Colunistas / Miudinhas
Tasso Franco

DELAÇÕES DE JOÃO SANTANA E MÔNICA deixam Dilma bastante vulnerável

A cada dia aparece mais sujeira nesta Lava Jato e o PGR disse que, as delações ajudaram muito a Operação
12/05/2017 às 18:25
MIUDINHAS GLOBAIS:

   1. A situação politica da ex-presidente, Dilma Rousseff, ficou vem mais vunerável com as delações dos marketeiros João Santana e Mônica Moura. Lula já saiu em defesa de Dilma dizendo que tudo mentira. Faz seu contumaz papel de achar que só ele detém a verdade. João e Mônica foram responsáveis pelo marketing das campanhas petistas a presidência em 2006, 2010 e 2014.

   2. O marqueteiro João Santana afirmou, em delação premiada, que a ex-presidente Dilma teria assumido o "controle da gestão financeira" da campanha eleitoral de 2014. Segundo Santana, a ex-presidente teria marcado um encontro, no início de 2014, para "tranquilizar" o marqueteiro sobre a forma de custear a campanha, que passaria a ser gerenciada pelo então ministro da Fazenda Guido Mantega

   3. "Ela disse: Eu quero primeiro lhe tranquilizar em relação à campanha de 2014. Eu estou criando um sistema que você pela primeira vez poderá ser pago até antecipadamente", relatou Santana. O sistema, descreve o delator, excluiria o então tesoureiro do PT João Vaccari Neto.

   4. A presteza prometida não teria, no entanto, se concretizado, conforme explica o marqueteiro: "Era para entrar o dinheiro, e o Guido não conseguiu viabilizar. Foi paga uma parte, mas não com a presteza e a antecipação com que havia sido garantido".

    5. A colaboração de Santana e de Mônica Moura, além de André Santana, funcionário do casal, foi assinada pela Procuradoria-Geral da República (PGR) e homologada pelo Supremo Tribunal Federal (STF). Nesta sexta-feira, 12, o Supremo divulgou os vídeos com os depoimentos do casal.

    6. Segundo Mônica, a ex-presidente frequentemente se mostrava preocupada com o avanço da Operação Lava Jato, sobretudo sobre a empreiteira, e temia que os pagamentos paralelos à conta Shellbill, no banco Heritage, fossem rastreados pelos investigadores.

   7. “Ela queria que a gente mexesse na conta. Ela sugeriu uma vez ‘porque vocês não transferem essa conta de lá para algum outro lugar?’. Aí João dizia ‘de jeito nenhum, eu não vou mexer em nada, não tenho culpa de nada, mexer significa assunção de culpa’. Ela sugeriu uma vez que a gente mandasse pra um lugar, Cingapura, ou algo assim, que ela ouviu que era um lugar muito seguro, que a Suíça já estava… as conversas eram assim, a preocupação dela com essa conta que seria o elo do pagamento da Odebrecht”.

    8. De acordo com Mônica Moura, a então presidente informava detalhes do andamento da Lava-Jato por meio de e-mails secretos, em que mensagens cifradas serviam para alertar o casal. Em uma dessas mensagens, Dilma, que usava o codinome de Iolanda na conta do e-mail, avisou previamente a data em que seria deflagrada a operação e a ordem de prisão que existia contra Santana e Mônica. 

    9. Para evitar rastreamento pelos investigadores, os e-mails não eram enviados, mas apenas salvos na parte destinada a “rascunhos”. Em determinado momento, também por questões de “segurança”, Dilma pediu à mulher de Santana que criasse outra conta de e-mail, o que foi feito.

    10. Às vésperas da Operação Acarajé, que prendeu o casal, segundo a delatora, Dilma alertou João Santana por meio de um telefonema que o casal estava prestes a ser preso pela Polícia Federal.

     11“Na noite do dia 21 nós de fevereiro, ou do dia 20, nós fomos avisados de que havia um mandado de prisão assinado em cima da mesa, foi visto um mandado de prisão assinado já contra a gente. Não fizemos nada, e no dia 22 estourou a operação”, relatou Mônica.
                                                                    *******

    12. Às vésperas de completar 206 anos de fundação, a Biblioteca Central do Estado recebeu uma programação especial, repleta de literatura, interpretação e música. Nesta sexta-feira (12), o espaço, que teve o nome ratificado no último dia 8 para Biblioteca Pública do Estado da Bahia, ganhou 12 mil publicações - cedidas pela Assembleia Legislativa da Bahia (Alba) e pela Fundação Casa de Jorge Amado. 

