Colunistas / Miudinhas
Tasso Franco

A CORRIDA PRESIDENCIAL e os planos B, L e D no PT e na oposição (TF)

Por enquanto, só Jair Bolsonaro está sem problemas, mas, também sem apoios partidários, confiante apenas no eleitorado no modelo Collor da época dos "marajás"
12/04/2018 às 11:08
 MIUDINHAS GLOBAIS:

   1. As decisões tomadas pelo pleno do STF sobre Paulo Maluf e Antônio Palocci, este último com HC rejeitado por 7x4 votos, revelam que as possíveis ações para a soltura do ex-presidente Lula da Silva, preso na Superintendência da PF em Curitiba, não serão salvo conduto. Sinalizações são de dificuldades para o político petista.

   2. Hoje, familiares de Lula o visitaram na cadeia e os dois possíveis planosd B como candidatos a presidência da República, Fernando Haddad e Jaques Wagner, seguem dizendo que só existe o plano L, de Lula. 

  3. A estratégia do PT, salvo melhor juizo, segue a mesma antes de Lula ser preso, de mantê-lo como candidato a presidência da República provavelmente com Haddad na vice, uma vez que Jaques Wagner tem praticamente assegurada a sua eleição a senador pela Bahia. E, no momento certo, lá por agosto, quando TSE decidirá se Lula pode ou não ser candidato, então Haddad assume a cabeça da chapa caso Lula não possa disputar a presidência.

  4. Parece-nos uma possibilidade remota que o PT apoie antecipadamente a candidatura de Ciro Gomes (PDT) e o próprio Ciro já disse que tem consciência disso uma vez que o PT é igual a mandacaru, não dá encosto. O cenário, entre os petistas e seus aliados, se configura dessa maneira: PT para o PT. 

  5. O PT apoiar o candidato do PSOL? Só acreditando para ver. Apoiar Joaquim Barbosa (PSB), o qual não tem consenso nem os solcialistas. Aldo Rabelo já disse que se Barbosa for o candidato, ele entra por uma porta e ele sai pela outra.

  6. Nas hostes adversárias ao petismo fala-se que, se a candidatura Geraldo Alckmin (PSDB) der água diante dessas investigações em torno do seu nome, João Doria poderá ser o plano B. Doria é ousado, destemido. E não se duvide que isso possa acontecer. Marina Silva, até agora, nada disse de interessante. Pelo contrário defende manter a faliada Eletrobras como estatal.

  7. Por enquanto, só quem está 'navegando' sem problemas é Jair Bolsonaro sem apoios de partidos e confiante somente no eleitorado. Diante de tanto bate-cabeça vai que emplaca ou incendeia o segundo turno. Henrique Meireles, MDB, ainda é uma inocógnita.
                                                               *****
  8. A médica endocrinologista Dra. Reine Chaves será agraciada pela Assembleia Legislativa com a Comenda 2 de Julho. O projeto que concede a mais alta honraria do Poder Legislativo foi apresentado pela deputada Fabíola Mansur (PSB). A homenagem acontecerá em Sessão Especial, no plenário da Casa, na quinta-feira, 19 de abril, às 9h30.

   9. Fabíola Mansur justifica sua proposição ressaltando que a nobre doutora Reine Chaves é um dos maiores exemplos de amor à Medicina e ao Estado da Bahia, pela sua grande trajetória de vida dedicada à Saúde Pública do Estado.

   10. Na manhã do dia 11, quarta-feira, lideranças do Quilombo de Quingoma, em Lauro de Freitas, foram vítimas de atos de violência de grileiros da região. A liderança Ana Lúcia Silva teve a cerca da entrada de sua terra derrubada, com arames farpados cortados, durante a madrugada. 

   11. Dias antes, no domingo, dia 08, homens adentraram pela madrugada a sua terra e tentaram forçar a porta de entrada da casa, sem obter sucesso. O vereador Hilton Coelho acompanha desde 2013 o processo de regularização e auxilia no combate à violência.

