Colunistas / Miudinhas
Tasso Franco

JOÃO SANTANA diz que Dilma e o PT deram calote de R$20 milhões

Ministério da Saúde vai vacinar 54.2 milhões de pessoas contra a gripe até o final de maio
13/05/2017 às 19:49
 MIUDINHAS GLOBAIS:

   1. (VEJA) Em um dos depoimentos de sua delação premiada na Lava Jato, o marqueteiro João Santana acusou a ex-presidente Dilma Rousseff e o PT de lhe darem um calote no valor de 20 milhões de reais. Segundo Santana, o montante deveria ter sido pago pelos serviços prestados durante as campanhas de 2010 e 2014, que tiveram Dilma como candidata à presidência. O pagamento seria feito via caixa dois.

   2. Santana conta que, em maio de 2014, Dilma disse a ele que havia encontrado uma solução para quitar os valores de 2010 que ainda não haviam sido pagos. Ela iria tirar o tesoureiro João Vaccari da negociação e substituí-lo por alguém de sua confiança, o então ministro da Fazenda Guido Mantega. Segundo o marqueteiro, Vaccari não era uma pessoa com quem a presidente Dilma tinha uma relação amistosa e de confiança.

   3. O anúncio da troca foi feito durante um almoço entre Santana e Dilma no Palácio da Alvorada. Na ocasião, Dilma acrescentou que, se tudo corresse da forma como ela esperava, ele receberia todo o dinheiro referente a 2010 e, pela primeira vez, teria o pagamento antecipado dos serviços prestados em 2014, que seriam acertados antes mesmo das eleições.

   4. Mas o plano da presidente deu errado. “No início das gravações do horário eleitoral, em agosto, eu disse: ‘Olha, presidente, não se cumpriu nada. Nem o pagamento das dívidas de 2010 nem o que a senhora havia prometido. Até agora o Guido não deu nenhuma solução'”, disse Santana. Dilma então teria se mostrado “extremamente irritada”. Mesmo assim, o problema perdurou. “A dívida no final era de 20 milhões de reais, que nós nunca recebemos”, afirmou Santana.

   5. Mônica Moura, mulher do marqueteiro, esteve algumas vezes com Mantega para cobrá-lo, inclusive na residência oficial no período em que ele era ministro. Pressionado e sem conseguir encontrar uma saída, Mantega recorreu a Vaccari, aparentemente sem o conhecimento de Dilma. O tesoureiro então teria indicado o engenheiro Zwi Skornicki para fazer os pagamentos, sem sucesso. Para Santana, a entrada de Skornicki foi uma “solução desastrosa”. O engenheiro havia se comprometido a pagar 4 milhões de dólares em contas no exterior, o que também não se confirmou.

   6. Pressionado por Mônica Moura, Vaccari então recorreu ao empresário Eike Batista para tentar saldar a dívida. Mônica encontrou-se com Flávio Godinho, braço direito de Eike, no Rio de Janeiro para combinarem os depósitos que seriam feitos para a Shellbill, offshore do casal de marqueteiros aberta no Panamá.

   7. Questionado durante o depoimento se não havia estranhado a entrada de Eike Batista na negociação dos pagamentos, Santana disse que “não queria bancar o ingênuo”. “[Ele entrou] como um empresário que ajuda na campanha eleitoral, claro que com interesses no governo”. 

   8. E completou: “O que eu não sabia nem poderia imaginar é isso o que a Lava Jato terminou descobrindo, que havia uma coisa tão organizada e que a maioria aparente desses recursos viria da Petrobras. Jamais passaria pela minha cabeça. Até porque a imagem que eu sempre tive e que trabalhei nas campanhas era de uma empresa eu sempre trabalhei a imagem da Petrobras extremamente competente, de tecnologia avançada e com uma gestão esmerada e competente.”
                                                                ******
   9. Os postos de vacinação de todo o país estiveram abertos neste sábado (13) para o Dia “D” de mobilização contra a gripe. Até o dia 26 de maio, deverão ser vacinadas, em todo o Brasil, 54,2 milhões de pessoas. A Bahia ocupa a quarta posição no ranking nacional, com a meta de vacinar 2,9 milhões de pessoas. Menos de 30% deste grupo prioritário se vacinaram. Para reforçar a campanha e a importância da vacinação, o secretário estadual da Saúde, Fábio Vilas-Boas, e o ministro da Saúde, Ricardo Barros, participaram de ação de sensibilização, em Feira de Santana.

   10. De acordo com o secretário, até o momento, 54,2 mil (48%) pessoas se vacinaram no município, de um público-alvo formado por 112,4 mil. "Está acima da média estadual, mas precisamos avançar. No ano passado, tivemos uma corrida aos postos de saúde porque quase 2 mil pessoas morreram por H1N1 no Brasil. É preciso compreender a importância da vacinação", pontuou Fábio Vilas-Boas.

   11. O ministro Ricardo Barros ressaltou que “hoje, o Brasil é o país que mais oferta vacina de influenza. Estamos adquirindo 60 milhões de doses para vacinar 54,2 milhões de brasileiros. A vacina está disponível no Sistema Único de Saúde (SUS) de forma gratuita”. Ele lembrou ainda que ela é totalmente segura e pode evitar as complicações geradas pelos principais subtipos de influenza que circulam atualmente. 

