Colunistas / Miudinhas
Tasso Franco

BOLSONARO lidera pesquisa CNT/MDA com 18.3% seguido de Marina 11.2%


Quando se coloca o nome de Lula este lidera a pesquisa com 31%
14/05/2018 às 19:53

Jair Bolsonaro
Foto:
   MIUDINHAS GLOBAIS:

   1. Pesquisa divulgada pela CNT/MDA, nesta segunda-feira, aponta o deputado federal Jair Bolsonaro (PSL)  em primeiro lugar nas intenções de voto para presidente da República, com 18,3%, seguido pela ex-senadora Marina Silva (Rede), com 11,2%.

   2. Em terceiro lugar, aparece o ex-ministro Ciro Gomes (PDT), com 9%. Esse cenário é registrado sem a presença  do ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT), preso desde o último dia 7  na sede da Polícia Federal, em Curitiba. no Paraná.

   3. Diante  da prisão de Lula , o PT  vive um impasse, se vai manter a candidatura de Lula e quando essa decisão será divulgada. No cenário em que a candidatura de Lula é mantida, o ex-presidente aparece com 32,4%,seguido por Jair Bolsonaro (16,7%), Marina Silva (7,6%), Ciro Gomes (5,4%).

   4. O ex-governador de São Paulo Geraldo Alckmin (PSDB) fica com 4,%, seguido pelos senador Álvaro Dias (2,5%) e Fernando Collor( 0,9%). O presidente Michel Temer aparece 0,9%, seguido pelo líder do Movimento dos Trabalhadore sem Teto (MTST) Guilherme Boulos (0,5%), e pela deputada Manuela D´Ávila (0,5%).
                                                                          *****

   5. O juiz federal Sergio Moro condenou nesta segunda-feira (14) o ex-tesoureiro do PT, Paulo Ferreira, o operador Adir Assad, os executivos da OAS Agenor Medeiros e Leo Pinheiro, o ex-diretor da Petrobras Renato Duque e outras oito pessoas em mais um processo da Lava Jato. A ação penal tratava de irregularidades no Centro de Pesquisas e Desenvolvimento Leopoldo Américo Miguez de Mello (Cenpes) da Petrobras, no Rio de Janeiro.

   6. A pena mais alta estabelecida por Moro foi para os executivos da Construbase, Genésio Schiavinato Júnior – 12 anos e oito meses em regime fechado –, e da Construcap, Roberto Capobianco – 12 anos em regime fechado. Paulo Ferreira, ex-tesoureiro do PT, foi condenado a 9 anos e dez meses de prisão em regime fechado.

   7. Também foram condenados os executivos da OAS, Leo Pinheiro e Agenor Medeiros, a 2 anos e seis meses em regime aberto cada um. Adir Assad foi condenado a 5 anos e 10 meses em regime semi-aberto e Renato Duque, a 2 anos e oito meses, também em regime semiaberto.

   8. Outros seis réus também foram condenados, mas como firmaram acordos de colaboração premiada vão cumprir as penas negociadas com o Ministério Público Federal. São eles os executivos da Schahin, Edison Coutinho e José Schwartz, o executivo da Carioca Engenharia, Ricardo Backheuser e os operadores Rodrigo Morales, Roberto Trombeta e Alexandre Romano. O executivo Erasto Messias da Silva Júnior, da Construcap, foi absolvido por falta de provas.

   9. Segundo a denúncia do Ministério Público, o consórcio Novo Cenpes teria vencido a licitação depois de pagar propina a executivos da Petrobras. O consórcio era formado pelas empresas OAS, Carioca Engenharia, Construbase, Conbstrucap, CCPS e Schahin. As obras custaram R$ 1 bilhão e o MPF aponta um desvio de 39 milhões para pagamento de propina. Os condenados nesta segunda-feira por Moro foram alvos da Operação Abismo, 31.ª fase da Lava Jato, em julho de 2016.
                                            *****
   10. Além da ligação entre a Estação da Lapa e a região da rodoviária, passando pelas avenidas Vasco da Gama, Juracy Magalhães e ACM, a Prefeitura pretende implantar, até 2025, outras seis linhas de BRT (sigla em inglês para "ônibus rápido"). 

   11. O novo modal vai chegar a regiões como o Subúrbio Ferroviário, Águas Claras, Orla e Centro da cidade, o que está previsto no Plano de Mobilidade de Salvador. 

   12. Com objetivo de mobilizar e conscientizar a população, a Prefeitura de Ilhéus, por meio da Secretaria de Desenvolvimento Social (SDS), realiza a Semana de Combate ao Abuso e Exploração Sexual contra Crianças e Adolescentes.

