Colunistas / Miudinhas
Tasso Franco

SALVADOR realiza Fórum de Cidades Digitais com 40 municípios presentes

Prefeito de Conquista, Herzem Gusmão, PMDB, é criticado por seus adversários de não ter projetos para a cidade
14/10/2017 às 19:28
MIUDINHAS GLOBAIS:

1. A Prefeitura de Salvador e a Rede Cidade Digital (RCD) realizam na próxima quinta-feira (19) o I Fórum de Cidades Digitais da Região Metropolitana de Salvador, encontro direcionado para gestores públicos para tratar de desenvolvimento e eficiência dos serviços públicos através de investimentos em tecnologia. Representantes de 40 municípios estão inscritos para o evento que ocorrerá na FIEB. As inscrições já foram encerradas.

2. O Fórum terá a participação da diretora do Departamento de Infraestrutura para Inclusão Digital do Ministério da Ciência, Tecnologia, Inovações e Comunicações (MCTIC), Eloá Mateus, e a apresentação de iniciativas digitais nos municípios de Jaboatão dos Guararapes (PE), Camaçari, Feira de Santana, Madre de Deus e da capital, Salvador, além de soluções de mercado. 

3. O encontro também terá a presença de representantes do Banco do Nordeste tratando de recursos para as Prefeituras interessadas na implantação de infraestrutura de rede (fibra óptica) e aumento de arrecadação com a linha PMAT – Programa de Modernização da Administração Tributária e da Gestão dos Setores Sociais Básicos. 

4. O diretor da RCD, José Marinho, destaca a grande procura por informações sobre as cidades digitais pela demanda social e necessidade de reduzir custos. “O cidadão conectado exige uma Prefeitura menos burocrática, mas, acima de tudo, já há o entendimento que não existe desenvolvimento sem conectividade. O Fórum irá facilitar a troca de experiências e implantação de projetos neste sentido”, comenta.

5. O I Fórum de Cidades Digitais da Região Metropolitana de Salvador tem o patrocínio máster da Furukawa e do Banco do Nordeste, ouro da Exati Tecnologia, TeleData - Soluções Integradas de Comunicação/Fortinet e da COMDADOS, prata da INSIX/Saúde Via Net, além do apoio estratégico da Prefeitura Digital. Também apoiam a iniciativa a FIEB, Sebrae e União dos Municípios da Bahia (UPB).
                                                                        ******
6. Municípios membros do Consórcio Intermunicipal da Mata Atlântica (Cima) vão se reunir, na próxima segunda-feira (16), em Salvador com a reitoria do Instituto Federal da Bahia (IFBA), para implantação do Campus Cima em Camacan, no sul da Bahia. O assunto foi debatido nesta quarta (11), em reunião na sede do Consórcio. “Queremos trazer este importante equipamento de ensino, para fortalecer a educação nos municípios consorciados”, pontuou o presidente do CIMA e prefeito de Santa Luzia, Antônio Guilherme dos Santos.
 
7. Para garantir a instalação do IFBA, um terreno foi doado pelo advogado Frederico Manoel Borges de Barros. O campus será instalado em Camacan, e, além do município-sede, atenderá Santa Luzia, Una, Canavieiras, Pau Brasil, Jussari, Arataca, Mascote, Itaju do Colônia e São José da Vitória. A previsão é de que em 2018 tenham início as aulas de cursos de educação a distância (EAD).
 
8. Outro projeto atualizado foi o de regularização fundiária. Existem atualmente 600 requerimentos de regularização. Desse total, 90 áreas já foram medidas no município de Mascote. Os processos de regularização fundiária serão encaminhados para a Coordenação de Desenvolvimento Agrário (CDA), órgão da Secretaria de Desenvolvimento Rural do Governo do Estado da Bahia.
 
9. Participaram da reunião os prefeitos de Santa Luzia e presidente do Consórcio, Antônio Guilherme dos Santos; de Camacan, Oziel Rodrigues Bastos (Oziel da Ambulância); Pau Brasil, Barbara Suzete de Souza Prado; Jussari, Antonio Valete; e Mascote, Arnaldo Lopes da Costa; além dos técnicos Alda Sobral e Maria Aparecida Oliva Souza e o secretário executivo do CIMA , Maciel Azevedo Santos.    

10. Com o mercado para profissionais de nível técnico aquecido e a possibilidade de ingressar com mais rapidez no mercado de trabalho, os cursos técnicos continuam sendo excelentes opções para quem já concluiu ou está concluindo o ensino médio.

11.  E para quem procura uma formação nesse segmento, atenção: estão abertas as matrículas para cursos técnicos oferecidos pelo centro de ensino CETTPS. Localizado em Camaçari, na Região Metropolitana de Salvador, o CETTPS já se tornou referência em cursos técnicos e profissionalizantes por formar profissionais para diversas áreas no mercado de trabalho baiano e nacional. 

