Shows

BLOQUINHO ECOFOLIA SOLIDÁRIA DESFILA DIA 26 COM COM BANDA YAYÁ MUXIMA

Dia 26 de fevereiro
Da Redação , Salvador | 20/02/2025 às 14:57
Eco Folia
Foto:
O bloquinho Ecofolia Solidária desfila no circuito Dodô na próxima quarta-feira (26), com o objetivo de chamar a atenção do folião para a valorização do trabalho dos catadores de material reciclável durante o Carnaval e a preservação ambiental. Com o mote ‘Trabalho Decente na Folia’, o cortejo sai do Farol da Barra, às 16h, até Ondina, com distribuição de material educativo aos passantes.

A banda percussiva feminina Yayá Muxima, com repertório de músicas popular, afro e autoral, será a responsável por puxar o bloco que reunirá cerca de 500 pessoas entre funcionários de secretarias do Governo, catadores, representantes de cooperativas de reciclagem e outros parceiros do projeto Ecofolia Solidária, iniciativa do Governo da Bahia que apoiará 3 mil catadores de material reciclável durante a festa.

A ação acontece desde 2007 e prevê a distribuição de fardamento e equipamentos de proteção individual, além de alimentação e água. Além disso, os catadores podem comercializar o material coletado diretamente em uma das 13 Centrais de Apoio ao Catador, espalhadas nos circuitos do Carnaval. O objetivo é a promoção do trabalho digno à categoria.

Já o bloquinho Ecofolia Solidária completa cinco anos de participação na festa, com o primeiro desfile em 2019 (2021 e 2022 o Carnaval foi suspenso em decorrência da pandemia). O objetivo é o de incentivar o respeito aos catadores, mas também chamar a atenção para a preservação ambiental. Ao descartar latinhas de alumínio e garrafas plásticas em locais acessíveis aos catadores, o folião ajuda a impedir que o resíduo sólido polua ou cause transtornos ao meio ambiente.

O Ecofolia Solidária é uma ação do Governo da Bahia, coordenada pela Secretaria do Trabalho, Emprego, Renda e Esporte (Setre) em parceria com as pastas do Meio Ambiente (Sema), Assistência e Desenvolvimento Social (Seades), Desenvolvimento Urbano (Sedur), Políticas Para Mulheres (SPM), além da Voluntárias Sociais da Bahia (VSB), Companhia de Desenvolvimento e Ação Regional (CAR), Ministério Público do Trabalho (MPT) e Cooperativas de Catadores.