Colunistas / Miudinhas
Tasso Franco

ALCKMIN surge como nome da unidade do PSDB à presidência da República

O lançamento do livro “O Lobisomem de Serrinha – Conselheiro da República”, do jornalista Tasso Franco, que aconteceria terça, às 16h na Assembleia Legislativa, foi adiado para meados de dezembro.
27/11/2017 às 19:33
 MIUDINHAS GLOBAIS:

   1. Ao que tudo indica, o PSDB vai acertar o passo colocando na presidência do partido o governador de São Paulo, Geraldo Alckmin, admissível candidato a presidência da República, este sim, um gestor com pés no chão e não um João Dória no seu estilão rompante e aventureiro. Nem muito menos, como se propagou em vão, uma candidtura 'out-sider' do apresentador de TV, Luciano Huck, o qual, hoje, disse que seria uma temeridade sua candidatura e abdicou do que nunca assumira.

   2. Se Alckmin conseguir apaziguar o PSDB e afastar de vez a influência e Aécio Neves, hoje, queimadissimo, desmoralizado, pode se consttuir num candidato de peso a presidência da República.

    3. “Temos dois pré-candidatos, Tasso e Marconi Perillo, eu nunca me coloquei como pré-candidato e, se puder ajudar a unir o partido, vamos avaliar” declarou o governador, depois de participar do seminário Amarelas ao Vivo, promovido por VEJA nesta segunda feira em São Paulo.

   4. Alckmin disse que o encontro com o cearense e o goiano deve ocorrer ou no Palácio dos Bandeirantes, sede do governo paulista, ou na casa do ex presidente Fernando Henrique Cardoso. Em meio ao racha na sigla, FHC vinha articulando um consenso em torno de Geraldo Alckmin entre a ala do PSDB que apoia o governo do presidente Michel Temer e os oposicionistas.

   5. Indagado por jornalistas se haveria algum conflito de interesses entre a possível indicação dele à presidência do partido e uma prévia pela candidatura tucana ao Planalto em 2018, Alckmin negou.
“Se tiver prévia, não é a direção que vota, é natural que nos partidos aquele que vai disputar acabe dirigindo o partido.

   6. Para Alckmin, a eventual saída de ministros tucanos do governo Temer não teria efeito sobre o apoio do partido à reforma da Previdência em tramitação na Câmara. “Nós não vamos mudar nossos votos ou o apoio que nós damos no parlamento por ter ministro ou não ter ministro”, disse o governador.

   7. Segundo ele, no entanto, a reforma previdenciária deveria ter sido feita no ano passado, antes da aprovação da PEC do teto de gastos.

   8. “Primeiro, a reforma deveria ter sido feita ano passado, antes da questão da PEC do teto, mas isso já passou. Mesmo que seja uma reforma mais restrita, ela é necessária”, ressaltou. O governador defendeu que se igualem os regimes previdenciários público e privado, urbano e rural.

   9. Alckmin ainda lembrou a dificuldade que teve quando assumiu o cargo em São Paulo após a morte de Mario Covas. “Eu já fui governador sem voto. A situação do presidente Temer é difícil, porque ele não teve  nenhum voto.”
                                                            *****                                   ******
  10. Em setembro de 2017, o Índice de Movimentação Econômica de Salvador registrou queda de 1,4% frente ao mês imediatamente anterior, na série livre de influências sazonais. O Índice de Movimentação Econômica de Salvador é analisado pela Superintendência de Estudos Econômicos e Sociais da Bahia.

   11. O resultado exibido neste indicador em relação a agosto foi determinado, principalmente, pela retração do dinamismo da atividade econômica na capital baiana. Seguindo a mesma tendência, o indicador apontou retração 0,8% quando comparado com o mês de setembro de 2016, acumulando no ano e nos últimos 12 meses retrações de 1,3% e 0,9%, respectivamente.

   12. A agricultura familiar, no nordeste baiano, ganhou um reforço especial do Governo do Estado. Na manhã desta segunda-feira (27), em visita ao município de Rio Real, o governador Rui Costa autorizou a Secretaria de Desenvolvimento Rural (SDR) a celebrar cinco convênios do programa Bahia Produtiva, entregou dois veículos de serviço para a Agência de Defesa Agropecuária da Bahia (Adab) de Alagoinhas e equipamentos, como tratores, destinados ao fortalecimento da agricultura familiar na região. 

   13. Durante a cerimônia, ele ainda anunciou que irá providenciar equipamentos novos para a maternidade local e fazer parceria para a abertura de uma Unidade de Pronto Atendimento (UPA) e a construção de mais um posto de saúde na cidade.

   14. O lançamento do livro “O Lobisomem de Serrinha – Conselheiro da República”, do jornalista Tasso Franco, que aconteceria dia 28, às 16h na Assembleia Legislativa, foi adiado para meados de dezembro. Vítima de uma infecção bacteriana quando fazia exames, o autor solicitou o adiamento por conta do desconforto momentâneo.

   15. A nova data será definida ainda esta semana, sendo mantido o local – o saguão Nestor Duarte da ALBA. “O Lobisomem de Serrinha – Conselheiro da República” contém uma seleta de crônicas desse personagem criado por Tasso Franco, um de seus heterônimos e integra o programa ALBA Cultural. O livro foi editado por Limiro Besnosik e possui ilustrações do mestre da serigrafia, o pernambucano J. Borges.

