Colunistas / Miudinhas
Tasso Franco

MP BAHIA CIDADANIA vai ao interior com caminhão para atender ao povo

De acordo com informações do Caged, sistematizadas pela Superintendência de Estudos Econômicos e Sociais , a Bahia criou 2.490 postos de trabalho com carteira assinada em agosto de 2017.
21/09/2017 às 19:49
 MIUDINHAS GLOBAIS:

    1. Um programa que levará os diversos projetos e serviços prestados pelo Ministério Público do Estado da Bahia para mais perto do cidadão foi lançado pela procuradora-geral de Justiça Ediene Lousado na manhã de hoje, dia 21. Ao lado de diversas autoridades, ela inaugurou a unidade móvel do 'MP Comunidade', uma iniciativa que aproximará a instituição dos cidadãos, por meio de ações que serão desenvolvidas pelas diversas áreas de atuação do MP em bairros da capital e municípios do interior do estado. 

   3. O Ministério Público sairá dos gabinetes e estará nas ruas para melhor cumprir a sua missão constitucional. “Vivemos em um estado de dimensão continental, que tem uma população muito carente. Nada mais oportuno do que termos uma unidade móvel para chegarmos mais perto dos cidadãos e irmos a todos os municípios onde os serviços ainda não são prestados a contento.

   4. Estaremos presentes, realizando atendimentos, fomentando as políticas públicas, cobrando o respeito à cidadania e lutando pelo bem estar social”, destacou Ediene Lousado. Ela conclamou os membros e servidores do MP para a ação: “vamos nos unir e cumprir o nosso papel. Que a gente possa incentivar o exercício da cidadania e prestar o atendimento que a população tanto precisa”.

   5. Já na primeira semana de outubro, o caminhão do 'MP Cidadania' irá para a região Norte do estado. Entre os dias 2 e 6, serão prestados atendimentos na área cível nos municípios de: Mirangaba (2), Caém (3), Serrolândia (4) e Jacobina (5 e 6). No mês de novembro, a unidade móvel se deslocará para a região da Chapada Diamantina, levando os serviços do Ministério Público estadual aos municípios de Itaberaba, Iaçu, Boa Vista do Tupim e Marcionílio.

   6. Aproveita e passe em Serrinnha para verificar um gradeamento que a Diocese fez numa praça da cidade impedindo o direito de ir e vir das pessoas e veiculos.
                                                           ******
    7. O Conselho Municipal de Política Cultural de Salvador convoca os agentes culturais da cidade a participarem das eleições para o seu novo mandato, marcadas para o próximo dia 17 de outubro. Para isso, é preciso cadastrar-se como eleitor ou candidato no www.eleicoescmpc.salvador.ba.gov.br até o próximo dia 10 de outubro, conforme regulamento publicado no Diário Oficial do Município nesta quarta-feira (20). 

   8. Para votar, artistas, produtores, pesquisadores, líderes e representantes dos territórios de Salvador precisam ser residentes na capital e maiores de 16 anos. Já para se eleger, além de residir na cidade e atuar na área cultural há pelo menos três anos, é preciso ter idade mínima de 18 anos.

   9. Serão eleitos representantes e suplentes de linguagens artísticas e de segmentos culturais, como Culturas Identitárias e Inclusivas, Cultura Popular, Patrimônio Material e Imaterial, bem como representantes dos territórios formados pelas Prefeituras-Bairro de Salvador. 

   10. O Conselho Municipal de Política Cultural é um órgão colegiado do Sistema Municipal de Cultura (SMC) que exerce funções consultivas, normativas, deliberativas e fiscalizadoras da política cultural do Município. Suas atividades são divulgadas no site do colegiado e na página @cmpcsalvador no Facebook.

   11.  O Centro Universitário Estácio da Bahia realiza, até 29 de setembro, a V Semana de Sustentabilidade e Responsabilidade Social, com diversas atividades gratuitas para a população nos três campi de Salvador. As unidades da instituição participarão do evento promovendo palestras, oficinas, ações culturais e diversos atendimentos para a população local, envolvendo os cursos de Direito, Serviço Social, Administração, Logística, Recursos Humanos, Gastronomia, Estética e Cosmética, Enfermagem e nutrição.

   12. As ações fazem parte da Semana de Sustentabilidade e Responsabilidade Social da Estácio, que acontece de 25 a 30 de setembro em unidades da instituição em todo o Brasil. Esta é a quinta edição do evento e o tema escolhido para este ano foi “Alimentação Sustentável”. Em 2016, foram mais de 700 ações em 77 unidades.

   13. Desenvolvido pela Secretaria da Fazenda do Estado da Bahia (Sefaz-Ba), como parte das inovações trazidas pelo programa Sefaz-Online, o sistema Antecipa já convocou, desde outubro de 2016, 5.674 contribuintes inscritos no Simples Nacional para tratar de inconsistências encontradas nos cálculos relativos à antecipação tributária. 

   14. Desse total, 4.447 mil regularizaram sua situação, e as 1.227 restantes estão sendo alvo de ação fiscal por parte da Secretaria da Fazenda, podendo ser tornadas inaptas. A medida significa que, na prática, esses contribuintes ficarão impedidos de operar.

