Colunistas / Miudinhas
Tasso Franco

NÍVEIS confiança dos brasis nas instituições decaem, mostra DataFolha

A aprovação de Temer está na margem de erro de 3%. Como ele tem 3% de ótimo/bom significa dizer que para menos, na margem de erro, sua aprovação é zero.
10/06/2018 às 19:32
MIUDINHAS GLOBAIS:

   1. A PESQUISA DATAFOLHA deste domingo revela que o presidente Michel Temer tem 3% de aprovação de ótimo/bom; com regular de 14% e ruim/péssimo 82%. Isso significa dizer que na margem de erro 3% para mais ou pa menos, Temer se enquadra nesse item e pode, portanto, ter aprovação 0% de acordo com a margemra de erro. 

   2. Nunca houve no país um caso assim, ele que assumiu com o objetivo de dar uma arrumada no país com os inúmeros problemas deixados pelo governo Dilma, mas, não conseguiu. Só fez se atrapalhar mais ainda praticando a velha politica do toma lá; dá cá no Congresso e sendo investigado pela PF.

   3. A pá de cal na baixissima aprovação do Governo Temer foi a greve dos caminhoneiros. O governo demorou de atender as reivindicações dos caminhoneiros e quando o fez o país estava paralisado com bilhões em prejuizos para o governo e para empresas da iniciativa privada. E, por tabela, uma vez que sempre quem paga a conta é o consumidor, hoje, este comprando produtos do mercadinho de cada dia tudo mais caro. Daí que, tanto consumidores como empresários, reprovam o governo Temer.

   4. O DataFolha também mostra outros dados preocupantes para a sociedade brasileira, hoje, bastante descrente de tudo e de todos, o STF com um grau de confiança muito em 16%; confiança um pouco 43%; e não confiam 39%. Já as Forças Armadas que eram uma unanimidade, hoje, 37% confiam muito; 41% confiam um pouco; e 20% não confiam.

   5. Sobre a imprensa apenas 16% confiam muito; 44% confiam um pouco; e 37% não confiam. Sobre os politicos 68% não confiam; Congresso 67% não confiam; e presidência 64%. Ou seja: os politicos de uma forma geral e o Congresso tem mais rejeição maior em termos de confiança do que a presidência da República.

   6. No geral, o Brasil está ladeira abaixo. O nível de confiança das pessoas está muito baixo fruto extamente da atuação dessas instituições. O povo não é burro, o ditado clássico se expõe de forma bem clara. Quando vê que brasis normais vão para cadeia a toda hora e custam a sair; e ao mesmo tempo vê colorinhos brancos presos e logo soltos, os níveis de desconfiança só aumentam. 
                                                                   ******

   7.  A figura casamenteira que abre a trilogia da festa dos santos juninos é o tema da próxima edição do Patrimônio É..., roda de conversa sobre educação patrimonial promovida pela Prefeitura, por meio da Fundação Gregório de Mattos (FGM). “Santo Antônio: Fé e Devoção” acontece excepcionalmente na próxima terça-feira (12), em pleno Dia dos Namorados, a partir das 17h, no Espaço Cultural da Barroquinha.

    8. A atividade será aberta com a reza tradicional a Santo Antônio, puxada pela turma da Faculdade Livre da Maturidade São Bento e acompanhada pelo professor de música Mauríssio Santti e pela coordenadora da faculdade, Graça Senna. Em seguida, às 18h, é a vez do debate que terá as participações do maestro Keiler Rêgo, da museóloga Mirna Dantas e do professor da área de Artes, Luiz Mário, com mediação de Graça Senna. A atividade é gratuita e aberta ao público.

   9. Patrimônio É... é um projeto do Salvador Memória Viva – programa de atividades de proteção e estímulo à preservação dos bens materiais e imateriais do município, promovido pela FGM.  A iniciativa aborda a questão do patrimônio cultural em diálogo com a história, memória, arquitetura, espaço público, educação, gestão e economia da cultura.

