Colunistas / Miudinhas
Tasso Franco

SINFONIA DAS ÁGUAS DO OLODUM foi melhor do CARNAVAL até agora (TF)

Em Salvador, os hospitais gerais do Estado (HGE), Roberto Santos (HGRS), Ernesto Simões Filho (HGESF) e o Hospital do Subúrbio (HS) costumam receber os casos de maior gravidade.
10/02/2018 às 19:12
 MIUDINHAS GLOBAIS:

   1. O CARNAVAL de Salvador chega ao domingo gordo da folia sem novidades. A mediocridade musical de 2018 atingiu a tal ponto que ninguém consegue se destacar. Nem o "Banzeiro" de dona Onete, interpetada por Daniela Mercury se salva. A cantora até se sai bem, mas, o povo não a segue. Não canta. Nas músicas sobre bumbuns, talvez o Psi se salve. 

   2. O hit nacional "Que Tiro foi Esse", da Jojo Todynho, não emplacou como se esperava. Anitta passou batida. Carlinhos Brown não compôs nada e tá mais fora do Momo de Salvador, do que dentro. E Caetano Veloso é espectador. Assim como Gil. Bell Marques que era um craque. Ainda atrai uma multidão, mas, nada de música boa. E seus meninos, com Sarrando, foram sarrar no Piaui e em Recife.

   3. Destaque para o desfile do Olodum. O melhor até agora. Uma sinfonia no Pelourinho. Pena que as músicas dos afros só quem cantam são suas tribos. São músicas muitos longas e que não emplacam. Além disso, a midia televisiva dá pouca atenção a elas. Destaca as trieletrizadas. O Ilê, que desfila hoje, só passa no Campo Grande, de madrugada. Pouca gente vê.
   
  4. Na política, o governador segue de um lado e o prefeito do outro. Cada qual na sua. O único furdunço até agora foi com a TVE e a proibição de instalar uma grua no circuito Barra. Governador e Prefeito usam bastante as redes sociais. Com aqui no Bahia Já não colocaram um mísero banner, a gente dá pouca cobertura a eles. Se acham. Paciência. Vamos seguindo roendo nosso osso e comendo rapadura com farirnha.
   
   5. Por meio de nota, o deputado federal Jorge Solla (PT-BA) afirma que ingressará com um pedido de abertura de inquérito no Ministério Público para que o prefeito ACM Neto (DEM) seja investigado por crime de prevaricação e improbidade administrativa. A denúncia se baseia na “aparente falta de respaldo técnico para a decisão de desmontar estruturas provisórias da TVE anteriormente aprovadas pela prefeitura no circuito Dodô (Barra)”. 

   6. Trata-se de uma grua instalada numa rua transversal da Avenida Oceânica – equipamento similar está sendo utilizado sem restrições pela TV Bahia, empresa da família de ACM.

   7. “Está claro que a qualidade e audiência da transmissão da TVE no carnaval tem ameaçado o império da TV Bahia, os patrocinadores cobram. Consultei todos os técnicos da TVE, que garantem que obtiveram todas as licenças cobradas pela prefeitura. Se há mesmo perseguição empresarial cometida pelo prefeito, usando o poder público para atender negócios pessoais, privados, isso é crime, está tipificado como prevaricação e improbidade. Se não tiver razão técnica, ACM Neto pagará por perseguir a TVE”, disse o parlamentar petista.
   
   8. O presidente da Comissão de Cultura da Câmara Municipal de Salvador, vereador Sílvio Humberto (PSB), disse que o carnaval é momento de festejar, mas sem perder de vista as contradições da festa. Segundo ele, o seu mandato estará todos os dias na rua, observando os pontos de melhoria da folia. “O que a nossa equipe coletar de informações, vai servir de conteúdo para as nossas proposições sobre a festa, ao longo do ano”, pontuou Sílvio.

   10. O parlamentar informou ainda, que o seu mandato também tem um tema para a festa: ‘Salvador, meu Carnaval é o da Revolta dos Búzios’. Segundo ele, a fusão dos dois temas (da Prefeitura e do Estado) representa o modo como cada um dos entes públicos trata o evento.

   11.  “A despeito do prefeito ter anunciado que o tema do carnaval deste ano representa que a festa é de todos. O que vemos, na prática, é uma construção feita para alguns poucos, que vão poder usufruir do melhor da folia”, assinala Sílvio. Conforme o legislador, a maior parte da população pobre e negra da cidade vai trabalhar durante o carnaval. “Em geral, como ambulantes, cordeiros e seguranças”, destacou.
   
   12. Desde a abertura oficial da folia, a Guarda Civil Municipal (GCM) já contabiliza a identificação de 2.371 crianças com pulseiras contendo dados como o nome dos pais ou responsáveis e telefone para contato. Na ocasião das ações preventivas, o órgão registrou dez encaminhamentos de crianças em situação de vulnerabilidade para o Conselho Tutelar.

