Colunistas / Miudinhas
Tasso Franco

ACM NETO vai a Conquista na sexta e peemedebista teme nova ovada

O diretor executivo da Usuport, Paulo Villa, fará uma apresentação do Projeto Cidade-Porto de Salvador durante audiência pública realizada pela Ordem dos Advogados do Brasil – Seção Bahia, 10/8
08/08/2017 às 19:44
  MIUDINHAS GLOBAIS:
  
    1. O prefeito de Salvador vai a Vitória da Conquista na sexta-feira, 11, segundo anunciou o deputado estadual Hildécio Oliviera (PMDB) para receber o título de cidadão do município. De acordo com o parlamentar espera-se que não aconteçam atos de baderna como o que aconteceram ontem, à noite, na praça Municipal quando o prefeito de SP, João Doria, foi saudado com uma chuva de ovos na Praça Municipal. 

   2. Meireles insinou que é preciso ter toda precaução, pois, o PT estaria por trás desse ato o que poderia se repetir em Conquista.

  3. O deputado Zé Raimundo (PT) rebateu Meireles e disse no plenário da Assembleia, onde o tema dominante na tarde desta terça-feira, 8, foi a ovada de ontem, que "o povo de Conquista sabe receber educadamente os seus visitantes". Fez, no entanto, uma ressalva destacando que se acontecer algum ato contra Neto, "não posso ser julgado antecipadamente por hipótese".
  
   4. Ou seja, a visita de Neto a Conquista deverá ter medidas especiais de segurança. Segundo Meireles, no espisódio de Salvador, os PMs não agiram como seriam o adequado, "mas, nós sabemos que eles queriam agir, mas, a ordem vinda de cima era outra".
                                                                             *****
  5. Para contribuir com a primeira Festa Internacional Literária do Pelourinho (Flipelô) seja realizada com êxito, a Prefeitura de Salvador montou um esquema especial com a mobilização de vários órgãos municipais que cuidam do trânsito, ordenamento e disponibilização de programação cultural complementar. 

   6. A Flipelô tem início nesta quarta-feira (9), à noite, com um sarau de Maria Bethânia para convidados, e se encerra no domingo (13).

   7.  Além da contribuição da Secretaria Municipal de Cultura e Turismo (Secult), por meio de incentivos fiscais, a Fundação Gregório de Matos (FGM), vinculada à Secult, disponibilizará uma programação cultural complementar na Casa do Benin (Pelourinho), nos dias de realização da Flipelô. No dia 10, será realizada uma contação de contos quilombolas com Lise Arruda e uma roda de conversa com o escritor Vilson Caetano.

   8. No mesmo dia, às 17h, haverá um sarau e o lançamento da antologia poética "O diferencial da favela – poesias e contos de quebrada". Na sexta-feira (11), crianças poderão ouvir a contação de histórias infantis com a escritora Patrícia Matos. As atividades se encerram às 14h do sábado (12), com uma roda de conversa e lançamento do livro infantil "Adjokè e as palavras que atravessaram o mar".
  
   9. O vereador Sidninho (Podemos) disse que vai acompanhar o julgamento da Ação Direta de Inconstitucionalidade marcada para essa quarta (9) no plenário do Tribunal de Justiça da Bahia. Desde o início do mandato, em janeiro, o vereador tem acompanhado o trâmite da Adin que questiona a legitimidade do reajuste do IPTU de Salvador. 

   10. “Os contribuintes não suportam o aumento sobre o tributo. Em Salvador, muitos pais de família estão desempregados e esse valor a mais no orçamento significa sufocar ainda mais o cidadão e impulsionar a inadimplência”, alerta Sidninho. “Essa é uma batalha nossa. Estou apelando para a sensibilidade dos conselheiros e torcendo para que essa majoração nos carnês de 2017 seja derrubada amanhã”. 

  11. Nesta quarta-feira (09), às 8h, a Associação de Agricultores e Irrigantes da Bahia (Aiba) participará, juntamente com outras entidades do agronegócio, do ato cívico em frente ao Complexo Bahia Farm Show, em Luís Eduardo Magalhães. Agricultores e caminhoneiros unidos contra as taxas abusivas que estão sendo cobradas e que oneram ainda mais o setor.

  12. Mais 5.500 alunos da Rede Municipal de Ensino passarão a contar com as aulas do Programa Música na Escola, que atualmente atende a aproximadamente 3 mil estudantes. A ampliação significativa de 80% das vagas é possível graças a ampliação, via seleção pública, do número de monitores para atuar no programa. Agora, serão 55, em vez de 30 profissionais. O período de inscrição para a seleção começou na segunda-feira, 7, e segue até o dia 10.  

  13. Os interessados em garantir participação devem comparecer no protocolo da Secretaria Municipal de Educação, situada à avenida Senhor dos Passos, nº 167, centro, das 9h às 11h e das 14h às 17h. Detalhes sobre o processo seletivo devem ser observados no edital, publicado no Diário Oficial Eletrônico do Município (http://www.feiradesantana.ba.gov.br e/ou www.diariooficial.feiradesantana.ba.gov.br), edição de 1º de agosto.