   16. Autor da emenda individual que destinou recursos da ordem de 303 mil reais para pavimentação a paralelepípedos, drenagem pluvial e construção de calçadas nas ruas Santa Bárbara e Nova Jerusalém no bairro Teotônio Vilela, em Ilhéus, o deputado federal Márcio Marinho (PR), visitou as obras no último sábado, 25.
 
  17. Durante a fiscalização da aplicação dos recursos, o deputado Márcio Marinho esteve acompanhado pelo vereador ilheense Ivo Evangelista (PR), autor da indicação; Sebastião Vivas, gerente de desenvolvimento econômico da Prefeitura de Ilhéus; pelo vereador de Salvador Luiz Carlos Souza,  Jurailton Santos, chefe de gabinete, e por amigos. 

   18. Os secretários municipais de comunicação, Alcides Kruschewsky e de Infraestrutura Transportes e Trânsito, Hermano Fahning, representaram o prefeito Mário Alexandre, recepcionando o deputado federal.

   19. Enquanto conversava com diversos moradores das ruas beneficiadas, o deputado Marinho ouvia do secretário de infraestrutura, informações sobre o andamento das obras. Com a pavimentação e drenagem praticamente prontas, o secretario avaliou que “75% já foi executado, restando alguns detalhes e a construção dos passeios”.

  20.  Conexão Trabalho, iniciativa do Governo do Estado, por meio da Secretaria do Trabalho, Emprego, Renda e Esporte (Setre), realizou cerca de 800 atendimentos em sua segunda edição, que aconteceu nesta segunda-feira (27), em Alagoinhas, a 110 quilômetros de Salvador.

   21. Intermediação de mão de obra; serviços na área de saúde; emissão de documentos; oficinas sobre Empregabilidade, Microfinanças e Empreendedorismo; inscrições no Programa de Microcrédito do Estado da Bahia (CrediBahia) e no Cadastro Nacional de Artesanato foram as atividades oferecidas pela caravana temática, entre 8 e 14h, no Centro de Cultura do município.

   22. “O Conexão Trabalho é uma experiência nova, que tem sido acolhida pela população de forma muito positiva. O intuito é ampliar o acesso das trabalhadoras e dos trabalhadores baianos a um conjunto de serviços públicos essenciais que são oferecidos pelo Governo do Estado”, explicou a titular da Setre, Olívia Santana, que acompanhou o evento.

  23. De acordo com parlamentar, demora do Inema no controle e fiscalização dos recursos hídricos explorados pelas empresas do agronegócio na região já causam impactos ambientais irreparáveis

   24. Após a manifestação de moradores de Correntina - cidade da região oeste da Bahia – que invadiram a sede da fazenda Igarashi para reclamar do uso indiscriminado de poços artesianos de alta vazão para grandes produções do agronegócio, fato que tem acelerado o processo de assoreamento dos rios e mananciais da localidade, o Instituto de Meio Ambiente e Recursos Hídricos (Inema) determinou que as empresas têm até 60 dias para instalar hidrômetros para medir a vazão consumida em todos os pontos de capitação da Bacia do Rio Arrojado.

   24. Para o ambientalista e militante, o deputado estadual Marcell Moraes (PV), a morosidade do Inema no controle e fiscalização dos recursos hídricos explorados pelas empresas do agronegócio na região já causam impactos ambientais irreparáveis. 

   25. “Não é de agora que estamos chamando a atenção para a exploração abusiva dos recursos hídricos que vem ameaçado a extinção do ecossistema fluvial na região.
24.Policiais militares da Base Comunitária Segurança (BCS) prenderam um homem com drogas e uma pistola de 9mm de fabricação israelense na noite de domingo (26), no Calabar.

   26. Durante abordagens preventivas, a PM abordou um suspeito que estava armado. Além da arma de fogo com numeração suprimida e 11 munições intactas, foram apreendidas com o acusado 268 pedras de crack e R$ 304,00 em espécie. A situação foi registrada na Central de Flagrantes.

   27. Com o objetivo de fortalecer o consumo de alimentos saudáveis, sustentáveis, e o processo de comercialização da agricultura familiar e da economia solidária na Bahia, o Governo do Estado, por meio da Secretaria de Desenvolvimento Rural (SDRE), lança, nesta quarta-feira (29), a campanha Empreendimento Parceiro da Alimentação Saudável.
 
   28. O lançamento será às 17h, no Bahia Rural Contemporânea - VIII Feira Baiana da Agricultura Familiar, Economia Solidária e Reforma Agrária (FEFABES), o maior evento de valorização da agricultura familiar, economia solidária, reforma agrária e povos e comunidades tradicionais do estado, que acontece no Pavilhão de Feira do Parque de Exposições de Salvador, até o dia 3 de dezembro, juntamente com a 30ª Fenagro.
 
   29. Durante o lançamento da campanha, será apresentado o Sistema de Informações, onde estarão disponíveis orientações para inscrição e participação na campanha. O sistema será disponibilizado no site www.sdr.ba.gov.br