   12. “Tais violências são de mais um capítulo na história constante assédio e violência contra o Quilombo de Quingoma, em sua luta pela demarcação de seu território. Áreas da associação já foram incendiadas, animais foram mortos ou envenenados, o que tem impedido os quilombolas de criar estes animais e garantir, assim, o seu sustento. A própria Ana Lúcia já teve sua residência invadida por homens armados em 2013, que lhe ameaçaram de morte, caso continuasse com a luta no Quilombo”, denuncia o vereador Hilton Coelho (PSOL).

   13. A oposição está tão deprimida com a desistência de ACM Neto como candidato a governador que nem notinha deu sobre a sessão especial para Lula na Casa Legislativa da Bahia. 

  14. Marisqueiras, pescadores e técnicos se reuniram no Terminal Pesqueira da Ribeira, em Salvador, para participar de uma oficina prática de capacitação. Durante a ação, que aconteceu na tarde desta quinta-feira (12), a categoria aprendeu mais sobre como construir projetos para programas voltados para a alimentação.

   15. Ao orientar, por quatro horas, esses profissionais sobre o escopo e a legislação dos programas de Aquisição de Alimentos (PAA) e Nacional de Alimentação Escolar (Pnae), a Secretaria de Desenvolvimento Rural (SDR), em parceria com a Bahia Pesca e outros quatro órgãos, visou dar mais subsídios aos pescadores e marisqueiras, inclusive para facilitar a inclusão do pescado no mercado formal.

   16. De acordo com a coordenadora de Promoção Social da Bahia Pesca, Eliana Carla Ramos, “atualmente, na pesca artesanal, pescadores e marisqueiras trabalham voltados somente para o mercado informal. A oficina vai diretamente lidar com a comercialização dos pescados, pois os editais são um meio para, justamente, ampliar o escoamento da produção”.

   17. Orientar e capacitar pastores e líderes de igrejas quanto às imunidades tributárias e regularização documental dos templos religiosos é o objetivo do Dia da Regularização, evento que será realizado neste sábado (14), às 8:30 hs, no auditório do Seminário Teológico Logos, localizado na Ladeira da Independência, número 1, Nazaré, em Salvador. 

   18. Organizado em parceria com a Igreja Batista Missionária da Independência, o evento conta com o apoio do deputado estadual Heber Santana (PSC), e participação da advogada e vereadora Lorena Brandão.

  19. “Os templos religiosos de qualquer culto são protegidos pela legislação brasileira, têm direitos e também deveres. Mas precisam estar legalizados e aptos para exercê-los”, diz Heber Santana, destacando a importância do evento. O treinamento visa orientar os líderes de igrejas quanto à regularização da documentação, elaboração de estatuto, procedimentos para obtenção de isenção de impostos municipais e estaduais, solicitação de alvarás para construção e licenciamento para eventos.

   20. A fim de garantir o acesso aos dados sobre a violência no Estado, o deputado estadual David Rios apresentou Projeto de Lei para obrigar o Governo do Estado a publicar, no Portal da Transparência, as informações relacionadas à segurança pública na Bahia. Pela proposta, as informações terão que ser fornecidas por região, município, unidade policial, número de vítimas e tipo de crime (ocorrências).

   21. Elas abrangem homicídios (dolosos e culposos); latrocínios (roubo seguido de assassinato), feminicídios; lesões corporais seguidas de morte; mortes a esclarecer ou sob suspeitas; homicídios culposos de trânsito e mortes acidentais no trânsito; furto e roubo de veículos; furtos e roubos comuns; assassinatos de policiais civis e militares, em serviço ou não; estupro e tentativa de estupro; tráfico, posse e uso de drogas (por quantidade e droga apreendida); apreensão de arma de fogo; prisões de adultos e apreensões de adolescentes e reincidência no sistema prisional.