Shows

Ana Mametto lança ‘Saudação’ nas plataformas digitais

Dias 17, 24 e 31 de julho
Imprensa Via Press , Salvador | 12/07/2020 às 12:49
Ana Mametto
Foto: Flora Negri

Em uma reverência à cultura afro-brasileira, a cantora e atriz Ana Mametto lança ‘Saudação’, seu novo álbum. Nas 12 faixas que compõem o trabalho, a artista revisita grandes compositores e intérpretes da Música Popular Brasileira com quem tem profunda identificação. São músicas de Dorival Caymmi, Os Tincoãs, do disco Afro-sambas, de Vinicius de Moraes e Baden Powell, e canções interpretadas por Clara Nunes. Com lançamento inteiramente digital, o álbum terá quatro singles lançados em julho, sempre às sextas-feiras, e fica disponível na íntegra em agosto nas principais plataformas de música. A primeira canção, ‘As Forças da Natureza’, originalmente cantada por Clara Nunes, abre a série de lançamentos nesta sexta-feira, dia 10 de julho.  


Idealizado e produzido durante o período de isolamento social, ‘Saudação’ faz um tributo às raízes musicais de Ana Mametto, saudando ícones que a influenciam. “Esse momento difícil de pandemia nos faz revisitar muitas coisas dentro de nós, e esse álbum vem pra saudar artistas que têm uma ligação direta com a minha carreira e que são fundamentais para a cultura afro-brasileira”, destaca. Com os músicos Yacoce Simões (produção, arranjos e piano) e Citnes Dias (percussão), Ana Mametto interpreta três músicas de cada homenageado.


Quatro das faixas serão antecipadas para o público e lançadas ao longo deste mês. Depois de ‘As Forças da Natureza’, “escolhida para a estreia por trazer uma mensagem de renovação que tudo tem a ver com o momento em que vivemos”, segundo Mametto, serão lançadas ‘Canto para Xangô’, do disco Os Afro-sambas, no dia 17; ‘Atabaque Chora’, de Os Tincoãs, no dia 24; e ‘Canoeiro’, de Dorival Caymmi, em 31 de julho.


Além delas, o álbum ainda traz ‘Banho de Manjericão’ (João Nogueira/ Paulo César Pinheiro) e ‘Nação’ (Aldir Blanc/João Bôsco/ Paulo Emílio), imortalizadas por Clara Nunes. De Baden Powell e Vinícius de Moraes, ‘Canto de Yemanjá’ e ‘Labareda’; De Caymmi, ‘O Bem do Mar’ e ‘O Vento’ e de Os Tincoãs ‘A Força da Jurema’ (Dadinho/ Heraldo/ Mateus Aleluia) e ‘Canto pra Yemanjá’ (Mateus Aleluia/ Dadinho). ‘Saudação’ foi gravado e mixado no estúdio Taba10 por Yacoce Simões, tem masterização de Brendan Duffey e direção artística de Ana Mametto e Yacoce Simões.


A programação nos meios digitais vai além do lançamento dos singles e inclui a estreia – também às sextas-feiras - de quatro vídeos, resultado registro audiovisual da gravação do álbum, assinado pelos videomakers Marcus Maia e Nelma Belchote, da Cara de Rã Produções. Os vídeos serão disponibilizados no canal oficial de Ana Mametto no YouTube (youtube.com/mametto), onde também acontece no sábado, dia 11, um bate-papo com o escritor Vagner Fernandes, biógrafo e autor do livro “Clara Nunes: guerreira da utopia”. Os singles de ‘Saudação’ ficarão disponíveis nas principais plataformas musicais (Spotify, Deezer, iTunes, Google Play, Amazon Music e YouTube Music) em julho e a íntegra do álbum no dia 7 de agosto.



Ana Mametto


Ana Mametto ingressou profissionalmente na música ainda adolescente, aos 13 anos, e desde então não parou mais. Na sua longa trajetória artística, entre os nomes internacionais, soma trabalhos com nomes como a banda Scorpions, na turnê brasileira em 2008 e apresentações no México e em Portugal, além de participação com o guitarrista Carlos Santana.


Há dez anos fez o primeiro show com a banda Mametto em um mergulho na música afro em suas diversas dimensões. Os shows são marcados por interpretações intensas em verdadeiros espetáculos cênicos-musicais que encantam a todos.


Em 2017, estreou como atriz no musical baiano “De Um Tudo”, dirigido por Fernando Guerreiro, e foi indicada ao Prêmio Braskem de Teatro como Atriz Revelação. Em 2019, foi convidada pela também baiana Larissa Luz para substituí-la no espetáculo Elza em algumas apresentações e estrelou a peça “Sonho de Uma Noite de Verão na Bahia”, do diretor e dramaturgo pernambucano João Falcão, que lhe rendeu outra indicação, desta vez na categoria de Melhor Atriz.


Ana Mametto - Saudação
12 faixas

Produção, arranjos e piano: Yacoce Simões
Percussão: Citnes Dias
Gravação e mixagem: Yacoce Simões - Estúdio Taba10
Masterização: Brendan Duffey
Vídeo: Cara de Rã Produções - Marcus Maia e Nelma Belchote -
Direção artística: Ana Mametto e Yacoce Simões

Lançamento singles: 10, 17, 24 e 31 de julho | Álbum: 7 de agosto 
Spotify, Deezer, iTunes, Google Play, Amazon Music e YouTube Music