Shows

GERÔNIMO VOLTA A SE APRESENTAR NA ESCADARIA DO PAÇO E EMOCIONA PLATEIA

Dia 31 de outubro
Doris Pinheiro , Salvador | 01/11/2023 às 19:16
Gerônimo
Foto: Luan Teles

Foi um momento de emoção e reencontro entre o cantor e compositor Gerônimo Santana, seu público e a Escadaria do Passo. Na noite de terça-feira (31), o artista pode retornar, acompanhado da banda Mont Serrat, ao cenário onde por mais de dez anos foram realizados shows memoráveis para turistas e soteropolitanos. No palco, Gerônimo e banda, emocionados, deram as boas vindas ao público que lotou a escadaria, arena a céu aberto no melhor estilo Centro Histórico de Salvador. “Depois de tantos anos voltar a fazer shows aqui na escadaria é uma grande emoção e isso só enriquece as atividades culturais de uma cidade, que é a cidade da música, e que está aqui para servir aos que moram e aos que nos visitam”, afirmou o artista.


Os shows gratuitos de Gerônimo, dentro do “Cole no Centro”, são realizados  com o apoio da Prefeitura de Salvador, por meio da Secretaria Municipal de Cultura e Turismo (Secult) e acontecerão todas as últimas terças-feiras do mês. Nesta edição foram batizados de “O Pagador de Promessa” em homenagem ao filme “O Pagador de Promessas” (1961), ganhador da Palma de Ouro no Festival de Cannes, em 1962,  primeiro longa-metragem do Brasil a concorrer ao Oscar na categoria Melhor Filme. A produção foi filmada na escadaria Situada na Ladeira do Carmo, no Santo Antônio Além do Carmo. 

“Era um desejo antigo nosso trazer Gerônimo de volta à Escadaria do Passo, onde ele fez temporadas memoráveis, desbravou o espaço levando “O Pagador de Promessa”, show que fez por muito tempo. Estamos felizes de conseguir viabilizar que Gerônimo voltasse com esse espetáculo fantástico em um espaço onde ele deu tantos frutos”, declarou o diretor de Turismo da Secult, Gegê Magalhães. 


Coletivo Rumpilezzinho Na próxima sexta-feira, 03 de novembro, às 19h, também na Escadaria do Passo, acontece o show gratuito do Coletivo Rumpilezzinho que vai apresentar um repertório autoral criado coletivamente durante as aulas do projeto Laboratório Musical para Jovens. O show terá uma composição inédita de Daniela Natali e participação do guitarrista Roberto Barreto, um dos idealizadores da banda BaianaSystem, e, ao final, uma homenagem ao maestro Letieres Leite. A Orquestra Rumpilezz e seus projetos se apresentarão sempre nas primeiras sextas-feiras do mês na Escadaria do Passo.


Missa Campal da Rosário e Orquestra Afrosinfônica - A programação do Cole no Centro tem uma nova estreia na próxima terça-feira, dia 07 de novembro, quando será realizada, a partir das 18h, no Largo do Pelourinho, a Missa Campal da Igreja de Nossa Senhora do Rosário dos Pretos e logo em seguida uma apresentação da Orquestra Afrosinfônica que tocará um repertório pensando especialmente para  a Terça da Benção, com os grandes  sucessos dos blocos afros de Salvador.  


Cortejos pelas ruas - Enquanto isso, o Centro Histórico segue tendo suas ruas sendo agitadas pela bonita participação de cortejos do Cortejo Afro (segundas), de Os Negões (terças), do Muzenza (quartas), da Mulherada (quintas), da Banda Didá (sábados) e dos Filhos de Gandhy (domingos), As atrações do Cole no Centro fazem parte de um calendário fixo que pode ser conferido pela população no site www.salvadordabahia.com e no perfil de Instagram da Secult.