   15. A atuação do Antecipa já apresenta resultados concretos. O sistema ampliou em 12,9% a arrecadação do ICMS do Simples Nacional no primeiro semestre de 2017 em comparação com o mesmo período do ano passado. O montante arrecadado passou de R$ 440,04 milhões de janeiro a junho de 2016 para R$ 496,8 milhões esse ano. Mesmo descontada a inflação, o crescimento é expressivo, de 9,17%.

   14. “Absurdas e levianas declarações de que o Parque de Exposições não teria estrutura para abrigar o Centro de Convenções não podem passar em branco”, disparou o vereador Sidninho (Podemos). Ele reforça que virão críticas seqüenciadas à atuação do governo do estado já encomendadas pelo chefe do Executivo Municipal. 

   15. "Quanto ao Parque, posso afirmar sem hesitar que o setor agropecuário, verdadeiro gestor do espaço, mantém a infraestrutura apta a receber o Centro de Convenções e já alinharam com o governo através de reunião com representantes da Seagri e Setur. É preciso dizer que o governador Rui Costa está atento às necessidades da população. É um governo sério que tira as obras do papel como fez com o metrô”.

   16. Neymar saiu-se muito mal diante desse desentendimento com Cavani. Passou a imagem de arrogante. É preciso ter cuidado com isso para não se prejudicar.

   17. Veja o caso de Jô, do Corinthians, fez um gol de mão e só veio reconhecer isso depois da repercussão na midia. Deveria ter dito logo após o jogo que o gol foi ilegal. 

   18. Em preparação à festa do padroeiro, a paróquia São Francisco de Assis, localizada no bairro de Saramandaia, receberá as visitas das imagens peregrinas do Senhor Bom Jesus do Bonfim e de Nossa Senhora da Guia, enviadas pela Basílica Santuário Senhor Bom Jesus do Bonfim. Esta é a primeira vez que a imagem de Nossa Senhora da Guia sai da Colina Sagrada.

   19. Para acolher as imagens, os paroquianos realizarão uma procissão.

   20. Nesta quarta-feira (20), o deputado federal Uldurico Junior (PV/BA) recebeu em seu gabinete, na Câmara dos Deputados, o presidente do Sindicato dos Policiais Rodoviários Federais da Bahia (SINPRF-BA), Fábio Serravalle, que o entregou uma homenagem em reconhecimento ao apoio e dedicação que o parlamentar tem prestado contra o fechamento dos postos policiais no território do Extremo Sul da Bahia. 

   21. “Fiquei bastante feliz com a homenagem e o reconhecimento. Continuarei buscando formas de contribuir com o fortalecimento da PRF para garantir a ampliação na segurança das nossas rodovias”, ressaltou Uldurico Junior.

   22. Pela primeira vez Salvador vai receber a 12ª edição do Conversas de Impacto, um evento informal de convivência e conexão, criado pela Vox Capital, a principal gestora de investimentos de impacto do Brasil. Nesta edição a temática será o processo de investimentos em startups e acontece no dia 29 de setembro, na sede do Cimatec em Piatã.

   23. De acordo com as informações do Cadastro Geral de Empregados e Desempregados (Caged), sistematizadas pela Superintendência de Estudos Econômicos e Sociais da Bahia (SEI), a Bahia criou 2.490 postos de trabalho com carteira assinada em agosto de 2017. O resultado positivo decorre da diferença entre 48.068 admissões e 45.578 desligamentos.

   24. Após eliminação líquida de 6.853 e de 3.516 postos de trabalho nos anos imediatamente anteriores, a Bahia exibe registro positivo em sua série. O saldo de agosto de 2017 se apresentou num patamar superior ao de julho, que foi de 847 postos de trabalho, sem as declarações fora do prazo.

   25. Setorialmente, em agosto, cinco segmentos contabilizaram saldos positivos: Construção Civil (+2.396 postos), Indústria de Transformação (+335 postos), Serviços (+238 postos), Serviços Industriais de Utilidade Pública (+34 postos) e Extrativa Mineral (+17 postos). Por outro lado, os setores que desligaram trabalhadores celetistas foram: Comércio (-461 postos), Agropecuária (-35 postos) e Administração Pública (-34 postos).   

   26. Em relação à geração líquida de postos de trabalho, a Bahia (+2.490 postos) ocupou a quinta posição dentre os estados nordestinos e a sétima no Brasil em agosto de 2017. Na Região Nordeste, além da Bahia (+2.490 postos), mais sete estados apresentaram desempenho positivo: Ceará (+4.975), Pernambuco (+4.206 postos), Paraíba (+3.511 postos), Rio Grande do Norte (+3.241 postos), Maranhão (+1.734 postos), Sergipe (+156 postos) e Piauí (+75 postos). Em contrapartida, Alagoas (-424 postos) eliminou posições celetistas.

  27. Informes de fazendeiros de Itapetinga dão conta de que aconteceram já poucos meses a compra de fazendas na região por altos valores. Dinheiro vivo. É provável que a Policia Federal esteja analisando essa questão.