Colunistas / Miudinhas
Tasso Franco

DUPLICAÇÃO BR-116 NORTE avança em Serrinha e governo Temer não divulga

A Embasa informa que está trabalhando para identificar as causas da intermitência do abastecimento na região da BR 324
13/05/2018 às 18:58
   MIUDINHAS GLOBAIS:

   1. Uma grande obra está sendo feita na Bahia pelo governo do presidente Michel Temer (MDB), mas é desconhecida do grande público simplesmente porque não tem divulgação. Trata-se da duplicação da BR-116 Norte entre Feira de Santana e Serrinha, 67 km, com previsãlo de ser concluida em 2022 se não houver interrrupção devido a mudança do governo em janeiro de 2019. 

   2. A obra tem um imenso canteiro de obras em Serrinha empregando centenas de trabalhadores e promovendo a infra-estrutura inicial com manilhões e trabalho de drenagem. No trecho entre Serrinha e a entrada do Lamarão os trabalhos estão bem adiantados.

   3. Essa duplicação vinha sendo prometida desde o final do segundo governo do ex-presidente Lula diante do intenso movimento de veiculos nessa região e prevê-se que a duplicação poderá chegar até a cidade de Teofilândia depois de Serrimha 12 km e onde se situa a mina de ouro da Yamana. 

   4. A obra sairia de Feira de Santana no sentido a Serrinha, mas começou no sentido oposto, de Serrinha a Feira de Santana, uma vez que todas as exigências para início das obras no trecho já haviam sido atendidas. Nesta obra, serão investidos mais de 300 milhões de reais, o que possibilitará a geração de emprego e arrecadação para os municípios. Trará, também, melhorias físicas e operacionais à rodovia e a todos os municípios da região do sisal.
                                                                           *****
   5. A Embasa informa que está  trabalhando para identificar as causas da intermitência do abastecimento na região da BR 324. As equipes já substituíram equipamentos de bombeamento e trechos de rede, estão monitorando e fazendo regulação de pressões nas tubulações, para restabelecer o abastecimento na região o mais rápido possível. BAIRROS AFETADOS: Subaé, parte do 35 BI, Aviário, Limoeiro e Tanquinho de Humildes

   6. Discutir adequações nas grades curriculares dos cursos de publicidade e propaganda com base nas necessidades e carências do mercado de trabalho. Esse é o objetivo do encontro com as faculdades que será realizado nesta segunda-feira (dia 14/05), às 17h, na sede da agência Morya, na Bahia Marina, em Salvador. 

   7. O evento é promovido pelo Sindicato das Agências de Propaganda do Estado da Bahia (Sinapro-Bahia), que irá propor, ainda, a realização de projetos interdisciplinares, além de tentar aproximar cada vez mais a entidade da academia.

   8. Já confirmaram presença no encontro os coordenadores dos cursos de Publicidade e Propaganda das faculdades: Estacio FIB, Dois de Julho, FTC Comércio, FTC Paralela, Universidade Federal do Recôncavo Baiano (UFRB), Ruy Barbosa – Campus Paralela, Ruy Barbosa – Campus Rio Vermelho, Unijorge e FTC – Vitória da Conquista. “Sempre buscamos essa aproximação com as faculdades e universidades a fim de melhor prepararmos os estudantes, os futuros profissionais do mercado publicitário”, ressalta Gustavo Queiroz, presidente do Sinapro-Bahia.

   9. O deputado federal Valmir Assunção (PT-BA) e o prefeito de Senhor do Bonfim, no centro-norte da Bahia, Carlos Brasileiro (PT), anunciam obras e serviços como parte da programação do lançamento do plano ‘Bonfim em Desenvolvimento’ durante agenda neste sábado (12), às 19h, no Ginásio Diocesano da Gamboa. 

   10. Mas as atividades de Assunção já começaram nesta sexta (11) com a visita ao local onde será instalado o Mercado Municipal, cuja obra já está em andamento com recursos de emenda parlamentar no valor de R$ 3 milhões. O deputado petista também se reúne com lideranças do setor de esportes, percorre trecho da BR-324, que ganhou nova iluminação, descreve os R$ 11 milhões em investimentos e diz que o prefeito segue desenvolvendo o município. 

   11. “Carlinhos Brasileiro recolocou Senhor do Bonfim no trilho do desenvolvimento, serão anunciadas mais de 30 obras neste final de semana, fruto de parcerias com o governo do estado e nosso mandato”, aponta Valmir.

    12. No sábado (12), Assunção esteve com o deputado estadual Bobô (PCdoB) em visita ao distrito de Quicé para assinatura de convênio de reforma e adequação do laticínio e instalação de adutora. Durante a tarde visitam a policlínica na sede do município e depois vão para o distrito de Igara para conhecer as obras de reforma do estádio e da quadra poliesportiva. 

   13. Por fim, os deputados e comitivas realizam uma plenária na sede de Senhor do Bonfim para apresentação das obras entregues e em andamento por toda a região. Estarão com os deputados a secretária de Promoção da Igualdade Racial (Sepromi) Fabya Reis, a coordenadora de Desenvolvimento Agrário (CDA), Renata Rossi, além da secretária estadual de Mulheres do PT, Brena Pinto, e o secretário nacional de Movimentos Populares do PT, Ivan Alex.

    14. Trinta e cinco árvores de espécies nativas da Mata Atlântica foram plantadas na Praça Vale dos Rio, no Stiep. A ação é fruto da parceria entre a Prefeitura - através da Secretaria da Cidade Sustentável e Inovação (Secis) -, a Associação Baiana de Empresas de Base Florestal (ABAF) e a Caetá Ambiental.