12. As matrículas são para as novas turmas, que terão início a partir de 16 DE OUTUBRO, para os cursos de Técnico em Química (noturno, 16/10) e Técnico em Logística (noturno 16/10 e matutino – 06/11). Durante o aprendizado, além de aulas teóricas, os alunos participam de visitas técnicas a instalações industriais, realizam simulados práticos e contam com laboratórios para disciplinas específicas em sua área de atuação. 

13. Para se inscrever, os interessados devem se dirigir à sede da instituição, na Rua Ponciano de Oliveira, n. 36, em Camaçari. Outras informações podem ser obtidas através dos telefones (71) 3621-9589, 3621-4177; ou ainda pelo site www.cettps.com.br.
 
14. Com a presença do governador Rui Costa, as Voluntárias Sociais da Bahia (VSBA) entregam nesta segunda-feira (16), às 15h, no bairro de Nazaré, em Salvador, a nova sede da Instituição Beneficente Conceição Macedo (IBCM), organização sem fins lucrativos que atende crianças com o vírus HIV e em situação de vulnerabilidade social. 

15. Idealizada pelas Voluntárias Sociais, a obra custou R$ 120 mil, recurso arrecadado com o ‘Arraiá Solidário’, realizado no Palácio de Ondina, em junho de 2016. 

16. As Voluntárias Sociais conheceram a realidade da IBCM em uma das visitas periódicas a instituições de caridade. O espaço, que atende 275 crianças com refeições, moradia e encaminhamento médico, estava prestes a fechar as portas. "Agora, vamos ter condições de cuidar melhor de mais crianças, sejam elas internas ou externas que precisam se alimentar. Estou muito feliz", afirmou emocionada Conceição Macedo, fundadora da instituição de acolhimento. 

17. Como o BLOG DO ANDERSON mostrou, o prefeito Herzem Gusmão Pereira esteve em Brasília e apresentou alguns itens de sua agenda em passagem pelo Ministério de Transportes, Portos e Aviação Civil. 

18. A construção do Terminal de Passageiros do Aeroporto Glauber Rocha, a duplicação e o viaduto da BR-116 no acesso do Distrito Aeroportuário de Vitória da Conquista foram pautas num encontro com o ministro Maurício Quintella ao lado do deputado federal Lucio Quadros Vieira Lima (PMDB-BA). Ambas essas demandas também estão nos projetos e reivindicações do deputado federal Waldenor Pereira (PT-BA) juntamente com o governador Rui Costa. 

19. Em entrevista ao Conquista de Todos [Band] na noite desta quarta-feira (11) Waldenor criticou Herzem dizendo que ele estria pegando ponga. “O prefeito Herzem Gusmão que não foi capaz de apresentar nenhum projeto novo para a cidade, que não foi capaz de apresentar até agora uma pauta própria do seu governo continua insistindo em tomar para si as ações do Governo do Estado, como se diz no popular, pongar, pongar mesmo na garupa do Governo Rui Costa para poder aparecer na mídia, para poder ter visibilidade”, disparou o parlamentar petista.

20. Um dos atores mais importantes do Brasil, Paulo José será homenageado no XIII Panorama Internacional Coisa de Cinema, que acontece no Espaço Itaú de Cinema Glauber Rocha, entre 8 e 15 de novembro. O ator virá a Salvador para acompanhar a exibição do documentário Todos os Paulos do Mundo, realizado por Gustavo Ribeiro e Rodrigo de Oliveira para comemorar os 80 anos do ator, completados em março. 
 
21. Um ensaio cinematográfico que desfila pelos muitos personagens vividos pelo ator gaúcho no cinema, teatro e televisão, o documentário será exibido no dia 11 de novembro, em horário a definir. Ao final da sessão, Paulo José e o diretor Rodrigo Oliveira participarão de um bate-papo com o público. 

22. O Instituto da Diversidade Adé Bahia dá início a suas atividades na comunidade de Salvador ao participar, no próximo dia 15 de outubro, no final de linha do Jardim Santo Inácio, do 91 Family, com o projeto de mutirão "Pinta aí", que busca revitalizar os muros das comunidades da capital baiana. Serão realizadas diversas atividades como grafite, palestras, música, dança e muito mais. O evento começa às 9 da manhã.

23. O Adé é uma organização sem fins lucrativos, com sede em Salvador, que visa atuar em todo estado. O foco do instituto é a defesa e promoção dos direitos humanos e sociais, da equidade e da diversidade de gênero. A entidade trabalha para a sistematização e promoção de políticas públicas voltadas à população de lésbicas, gays, bissexuais, transgêneros, queer, intersexuais, assexuais e outras minorias sociais.