   12. “É fundamental que a população-alvo aproveite a oportunidade do Dia “D” para procurar as salas de vacinação e se proteger antes da chegada do período de maior circulação dos vírus”, afirmou o ministro.

   13. Após autorização oficial do Ipac, a Prefeitura iniciou, na manhã deste sábado (13), a demolição das fachadas dos casarões históricos que desabaram no último dia 24. A retirada dos escombros havia sido suspensa anteontem (11) pela Defesa Civil de Salvador (Codesal) e Secretaria Municipal de Desenvolvimento e Urbanismo (Sedur) até que o Ipac se posicionasse sobre a estabilização ou demolição das fachadas.

   14. A previsão é que os trabalhos se encerrem hoje às 17h. Após isso, a via deverá ser totalmente liberada pela Transalvador para fluxo normal de veículos e pedestres entre o início da noite de hoje e manhã deste domingo (14). Sobre a Escola Estadual Carneiro Ribeiro, a Codesal aguarda que sejam concluída as obras de estabilização de um casarão localizado ao lado da unidade de ensino para autorizar a volta às aulas com segurança. Essa obra é de responsabilidade do estado. 

   15. Em parceria com o Esporte Clube Vitória, o SAC Móvel participou, neste sábado (13), do evento Ação Global, realizado no Estádio Manoel Barradas em comemoração aos 118 anos do clube.

    16. Parte do mutirão de serviços sociais que compôs o evento, o SAC Móvel expediu, gratuitamente, 100 carteiras de RG - das quais metade foram 2ª ou demais vias gratuitas - além de oferecer inscrições no Cadastro de Pessoa Física (CPF) e certidões de antecedentes criminais.

    17. O público do evento foi composto por torcedores do time e de moradores do entorno, mas entusiastas do rival clássico também aproveitaram a oportunidade: André Lima, 15, é morador de Cajazeiras VI e torcedor do Bahia desde o berço, mas foi com os primos ao Barradão tirar a segunda via da identidade. “Eu perdi a primeira em um jogo, aí tem que tirar de novo, né? 

   18. Achei legal a oportunidade para as pessoas que não têm muitas condições e é perto de casa”. Ainda assim, torcedores rubro-negros eram a maioria: Danilo Bruno, de Cajazeiras VIII, foi com a sobrinha Nívia, 13, prestigiar o time do coração. Também torcedora, Naiara dos Santos, 16, saiu de Itapuã para tirar a segunda via do RG. “É longe, mas eu não podia deixar de vir. É uma oportunidade, né? E no Barradão, melhor ainda!”

   19. Moradores de sete localidades do município de Santana realizam neste sábado o sonho de ter água em suas torneiras.  O Governo do Estado, através da Secretaria de Infraestrutura Hídrica e Saneamento (Sihs) entrega sistema de abastecimento de para os povoados de Alagoas, Várzea do Mourão, Caraíbas, Jacaré, Porto Certo (Distrito de Porto Novo), Barreiros e Lagoa de Dentro. Estarão presentes na cerimônia de entrega o governador Rui Costa e o secretário de Infraestrutura Hídrica e Saneamento, Cássio Peixoto.

   20. Ao todo, conforme explica Peixoto, a intervenção conta com uma rede de  distribuição: 229.877 metros, que resultarão em 362 ligações domiciliares e 1.270 moradores beneficiados. O valor do investimento foi da ordem de R$ 1.456.098,00, oriundo do Funcep.

   21. “Investimentos estes, que, sem dúvida, chegam para mudar a realidade de baianos que, há anos, convivem com muita dificuldade, sendo obrigados a percorrer longas distâncias para obter água sem a devida qualidade, sem tratamento”, destacou o secretário, complementando que: “promover a segurança hídrica em pequenas comunidades representa crescimento para a Bahia e é prioridade do governador Rui Costa, cuja agenda de entregas comprova todo seu compromisso”.
 
   22. A primeira edição do festival em 2017, na capital baiana, ocorre entre 15 de maio e 9 de junho. A 10ª Salvador Restaurant Week consolida o sucesso do evento responsável pela difusão democrática da boa gastronomia. Esta temporada terá um gostinho mais do que especial ao trazer duas novidades para o público e os restaurantes participantes.

    23. A primeira é realização de um concurso para eleger os “Melhores da Salvador Restaurant Week”, através do voto popular pelo site www.restaurantweek.com.br, entre 15/05 e 15/06. Essa é uma forma de reconhecer e homenagear os restaurantes preferidos pelo público, durante a realização do evento. Cada pessoa poderá votar apenas uma vez, escolhendo os melhores nas categorias: Melhor Restaurante, Melhor Menu Week,  Melhor Atendimento, Melhor Custo - Benefício e Chef Destaque.

   24. A segunda novidade é a realização da Cozinha Show Salvador Shopping Restaurant Week, pilotada por renomados chefs, durante uma semana (17 a 28 de maio), na Praça Central do Salvador Shopping (Piso L1). As aulas, que irão acontecer em três horários (13h, 16h e 19h), serão gratuitas. A celebração é tripla. Ao mesmo tempo em que o festival comemora 10 edições em Salvador e uma década no Brasil, o Salvador Shopping, parceiro desde o início, também celebra 10 anos de sucesso.