Colunistas / Miudinhas
Tasso Franco

HABEMUS SENADOR! Nome de Coronel ao Senado já estaria sacramentado

O cantor, ator e compositor Raimundo Fagner receberá o Título de Cidadão Baiano, na Assembleia Legislativa da Bahia (ALBA), na próxima quinta-feira (30), às 15 horas
28/11/2017 às 19:22
MIUDINHAS GLOBAIS:

   1. Os comentários de bastidores na Assembleia Legislativa nesta terça-feira, 28, davam conta de que elogios recíprocos do governador Rui Costa a Otto Alencar, e vice-versa, são frutos de um provável acordo pondo Ângelo Coronel na chapa majoritária petista 2017, numa das vagas ao Senado. Nas últimas solenidades, com destaque na UPB, os afagos foram grandes.

   2. Não foram à toa, portanto, notas do deputado Valmir Assunção (PT) dizendo que a vaga de Jaques Wagner como candidato ao Senado é inegociável. E notas de partidários da senadora Lidice da Mata, em especial, a deputada Fabíola Mansur, defendendo a permanência de Lidice na chapa. E, mais sintomático ainda, nota de Coronel analisando o possível fim do TCM.

   3. A tese circulante é a seguinte: o único nome capaz de desestabilizar a chapa Rui seria o de Otto Alencar, senador com capital em votos e lideranças no interior muito grande. Otto, se migrasse para Neto, seria fatal para Rui. Mas, como Otto tem desaconselhado a pessoas ligadas a ele, Angelo Coronel à frente, não nominar sua candidatura a governador, o acordão já estaria selado. 

   4. A informação complementar é de que João Leão, por enquanto, está imexível.
                                                                                *****
   5. O cantor, ator e compositor Raimundo Fagner receberá o Título de Cidadão Baiano, na Assembleia Legislativa da Bahia (ALBA), na próxima quinta-feira (30), às 15 horas. A honraria é de autoria dos deputados estaduais Sandro Regis (DEM) e Carlos Geilson (PSDB). O compositor, de 68 anos, é natural de Orós, no interior do Ceará, e mantém fãs por todo Brasil, assim como muitos baianos.

   6. Os funcionários públicos do Estado que vão fazer a matrícula escolar dos seus dependentes podem usar a rede credenciada do Clube de Desconto do Servidor, com estabelecimentos de ensino que oferecem abatimentos entre 10% e 50%. Confira abaixo a relação completa dos 17 colégios e das duas escolas que ofertam preços especiais para servidores públicos.
 
   7. A matrícula para o ano letivo de 2018 já está em cima da hora e o Clube de Desconto do Servidor coloca a disposição uma lista de estabelecimentos parceiros com abatimentos especiais. A relação possui escolas de ensino fundamental e colégios que vão do ensino fundamental até o médio.

   8. Mais de 12 mil preservativos e materiais educativos sobre sexo protegido foram distribuídos, além de 126 testes rápidos realizados para detecção de HIV, Sífilis, Hepatites B e C. Esse é o balanço do projeto Fique Sabendo ocorrido durante a partida entre Bahia e Chapecoense, na Arena Fonte Nova, neste domingo (26). Desse total, cinco torcedores foram diagnosticados positivamente para sífilis. Não houve ocorrências de HIV e demais patologias durante a estratégia. 

   9. Os usuários com sorologia positiva contaram com o acolhimento e orientação dos aconselhadores, e foram encaminhados para uma das unidades de referência da rede municipal, onde receberão todo o suporte necessário para o tratamento, inclusive com a dispensação dos medicamentos retrovirais totalmente gratuitos.

   10. Mais uma vez, agora pela terceira vez consecutiva, os jornalistas que cobrem o dia a dia da Assembleia Legislativa da Bahia elegeram o deputado Alex da Piatã (PSD) como Destaque Parlamentar. A eleição ocorreu nesta terça-feira (28).

   11. Quando soube do resultado o pessedista comemorou e agradeceu. “Isso é sinal que o nosso mandato está no caminho certo. Temos buscado lutar pelo bem do povo da Bahia, principalmente na nossa atuação na Comissão da Saúde na qual sou presidente. Agradeço aos jornalistas pelo destaque e isso só aumenta nossa responsabilidade como legislador”, disse.

   12. Um conjunto de medidas para melhorar o controle e a gestão dos imóveis pertencentes ao Estado foi apresentado pelo secretário da Administração, Edelvino Góes, na manhã de hoje (28), na abertura do II Encontro de Gestão de Imóveis do Estado da Bahia.  A Secretaria da Administração (Saeb), responsável por desenvolver e implantar ações sistêmicas para melhorar a gestão do Estado, lançou iniciativas que vão aprimorar a administração dos seus 7.500 imóveis (casas, apartamentos, terrenos e outros).
 
