Shows

CASA DA MÃE APRESENTA: ROCK, BOSSA NOVA, FORRÓ, MPB E SAMBA

Shows até 27 de abril
DP , Salvador | 15/04/2024 às 19:34
Samba e jazz
Foto: DIV
   Rock, Bossa Nova, Forró, Nova MPB, música boa feita na Bahia! Assim é na Casa da Mãe

 

Prepare-se para mais uma semana repleta de música e cultura na Casa da Mãe, um espaço que já conquistou o coração de quem ama arte em Salvador. A agenda começa na segunda-feira, dia 15 de abril, com o show de Mãeana, homenageando João Gilberto e João Gomes, seguido pelo tradicional Samba Jazz e pelo Sarau na terça-feira. Na quarta-feira o talentoso Carlos Barros apresenta seu espetáculo 'Música e Poesia'. E tem mais programação diversificada ao longo da semana, com o ‘Fuá’ com Ana Barroso e Guigga, na quinta-feira, o Triêtu e o Fuzuê de Zefa  de Vanessa Melo na sexta-feira, e Sandra Simões no sábado, com o seu ‘Sou Bamba e Rock'n Roll’.

 

SEGUNDA-FEIRA, dia 15 de abril - Mãeana - A semana musical na Casa da Mãe começa na segunda-feira, pontualmente às 21h, com a cantora carioca Mãeana, que faz show homenageando João Gilberto e João Gomes.  "Imaginar João Gilberto no piseiro e João Gomes na bossa nova foi a semente desse show", conta a cantora, que é acompanhada de Bem Gil e Sebastian Notini. O repertório junta repertório com as canções do pai da Bossa Nova, João Gilberto, e os piseiros de um dos mais famosos representantes do gênero, João Gomes. 

Mãe Ana equilibra em cima do palco a adaptação das sagradas canções de bossa nova com um releitura um tanto cult dos piseiros – difícil negar esse aspecto, já que o original tem contexto, raça e público completamente distintos. Sob sua guia, ambas se tornam uma coisa só, passíveis de serem dançadas com sarradas e rebolado com quebradinha de lado, o que Ana faz timidamente, mas de forma suficiente para criar um clima cômico (e agregador).

 

Mãeana no show “JG – João Gomes e João Gilberto”

Segundas-feiras, 15, 22 e 29 de abril, às 21h

Valor do Couvert: 40,00

 

TERÇA-FEIRA, dia 16 de abril - Samba Jazz - Mathias Traut, Samuel Cabral, Tobias Möller, Jordi Amorim e Fernando Isaia entregam toda terça-feira música instrumental com alto grau de charme, com o seu Samba-Jazz. Diferentemente da bossa nova, que é um estilo de samba caracterizado pelo seu espírito intimista, seu som suave e seu comedimento de elementos sonoros, o samba-jazz tem na improvisação e na estridência componentes muitos presentes. 

 

Samba Jazz 

Terças-feiras, às 20h30

Valor do Couvert: 25,00


TERÇA-FEIRA, dia 17 de abril - Sarau Casa da Mãe - Logo depois começa o Sarau Casa da Mãe um  palco aberto para os artistas, que podem ser inscrever na hora e apresentar até três músicas. Tem artistas fixos que ajudam a manter viva a ideia do Sarau como Paulo Giron, Márcio Dubeó e Gil Vicente Tavares. O Sarau começa às 23:45 e a entrada é livre, sem couvert.

Sarau Casa da Mãe

Terças-feiras, às 23h45

Gratuito


QUARTA-FEIRA, dia 17 de abril, 21h - “Música e Poesia” - com Carlos Barros - Com o espetáculo "Música e Poesia" Carlos Barros promete uma jornada única através dos versos e acordes que tocam a alma. No show "Em Música e Poesia", Carlos Barros reúne um repertório selecionado de canções que são verdadeiros hinos à sensibilidade humana. Composições de Caetano Veloso, Chico Buarque, Criolo, Gilberto Gil e outros grandes nomes da música brasileira se entrelaçam com textos de poetas consagrados, como Fernando Pessoa, Elisa Lucinda e Marlon Marcos. Uma noite para descobrir o que acontece ao juntar Música e Poesia.