   13. "A Guarda Civil Municipal tem atuado para garantir mais segurança às nossas crianças, através da orientação dos responsáveis e do trabalho de identificação desse público. Além disso, intensificamos nossas ações de fiscalização e combate à exploração sexual e do trabalho infantil, realizando os devidos encaminhamentos e orientações nos três principais circuitos da folia", pontuou o diretor de Segurança Urbana e Prevenção à Violência, Maurício Lima.

   14. Por ter uma aglomeração de pessoas muito grande, é fundamental que os pais ou responsáveis mantenham a atenção redobrada com os pequenos. Além da identificação, os pais devem orientar as crianças a procurarem um guarda civil ou um policial, caso percebam que estão perdidos.
   
   15. Os secretários municipais de Saúde, José Antônio Rodrigues Alves, e da Ordem Pública, Marcus Vinicius Passos, além do superintendente da Transalvador, Fabrizzio Muller, fazem balanço de mais um dia de Carnaval em coletiva neste domingo (11), a partir das 10h, na Sala Oficial de Imprensa Cláudio Nogueira, montada na Praça Dois de Julho, no Campo Grande. 

   16. Eles vão apresentar os números mais recentes da folia em suas respectivas áreas, a exemplo do resultado dos primeiros testes do Fique Sabendo, as operações da Lei Seca e as ações de ordenamento e fiscalização. 
  
    17. Ao todo, são 2.039 plantões extras, nos cinco dias de folia. De acordo com o subsecretário da Sesab, Adil Duarte, “na área da Saúde, as ações são divididas em dois grupos - de prevenção e de assistência”. O gestor explica que “a adição de postos de trabalho está incluída nesse segundo segmento e que há uma atuação por parte da Corregedoria da Sesab, que verifica o funcionamento das unidades públicas do Estado, avaliando, inclusive, o recurso humano”. 

   18. Em Salvador, os hospitais gerais do Estado (HGE), Roberto Santos (HGRS), Ernesto Simões Filho (HGESF) e o Hospital do Subúrbio (HS) costumam receber os casos de maior gravidade. Apenas no HGE, equipamento de saúde de trauma mais solicitado da Bahia, serão 273 plantões complementares. O diretor da unidade hospitalar, André Luciano, salienta que “os plantões são à parte da equipe que normalmente atua no local”. 

  19. O HGE é o único hospital do Brasil a contar com um Centro de Atendimento de Múltiplas Vítimas. Em 10 minutos, o estacionamento coberto se transforma em uma ampla emergência, capaz de atender um número grande de pacientes, fornecendo equipamentos de ponta, a exemplo de pontos de oxigênio e respiradores. “Nessa área, recebemos os pacientes do mesmo modo que receberíamos em uma sala de emergência, posteriormente fazendo o atendimento ou a triagem para outras unidades”, destaca o diretor. 
  
   20. Nos dois primeiros dias oficiais do Carnaval de Salvador 2018, a Prefeitura já acolheu 292 crianças e adolescentes nos quatro espaços de convivência, administrados por meio da Secretaria Municipal de Políticas para as Mulheres, Infância e Juventude (SPMJ). O número já se aproxima ao total de acolhimentos registrados em 2017, quando foram atendidos 340 filhos de ambulantes que trabalham na folia.

   21. "São muitas famílias utilizando o serviço, principalmente trazendo crianças de colo. Temos 400 vagas e já ultrapassamos a metade deste número em acolhimentos. O serviço está sendo prestado com excelência e com o cuidado necessário para entreter essas crianças, de modo que não sintam muita falta dos pais durante o período em que estiverem conosco", detalha a titular da SPMJ, Taíssa Gama.

   22. Os quatro centros de convivência estão localizados em unidades de ensino da capital baiana. A Escola Estadual Teixeira de Freitas, em Nazaré, tem capacidade para atender jovens de 7 a 17 anos. A Escola Senhor do Bonfim, nos Barris, atende menores com idades entre 0 e 6 anos. Na Escola Municipal Casa da Amizade, em Ondina, crianças entre 0 e 6 anos são acolhidas. A Escola Municipal Oswaldo Cruz, no Rio Vermelho, é direcionada aos que têm entre 7 a 17 anos.

   23. A Coordenadoria de Salvamento Marítimo de Salvador (Salvamar), vinculado à Secretaria Municipal de Ordem Pública (Semop), registrou 13 ocorrências de pré-afogamentos no Circuito Dodô (Barra/Ondina).  No mesmo período do ano passado, o órgão registrou 34 ocorrências nesta região da cidade.   

   24. O órgão disponibiliza 50 agentes em plantão em esquema 24 horas nos seis postos montados nas areias do perímetro estabelecido entre as praias da Barra e Ondina, onde se concentram a maior parte dos banhistas neste circuito. 

   25. Durante todo o verão, a Salvamar mantém equipes do órgão em alerta nos 28 quilômetros de orla marítima da capital baiana, com mais de 200 profissionais em ação profissionais responsáveis por realizar salvamentos nas principais praias da cidade. O efetivo foi reforçado nas praias, com ações intensivas desde as lavagens e durante o Festival da Virada, culminando no Carnaval.