   10. O secretário da Educação do Estado, Walter Pinheiro, inaugurou a quadra esportiva coberta do Colégio Estadual São Felipe, localizado no município de São Felipe (173 km de Salvador). O novo espaço, que recebeu um investimento de mais de R$ 530 mil, com financiamento de recursos estadual e federal - o que também inclui reforma na estrutura do colégio - servirá para a prática de esportes como futsal, vôlei, basquete e outras modalidades, além de espaço privilegiado para a realização de eventos culturais, sociais e esportivos do colégio e da comunidade local.

   11. A inauguração da quadra contou com a participação de autoridades locais, gestores escolares, professores e estudantes, tendo sido marcada por uma partida de futsal entre o time da unidade escolar e o time do Centro Educacional Irineu Barbosa (CIEB). 

   12. Para animar ainda mais o ato, os grupos de dança do colégio “Insane Boys” e “Love Dance”, fizeram performances musicais com coreografias “Free Step” (passos livres) e “Fit Dance”, respectivamente. Outro momento especial foi a apresentação da fanfarra do Grupo Escoteiro Grato Oases, do município vizinho, Conceição do Almeida.

   13. Ações de conscientização promovidas pelo Ministério Público do Trabalho (MPT) na Bahia e por órgãos parceiros, marcam o mês de junho, período em que é celebrado o Dia Mundial de Combate ao Trabalho Infantil. Elas acontecem em diversas cidades baianas, incluindo Salvador e outras dez cidades do interior do estado, e vão desde palestras e audiências públicas até caminhadas, panfletagens e eventos em escolas.

    14. A procuradora do trabalho e vice-coordenadora estadual de combate ao trabalho de crianças e jovens, Ana Carolina Ribemboim, explica que "vários estudos científicos têm comprovado que o trabalho infantil causa danos físicos e psicológicos às crianças e adolescentes que são expostos a essas situações, o que derruba o mito de que trabalhar desde cedo pode ser bom para a criança". 

   15. A procuradora ainda comenta que as ações promovidas pelo MPT visam "conscientizar a população sobre os malefícios do trabalho infantil para, assim, garantir a todas as crianças e adolescentes uma infância livre, feliz e dedicada apenas a brincar e estudar."

   16. Em Salvador e região metropolitana, a programação vai de 12 a 14 de junho. No dia 12, acontece na capital uma palestra sobre os malefícios do trabalho infantil em escolas da rede estadual de ensino. A programação segue com outras atividades no dia 13, mas tem seu ponto alto no dia 14, quando acontece uma audiência pública sobre o combate ao trabalho infantil na Câmara dos Vereadores da cidade de Simões Filho.

   17. A Rádio Câmara Salvador será inaugurada pelo presidente do Legislativo Municipal, vereador Leo Prates (DEM), nesta segunda-feira (11), às 10h, no Centro de Cultura da Casa. Em parceria com a Câmara dos Deputados, a Rádio Câmara Salvador começa a operar em formato digital, através do portal www.cms.ba.gov.br ou por aplicativo para IOS e Android já disponíveis gratuitamente nas lojas virtuais.

    18. A rádio é mais um instrumento de aproximação da Câmara com o cidadão soteropolitano. “A emissora vem para somar. Será um importante instrumento para fortalecer a transparência da nossa Casa e tornar nosso dia a dia cada vez mais acessível à população. Estamos muito satisfeitos por ampliar o exercício da democracia no Legislativo de Salvador”, avalia Prates.

    19. O presidente comemora o fortalecimento da comunicação institucional com a chegada da Rádio Câmara e reforça que as atividades da Casa já são acompanhadas pela população através da TV Câmara, transmitida no canal aberto 61.4, além de outras ferramentas como as redes sociais e o portal.

   20. Bahia e Vitória fazem campanhas decepcionantes no Brasileirão de futebol.