Carlos Barros em Música e Poesia

Quarta-feira, às 22h

Couvert R$20,00

 

QUINTA-FEIRA, dia 18 de abril - “Fuá”, com Ana Barroso e Guigga - E retorna nesta quinta-feira, dia 18 de abril o show "Fuá", protagonizado pelos talentosos Ana Barroso e Guigga, que prometem uma verdadeira celebração da música nordestina. Ana Barroso e Guigga levarão ao palco uma mistura envolvente de clássicos do cancioneiro junino e canções que fazem parte do repertório autoral de ambos os artistas. Curtindo também a amizade de longa data e acompanhados de um autêntico trio nordestino.

“Fuá”, com Ana Barroso de Guigga

Quintas-feiras, 18 e 25 de abril, às 21h

Valor do Couvert: 35,00

SEXTA-FEIRA, dia 19 de abril, às 20h - Triêtu - Fruto de uma proposta de interação musical entre três jovens que são filhos e filha das águas de Lençóis na Chapada Diamantina, interior da Bahia, o Triêtu nasceu em 2018 semeado por André Fonseca, Jamile Santos e Tainã Pacheco. Inspirados na Música Popular Brasileira em seu repertório os artistas apresentam uma proposta musical íntima onde são valorizadas a sintonia das vozes em diálogo com o violão, passando pelo samba, o axé, o forro e o reggae, músicas que resgatam nossa identidade e ancestralidade brasileira, que é diversa e multicultural. 

Triêtu

Sexta-feira, 19 abril, às 20h

Valor do Couvert: 35,00

SEXTA-FEIRA, dia 19 de abril, às 22h - Vanessa Melo apresenta o show “Fuzuê de Zefa” - A ideia é fazer um forró menos tradicional, onde Vanessa Melo, cantora e instrumentista, e Estevan Dantas, no acordeon, e Rafael Santana, na percuteria, formem uma sólida base instrumental e toquem composições de artistas de impacto no ritmo, como Luís Gonzaga, Dominguinhos e Anastácia.

ingressou no curso técnico de música no Colégio Deputado Manoel Novaes. No


Vanessa Melo apresenta o show “Fuzuê de Zefa

Sexta-feira, 19 abril, às 22h

Valor do Couvert: 35,00

SÁBADO, dia 20 de abril - Sandra Simões no show “Sou Bamba e Rock'n Roll” - Cantora e compositora, Sandra Simões apresentará as músicas do seu CD Sou Bamba e Rock'n Roll” com mais de 10 anos de lançamento, além de outras canções que compõem repertórios de shows já realizados por ela. Se apropriando de elementos musicais do samba, rock, maxixe, tango e outros gêneros, Sou Bamba e Rock´n Roll reflete a pluralidade de Sandra Simões, que consegue transitar entre diferentes ritmos, com liberdade e longe de rótulos, sem perder a essência da sua personalidade musical. 

Sandra Simões no show “Sou Bamba e Rock'n Roll”

Sábado, 20 abril, às 22h

Valor do Couvert: 35,00


Confira a programação da semana que vem:

SEGUNDA-FEIRA, dia 22 de abril - Mãeana -  Completo sucesso, com a casa lotada todas as segundas o show “JG – João Gomes e João Gilberto” tem em seu repertório as canções do pai da Bossa Nova, João Gilberto, e os piseiros de um dos mais famosos representantes do gênero, João Gomes. Os dois tem 70 anos de diferença, apesar da pouca distância que separam suas origens: Juazeiro, na Bahia, e Serrita, Pernambuco. O cenário e o figurino, claro, seguem o estilo sempre adotado pela artista: kistch, colorido, brilhoso, over. Os panos coloridos estendidos no palco se mesclam ao vestido estampado, às miçangas e ao chapéu de palha todo personalizado com balagandãs, aos quais se somam lasers na cor verde. Bem bonito e divertido. Até que chegou o momento em que o foco do show se perdeu, com histórias desencontradas e despreparadas.


Mãeana no show “JG – João Gomes e João Gilberto”

Segundas-feiras, 22 e 29 de abril, às 21h

Valor do Couvert: 40,00


TERÇA-FEIRA, dia 23 de abril - Samba Jazz - Música instrumental com alto grau de charme, interpretada por Mathias Traut, Samuel Cabral, Tobias Möller, Jordi Amorim e Fernando Isaia o Samba Jazz acontece toda terça-feira, e já se tornou ponto de encontro, quando eles sobem ao palco para  “defender” o espaço do Samba Jazz na cena musical de Salvador.