    13, O conteúdo passa a integrar o acervo histórico da Biblioteca Pública, composto por mais de 600 mil publicações, de todas áreas do conhecimento, entre livros, jornais, revistas e materiais audiovisuais. “A Biblioteca Pública cumpre a missão de garantir o acesso à informação, orienta e educa pessoas de todos os contextos. 

   14. Desde pesquisadores até analfabetos que desejam ter acesso a determinadas informações”, explica a coordenadora do Sistema Estadual de Bibliotecas, Maria Cristina Santos. 

    15. A programação desta sexta (12) incluiu a abertura da exposição 'A primeira biblioteca pública do Brasil e da América Latina', que conta a história do local através de 17 painéis compostos por textos e imagens históricas. 

    16. A bailarina Alice Becker, do Balé do Teatro Castro Alves (TCA), também realizou apresentação solo de 'O laço e o abraço'. Uma palestra sobre o papel da biblioteca pública no século XXI, a apresentação do Coral dos Odontólogos da Bahia, literatura de cordel e declamação de poesias completaram a programação. 

   17. O terminal marítimo de São Tomé de Paripe, no Subúrbio Ferroviário, encontra-se em estado de degradação total, segundo o vereador Orlando Palhinha (DEM). A ponte de acesso dos passageiros às embarcações, que fazem a travessia para Ilha de Maré, está desativada há cerca de um ano. “Isso vem causando muitos transtornos aos usuários que, para embarcar e desembarcar, necessitam entrar na água e fazer a viagem de cerca de 15km com as roupas molhadas”, relata.

   18. O vereador lembra que a Ilha de Maré é um grande atrativo turístico da cidade, ponto de parada das escunas que fazem passeio na Baía de Todos os Santos. Mas, além disso, observa, a travessia também é diariamente utilizada por estudantes, moradores e comerciantes da região, por ser esse o único meio de transporte regular para o local.
   
    19. Os Restaurantes Populares da Liberdade e do Comércio realizaram nesta sexta-feira (12) uma ação especial pelo Dia das Mães. Pelo quinto ano consecutivo, teve música ao vivo, decoração com flores e balões, serviços estéticos e um cardápio ainda mais elaborado. “Preparamos um cardápio que favoreça a alimentação balanceada e saudável, fortalecendo mais o vínculo do alimento com a mulher”, conta a coordenadora dos Restaurantes Populares, Jane Gladys. As mães também ganharam um bombom de chocolate como lembrança.

    20. Para a superintendente de Segurança Alimentar da Secretaria de Justiça, Direitos Humanos e Desenvolvimento Social (SJDHDS), Rose Pondé, a ação tem o objetivo de acolher a comunidade e fortalecer o vínculo criado com os frequentadores das duas unidades. “Somos o restaurante da família que vem aqui e que participa deste ambiente”, explica a gestora.

     21. Na próxima segunda-feira (15), às 9h, os secretários estaduais Fábio Vilas-Boas (Saúde), Walter Pinheiro (Educação) e André Curvello (Comunicação) lançam a campanha estadual de combate ao mosquito Aedes aegypti em uma das maiores escolas de Salvador, o Colégio Estadual de Aplicação Anísio Teixeira, em São Marcos.

   22. O diferencial da campanha é a interatividade. Vídeo 360°, microscópios, gincana e uma estrutura de um mini cinema para exibir vídeos educativos são parte da estratégia de divulgação, que também conta com influenciadores digitais (10ocupados), ações em redes sociais e anúncios em sites, jornais, revistas, outdoors, busdoors, além da exibição de comerciais em rádios e tevês de todo o estado.

    23. Nesta sexta-feira (12), o primeiro vice-líder do governo no Congresso Nacional destacou as medidas adotadas pelo presidente da República, Michel Temer, em um ano de governo. “São medidas que objetivam modernizar o Brasil em todos os setores. O País está saindo da recessão e mudando agora com um ano coragem, trabalho e avanços”, disse.

   24. Benito Gama afirmou que o Governo Temer realiza uma nova política, que não recua diante dos desafios apresentados na realidade do país. “As reformas são exemplos deste importante compromisso de enfrentamento aos problemas da nossa atual conjuntura política-econômica, que depende de mudanças estruturantes para garantir um futuro melhor. Tudo isso, atendendo as necessidades de todos os cidadãos e, não apenas de uma categoria específica”, explicou.