   15. O plantio é uma iniciativa de compensação ambiental para as emissões de carbono geradas durante o evento ACV de A a Z, realizado entre os dias 8 e 10, na sede da Fieb - Federação das Indústrias do Estado da Bahia.

   16. “A iniciativa de promover a compensação ambiental é oportuna e contribui para o controle do microclima e qualidade de vida dos cidadãos. Além disso, as chuvas constantes dessa época do ano na cidade são ideais para a realização de plantios urbanos porque ajudam na rega das novas árvores e a manter o solo sempre úmido”, explica André Fraga, titular da Secretaria da Cidade Sustentável e Inovação.

   17. Oferecer ferramentas para uma reflexão sobre o cenário da comunicação na contemporaneidade, suas interseções na política e seu papel nas sociedades democráticas é o objetivo central do Seminário “Comunicação e Democracia” que acontece entre os dias 15 e 18 de maio na Universidade Federal da Bahia. 

   18. O evento, uma iniciativa de organizações políticas e sociais, abordará questões relacionadas aos desafios da comunicação pública, a sociabilidade em ambientes digitais e disputa da hegemonia, entre outras, considerando o contexto da ruptura democrática que o Brasil volta a experimentar após o golpe de 2016.

   19. O Seminário será composto por quatro mesas temáticas: “A comunicação pública e a interrupção democrática do país”, no dia 15 de maio; “Arquitetura da rede, monitoramento de dados e a governança na internet”, no dia 16; “A sociabilidade digital e as novas possibilidades de disputa contra hegemônica na comunicação”, dia 17 e, no dia 18, o encerramento com “Os marcos da democratização das comunicações no Brasil”. As mesas acontecem sempre às 19h, no Auditório B do Pavilhão de Aulas Reitor Felipe Serpa (PAF I) no campus de Ondina. 

   20. O presidente da Comissão de Direitos Humanos e Segurança Pública da Assembleia Legislativa da Bahia, deputado Marcelino Galo (PT), destacou, em Jacobina, durante a entrega de uma unidade da Ronda Maria da Penha, que está garantida proteção às mulheres do município que forem vítimas de violência. 

   21. De acordo com o parlamentar, a Ronda funcionará com 11 policiais militares no município, capacitados para atuar no atendimento às vítimas, seguindo o padrão adotado em outras dez cidades contempladas com a instalação da Operação.

   22. Praia do Forte, no Litoral Norte da Bahia, foi o destino escolhido no Nordeste, para sediar, pela primeira vez, uma etapa do maior festival de esportes off-road do mundo, o XTERRA, que é apresentado pelo SESI e será realizado nos dias 09 e 10 de junho. 

   23. A iniciativa em terras baianas leva a assinatura da DIVA Entretenimento – produtora com 20 anos de experiência, nos mais variados segmentos, que agora inova, e debuta no segmento esportivo, já trazendo esse grande festival. “Será um evento para se desafiar e cuidar da saúde, cercado de uma natureza deslumbrante, no maior evento do planeta, no gênero. 

   24. O XTERRA não para de se reinventar e tem no seu DNA a inovação e criatividade, trazendo sempre novidades. Tenho certeza que o público baiano vai abraçar o festival e colocar a Bahia no calendário!”, afirma Guiga Sampaio, diretor da Diva Entretenimento. As inscrições para participar do evento já estão abertas, através do site http://xterrabrasil.com.br/tour-2018/xterra-camp-praia-do-forte, e o segundo lote vai até o dia 15 de maio.

   25. Capacitar servidores públicos estaduais nas melhores práticas em Segurança da Informação (SI). Esse é o objetivo principal do curso de Introdução à Segurança da Informação. As inscrições para a terceira turma de 2018 começam nesta segunda-feira (14), e devem ser feitas através do Portal do Servidor até quarta-feira (16). A capacitação será na modalidade Educação a Distância (EAD) e vai durar de 21 de maio a 10 de junho de 2018. 

   26. A   turma será formada por até 60 servidores. O curso irá abordar riscos e medidas indispensáveis para o uso seguro das informações.

   27. O curso vai ampliar o nível de conscientização do servidor público sobre a SI e foca em assuntos que  buscam desenvolver um comportamento seguro diante do uso das novas tecnologias e serviços da Internet proporcionados pelo mundo globalizado. Apesar das vantagens em termos de conectividade e celeridade no acesso às informações, isso trouxe um aumento significativo dos riscos e ameaças que podem violar a privacidade dos dados pessoais e das informações corporativas.

   28. Já entrando na sua terceira edição, o Projeto Santa Casa Nos Bairros chega a comunidade do São Pedro. Os moradores serão beneficiados com atendimento médico gratuito, uma feira de saúde e espaço kids. A ação acontecerá no próximo sábado, 12 de maio, das 8 as 12 horas na escola Padre Carlos Salério. 

   29. Ao todo, seis médicos e dezenas de profissionais de Saúde atenderão voluntariamente a comunidade. Nesta Edição com o acréscimo de mais uma especialidade médica, a geriatria, a perspectiva é de que sejam realizados 180 atendimentos médicos. Além da atenção especial aos idosos,  o Santa Casa Nos Bairros mantém os atendimentos em cardiologia, clínico geral, pediatria, gastroclínico, ginecologia, além de uma feira de saúde que é aberta ao público.