   13. O encontro foi voltado para os coordenadores de patrimônio e diretores administrativos dos órgãos pertencentes à administração direta e indireta do Estado. O objetivo do evento foi aprimorar a gestão dos bens públicos, debatendo as diretrizes, discutindo normativos legais e promovendo a troca de experiências entre os gestores.

   14. O deputado federal Bacelar (Podemos-BA) ocupou a tribuna da Câmara, nesta terça-feira (27), para questionar a demora na apreciação do projeto que trata da legalização dos jogos de azar. Bacelar solicitou ao presidente da Casa, deputado Rodrigo Maia (DEM-RJ), que inclua  a matéria na pauta de votação imediatamente.
 
   15. O líder do Podemos na Bahia voltou a defender a liberação dos jogos como uma forma de injetar recursos na economia do país, especialmente nas áreas da saúde, educação e previdência social. 
 
   16. “Perdemos mais de R$ 20 bilhões por ano sem a legalização. São quase R$ 3 bilhões perdidos apenas em jogos on line. É hipocrisia afirmar que, com a ilegalidade, os brasileiros deixarão de apostar. Temos os caça-níqueis, o jogo do bicho e novas modalidades de apostas, em cada esquina. Não dá pra fechar os olhos. Penso em alternativas para investirmos em setores essenciais do país".

   17. As crianças poderão ter um contato ainda mais próximo com um dos elementos culturais mais fortes de Salvador: a capoeira. A cartilha “Brincadeira de Capoeira” será lançada nesta quinta-feira (30), a partir das 18h30, na Casa do Benin, na Rua Padre Agostinho Gomes, 17, Pelourinho, com entrada franca. Na ocasião, acontecerá também uma roda de conversa com o tema “Patrimônio Cultural e Ludicidade”, além da distribuição das cartilhas aos mestres e lideres dos grupos de capoeira.
 
    18. A publicação faz parte do projeto de Educação Patrimonial e conta com apoio da Prefeitura através do edital Capoeira Viva Salvador, desenvolvido pela Fundação Gregório de Mattos (FGM). Já na segunda edição, a cartilha trata do universo da capoeira e proporciona atividades de natureza educativa de preservação e resgate das tradições. 

   19. Através da compreensão sócio-histórica das referências culturais desse universo, pretende colaborar para a valorização e salvaguarda do bem cultural, voltada para o público infantil.
 
   20. Uma audiência pública na Comissão Mista de Orçamento e Fiscalização da Câmara dos Deputados, nesta terça-feira (28), debateu a respeito de uma série de obras de infraestrutura e mobilidade urbana que estão paradas no país. Na Bahia, especificamente no município de Juazeiro, no norte do estado, o deputado federal Valmir Assunção (PT-BA) lembrou de empreendimentos que precisam ser destravados e cobrou celeridade do governo federal. 

   21. O prefeito de Juazeiro, Paulo Bomfim (PCdoB), esteve em Brasília com o parlamentar para participar da audiência. “A continuidade das obras da Travessia Urbana de Juazeiro é fundamental para o desenvolvimento do município. Esse empreendimento passa por dentro da cidade, são nove quilômetros e falta terminar seis. Centenas de caminhões trafegam para Bahia, Pernambuco e todo Nordeste e é a ligação entre Juazeiro e Petrolina”, frisa o petista.
 
   22. A Comissão de Constituição e Justiça (CCJ) da Assembleia Legislativa da Bahia (Alba) realizará um encontro com juristas renomados do estado para discutir a constitucionalidade de Projetos de Lei (PL), principalmente aqueles com vícios de iniciativa, que tramitam na Casa Legislativa.

   23. A proposta, apresentada pelo presidente da CCJ, deputado Rosemberg Pinto (PT), foi acatada pelos membros da Comissão presentes no encontro desta terça-feira (28).

   24. “Trata-se de um debate que vai ajudar muito para que possamos consolidar e apresentar projetos que passem na CCJ sem problemas e tramitem sem criar nenhum vício de constitucionalidade, além de evitar o veto do governador”, explicou Rosemberg.

   25. Nesta terça, a CCJ apreciou cinco proposições dos quais foram aprovadas as propostas 22.406/17, que cria a Semana Estadual de Fomento à Festa da Beleza Negra do Ilê Aiyê e o Festival Música e Artes Olodum (Femadum); o PL 21.442/15, que institui a política estadual de incentivo à permanência de jovens e adultos no meio rural através da qualificação da oferta educacional; e o PL nº 22.419/17, que cria o Dia de Incentivo ao Ciclismo na Bahia.

   26. A expectativa do governo ao lançar o Programa de Demissão Voluntária (PDV) para servidores federais, em setembro, era atrair 5 mil desligamentos. O período de adesão vai até dezembro, mas apenas 76 pedidos foram feitos, segundo informações divulgadas nesta terça-feira pelo Ministério do Planejamento.

   27. Ou seja, a coisa é boa no serviço público federal.