segunda-feira, 30 de mar?o de 2020
Shows

Julio Caldas e Daniel Neto apresentam o Duo Armorial nesta quinta (12)

Dia 12 de março
Flavia Maciel , Salvador | 10/03/2020 às 17:14
Julio Caldas e Daniel Neto
Foto: Flávia Maciel

Um passeio pelos elementos da cultura nordestina é o que prometem os instrumentistas Julio Caldas e Daniel Neto, que se apresentam, nesta quinta-feira (12), a partir das 18 horas, no Solar Gastronomia, que funciona no Palacete das Artes, na Graça. No show “Duo Armorial”, os músicos destacam elementos sonoros da cultura popular de forma erudita, utilizando violas brasileiras e acordeom para valorizar ritmos e improvisos das composições nordestinas.

  No repertório, os músicos apresentam temas do Quinteto Armorial, adaptações de músicas de pífanos, composições autorais e de compositores que valorizaram o nordeste, como o maestro pernambucano Duda, Luiz Gonzaga e Dominguinhos. “Este é um trabalho que surgiu de forma muito natural. Daniel Neto vem se dedicando ao acordeom e eu pesquiso as violas brasileiras há mais de vinte anos. Reunimos músicas que já tocávamos em nossos trabalhos individuais e começamos a pesquisar outras composições que poderiam integrar o repertório de um show onde pudéssemos estar juntos, tocando viola e sanfona”, explica Julio Caldas, destacando: “desde quando fizemos a primeira apresentação juntos, as coisas começaram a fluir espontaneamente, nos direcionando para esse formato de show que tem como conceito a valorização da cultura nordestina”.

  O Duo Armorial já foi apresentado durante a Exposição Santos Juninos na Colina Sagrada, realizado pela Vila Criativa, localizada no Bonfim, no Memorial Casa Divina, que funciona na antiga casa de Vinícius de Moraes, em Salvador, no projeto Tamar, em Praia do Forte e em eventos particulares.

  Sobre os músicos – Daniel Neto é acordeonista, arranjador e compositor, formado em Composição pela Ufba. Teve seu talento reconhecido por duas vezes no Festival de Sanfoneiros de Feira de Santana. Com a quadrilha junina Asa Branca conquistou o 1º lugar no 8º Concurso Nacional de Quadrilhas Juninas e, também conquistou o Prêmio de Melhor Música Instrumental no Troféu Caymmi. Participou de diversos conjuntos musicais, como Zefa di Zeca, Xiboquinha, Quadrilha Junina Asa Branca, Duo Traz a Presença e EstOutros. Também atuou como músico dos espetáculos teatrais Labirintos, Na Outra Margem e Alice no Sertão das Maravilhas e fez pesquisas musicais pela América Latina e Itália. Integra a bandas Toco Y Me Voy e se apresenta ao lado de artistas, como Luis Caldas, Saulo Fernandes, Magary Lord e Juliana Leite.

  Júlio Caldas é multi-instrumentista e pesquisa as violas brasileiras há mais de vinte anos. Atuou como produtor musical do disco “Terreiros”, de Roque Ferreira, indicado ao Prêmio de Música Brasileira, na categoria Samba (2016); como arranjador do álbum “Abre caminho”, da cantora Mariene de Castro, que ganhou o Prêmio TIM de Música (2005), na categoria Melhor Disco Regional; e do CD “Lua Bonita”, de Socorro Lira, vencedor do Prêmio de Música Brasileira (2012), também na categoria Música Regional. Ele também assina os projetos Circuito Guitarra Baiana, Mostra de Guitarra Baiana e Trio de Guitarra Baiana. Foi premiado com o Troféu Dodô e Osmar como melhor instrumentista de guitarra baiana, em 2015, e indicado ao Troféu Caymmi como artista revelação.

 

Veja: https://www.youtube.com/watch?v=SrtJhKlCztc

 

SERVIÇO:

O quê: Duo Armorial no Solar Gastronomia, com Daniel Neto e Julio Caldas

Quando: 12/03 (quinta), às 18h

Onde: Solar Gastronomia (Palacete das Artes, Rua da Graça, 284 – Graça)