  14. O Hospital Geral Roberto Santos (HGRS), em Salvador, realizará no dia 18 de agosto, sexta-feira, a teleconferência ‘Nutrição e avaliação de risco nutricional na sepse/paciente grave’. A ação será conduzida pelo intensivista e nutrólogo Evandro Figueiredo, às 14h, na sala de telemedicina (segundo andar do edifício anexo ao HGRS).

   15. Já no dia 28 de agosto, segunda-feira, o tema da sessão será ‘Nutrição na sepse/paciente grave: novas diretrizes’. O encontro ficará sob a responsabilidade da intensivista e nutróloga Lílian Pinto, às 11h, também na sala de telemedicina.

  16. O diretor executivo da Associação de Usuários dos Portos da Bahia – Usuport, Paulo Villa, fará uma apresentação do Projeto Cidade-Porto de Salvador durante audiência pública realizada pela Ordem dos Advogados do Brasil – Seção Bahia, na próxima quinta-feira (10), a partir das 14h, na sede da entidade, na Rua Portão da Piedade, nº 16, Barris.

   17. A audiência vai debater “Projeto Salvador 360 e os impactos no Porto e para o comércio exterior no Estado", proposta da Prefeitura Municipal do Salvador, que, entre outras medidas, retira as atividades de carga e descarga do Porto de Salvador, pleiteando a retomada, inicialmente, de quatro dos sete armazéns (dois já foram cedidos para a instalação do terminal de passageiros) com aextinção do porto até 2024.

   18. A Usuport, que propõe transformar Salvador em um Superporto, pelas suas excelentes qualidades, como a de ter a melhor acessibilidade marítima do país, foi a primeira a se manifestar no interesse da geração de riquezas e empregos na capital baiana e, também, de cerca de mil usuários do porto, defendendo a sua ampliação e não a sua extinção.

   19. O vereador Toinho Carolino (Podemos) recebeu a solidariedade dos colegas que lamentaram as agressões verbal e física praticadas por integrantes da Guarda Municipal no último domingo ,nas imediações da Arena Fonte Nova. Os vereadores cobraram rigorosa apuração dos fatos e aprovaram por unanimidade o projeto que cria o Regime Disciplinar da Guarda Civil Municipal. 

   20. “Não só dos vereadores mas, da sociedade em geral, recebi palavras de apoio porque todos têm a consciência de que qualquer cidadão poderia estar ali em meu lugar e ser agredido. Graças a Deus mantive a serenidade para lidar com a abordagem grosseira e inaceitável. O Regime Disciplinar vai orientar melhor as ações dos integrantes, estabelecer normas e diretrizes e também punições para excessos”, desabafa Carolino.

   21. Avaliar a implantação e manutenção do Sistema de Gestão da Qualidade em toda a Rede SAC baseada nos requisitos da norma ABNT NBR ISO 9001:2015. Esse é o objetivo principal da pré-auditoria realizada por auditores do Instituto Baiano de Metrologia e Qualidade (Ibametro), inicialmente, em cinco unidades SAC de Salvador e Região Metropolitana. A ação acontece nesta quarta-feira (9) e quinta-feira (10) nos postos Barra e Comércio, na capital, e em Candeias.

   22. A avaliação, que é voltada aos setores de recepção e administração dos postos, vai gerar um diagnóstico, detectando a aptidão ou não da unidade, para ser submetida à auditoria externa. O trabalho está sendo desenvolvido pela Diretoria de Gestão da Qualidade (DGQ) da Superintendência de Atendimento ao Cidadão (SAC), da Secretaria da Administração (Saeb).

    23. Para a diretora de Gestão e Qualidade da SAC, Nilza Rios, a certificação é fundamental para que toda a Rede SAC esteja prestando serviços ao cidadão sempre em nível de excelência. "Muito mais que a padronização, a aplicação da ISO 9001:2015 alinhada a padrões internos,  nos garante maior agilidade e qualidade na Rede SAC, o que reflete diretamente no atendimento prestado ao cidadão, que terá serviços ainda mais rápidos e eficazes", ressaltou.

   24. O vice-prefeito de Feira, Colbert Martns, ersteve no último dia 6, domingo, Jequié, nas comemorações dos 50 anos do bispo diocesa DomRui Lopes.

   25. Os abraços foram dados durante Retiros Espirituais, nos dias 3 e 4 de agosto para padres , religiosos e religiosas, e nos dias 5 e 6 de agosto no Retiro Espiritual com mais de 1500 fiéis da Diocese de Jequié, orientados pelo Padre Paulo Ricardo da Arquidiocese de Cuiaba.

  25. Manu Berbet, de Itabuna: Política,Oportunidades, Empreendedorismo, Eventos e Opinião é a proposta do Blog Política & Gente, que também tem uma coluna publicada às sextas-feiras no Jornal Diário Bahia. Link: www.politicaegente.com.br