 

Samba Jazz 

Terças-feiras, às 20h30

Valor do Couvert: 25,00


TERÇA-FEIRA, dia 23 de abril - Sarau Casa da Mãe - Logo depois começa o Sarau Casa da Mãe, um  palco aberto para os artistas, que podem ser inscrever na hora e apresentar até três músicas. Tem artistas fixos que ajudam a manter viva a ideia do Sarau como Paulo Giron, Márcio Dubeó e Gil Vicente Tavares. O Sarau começa às 23:45 e a entrada é livre, sem couvert.


Sarau Casa da Mãe

Terças-feiras, às 23h45

Gratuito


QUINTA-FEIRA, dia 25 de abril - “Fuá”, com Ana Barroso e Guigga -  A dupla consagra as quintas-feiras na Casa da Mãe como o lugar para ouvir, cantar e dançar forró, fazer um “fuá”. Guigga é artista do sertão baiano, nascido e criado na cidade de Maracás. Foi o vencedor do Festival Nacional da Canção nos anos de 2015 e 2021. Agora se prepara para o lançamento do disco “Mar sobre Pedras” com o músico Tarcísio Santos. Atriz, cantora e compositora, Ana Barroso nasceu em Vitória da Conquista e renasceu em Jequié-BA, onde formou-se em Teatro pela UESB. Foi vencedora do FAMUS (2020) e fez seu disco de estreia “Cisco no Olho” (2021). Apresentou o OSBREGA Concerto para o Amor com a Orquestra Sinfônica da Bahia na Concha Acústica do Teatro Castro Alves (2023) e no mesmo palco interpretou Irmã Dulce no Musical A Peleja da Santa Dulce dos Pobres. A artista é um elo entre o original e a tradição; em suas canções autorais, expressa a beleza e a peleja que a vida incorpora na sua e em outras existências.


“Fuá”, com Ana Barroso de Guigga

Quintas-feiras, 25 de abril, às 21h

Valor do Couvert: 35,00

SEXTA-FEIRA, dia 26 de abril - “Samba de Leoha”, com Eloah - Dona de uma voz única, Eloah é multiartista vinda do Litoral Sul da Bahia. Mulher preta, bissexual e mãe-solo com mais de 20 anos de palco e “30 anos de guerra”, como afirma em “Mais de 30”, seu lançamento mais recente. Por do meio samba, a multiartista canta os desafios e conquistas da mulher preta nas suas composições e tem como principal marca sua voz potente e versátil. Também é conhecida pelo traço visceral da sua obra e seu poder de emocionar, seja pelo seu timbre que atravessa, seja pelos temas sensíveis que aborda. Em 2024, ela se prepara para a gravação de um EP de sambas inéditos e estreia também o “Samba da Leoah” que existe desde 2021 em Salvador, com um repertório diverso que representa bem o samba brasileiro com uma roda de samba que passeia pelas múltiplas vertentes do gênero, inclusive pelas variações afro-baianas. O show conta com além de Eloah Monteiro, com Ágatha Clarissa, Garotinho 7cordas e Amanda Quadros.


“Samba de Leoha”, com Eloah

Sexta-feira, 26 de abril às 22h

Valor do Couvert: 35,00


SÁBADO, dia 27 de abril - Sandra Simões no show “Sou Bamba e Rock'n Roll” - Cantora e compositora, Sandra Simões apresentará as músicas do seu CD Sou Bamba e Rock'n Roll” com mais de 10 anos de lançamento, além de outras canções que compõem repertórios de shows já realizados por ela. Se apropriando de elementos musicais do samba, rock, maxixe, tango e outros gêneros, Sou Bamba e Rock´n Roll reflete a pluralidade de Sandra Simões, que consegue transitar entre diferentes ritmos, com liberdade e longe de rótulos, sem perder a essência da sua personalidade musical. 

Sandra Simões no show Sou Bamba e Rock'n Roll”

Sábado, 27 abril, às 22h

Valor do Couvert: 35,00