clínica pediátrica, 16 para ortotraumologia e sete para saúde mental.

   19. As inscrições devem ser realizadas exclusivamente pela internet, através do www.processoseletivosimplificadosauefsms.salvador.ba.gov.br, até as 23h59 de 1º de julho (domingo). O procedimento só é validado após o pagamento do boleto no valor de R$ 50, no banco credenciado. O processo seletivo será constituído de uma única etapa, a prova de títulos, de caráter eliminatório e classificatório. O certame tem validade de dois anos, a partir da homologação, e pode ser prorrogado uma única vez por igual período.

   20. Das 143 vagas de médicos oferecidas pela Prefeitura, 5% estão reservadas para Pessoas com Deficiência (PCD) e 30% para candidatos negros, conforme previsto em Legislação Municipal. O médico contratado terá a jornada de trabalho em regime de plantão de 24 horas semanais e com remuneração de R$ 6.353,33, além do vale transporte e auxílio alimentação. O contrato tem duração de até dois anos e pode ser prorrogado por igual período.