   13. As ações foram iniciadas na última sexta – feira, 11 de maio, e se estendem durante toda a semana até o dia 18, Data Nacional de Combate ao Abuso e Exploração Sexual. Nesse dia, será promovido o I Fórum de Combate ao Abuso e à Exploração Sexual, no Centro de Convenções Luiz Eduardo Magalhães.

   14. Na última sexta-feira, as ações foram realizadas no Centro Integrado de Inclusão Social (CENIS), em parceria com o Centro de Referência da Assistência Social (Cras Norte), no bairro Iguape, com a palestra do juiz aposentado Marcos Bandeira, rodas de bate papo com a comunidade e uma caminhada com panfletagem que percorreu as principais ruas do bairro. Nos dias 12 e 13, foi realizada uma panfletagem em frente à Faculdade de Ilhéus, na zona sul da cidade.

   15. Com inscrições encerradas na última sexta-feira (11), o IngreSSAr recebeu 491 pedidos, sendo 348 realizados online e 143 presenciais. Promovido pela primeira vez pela Prefeitura, por meio da Secretaria Municipal de Políticas para Mulheres, Infância e Juventude (SPMJ), o curso preparatório gratuito para o Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) terão aulas iniciadas no segundo semestre deste ano, que posseguirão até a realização das provas, em novembro.

    16. A ação visa ampliar o acesso de jovens de 15 a 19 anos da capital baiana em ações afirmativas que assegurem seus direitos de cidadania e fortaleçam sua capacidade de inclusão, garantindo-lhes mais oportunidades no acesso à educação superior.

   17. A relação dos selecionados será divulgada no Diário Oficial do Município (DOM) e nos meios de comunicação de grande circulação, informando sobre o procedimento para a efetivação da matrícula. Os cursos acontecerão nas instituições credenciadas pela Prefeitura.

   18. A Associação Atlética Banco do Brasil (AABB), entidade parceira do Clube de Desconto do Servidor, tem o mês de maio marcado pela música popular nordestina e manifestações culturais. O melhor de tudo é que o servidor terá condições especiais para participar dos eventos.

   19. Nos dias 19 e 20 de maio, vai acontecer a 2ª Feira Mãe & Mulher, das 10h às 16h, na sede do clube, situado na rua Deputado Paulo Jackson, 869, no bairro de Piatã. O evento terá música ao vivo, e exposição gastronômica com licor, produtos da fazenda, entre outras iguarias. A entrada é gratuita para servidores mediante apresentação do crachá funcional ou identificação funcional.

   20. No dia 26 de maio, é a hora do verdadeiro “arrasta pé” no tradicional Forró da AABB. Flor Serenna e Marquinhos Café são as atrações musicais da festa. O início está previsto para 21h, na sede da associação. O servidor pagará o mesmo preço dos associados sobre o valor de uma mesa para quatro pessoas, que custa R$ 120.

   21. O Presidente estadual do MDB, João Santana, dá posse nesta terça-feira, 15, ao novo presidente municipal do MDB de Salvador, o ex-deputado federal, Gerson Gabrielli. A cerimônia acontece na sede do partido, em Salvador, a partir das 10h, e contará com a participação de diversos correligionários.

   22. Com larga experiência na vida pública, Gabrielli, ex-deputado federal por dois mandatos, também já foi presidente da Câmara dos Dirigentes Lojistas de Salvador e da Confederação Nacional dos Dirigentes Lojistas.

   23. Empenhado em incentivar a prática do voluntariado e da solidariedade, o Instituto CCR promove até o dia 30 de junho mais uma edição da Campanha do Agasalho nos estados onde atua. A iniciativa tem como objetivo arrecadar donativos para doação às instituições assistenciais das regiões onde o Grupo CCR atua, por meio de suas unidades. 

   24. Adaptada na Bahia para Campanha Doe Sua Roupa com arrecadação de peças com outro perfil devido ao clima local, usuários e colaboradores podem praticar a solidariedade em um dos 27 postos de coletas distribuídos em todas as estações de metrô e terminais de ônibus do Sistema Metroviário de Salvador e Lauro de Freitas, além do pátio de operações da CCR Metrô Bahia. 

   25. “A cada edição da campanha ficamos mais satisfeitos com a adesão dos colaboradores e dos usuários.  Acreditamos que bons exemplos engajam e ajudam a mostrar que podemos construir uma sociedade melhor e mais solidária”, comenta Francisco Bulhões, diretor de Comunicação e Sustentabilidade do Grupo CCR e presidente do Instituto CCR. Em 2017, 34 mil peças foram arrecadadas na capital baiana.