domingo, 23 de fevereiro de 2020
Shows

Guitarrista Julio Caldas apresenta o show CarnaBlues-BA

Dia 15 de fevereiro
Flavia Maciel , Salvador | 12/02/2020 às 12:56
Carnaval de Maragojipe 2017
Foto: divulgação
A tribo do blues e do rock tem encontro marcado, no verão da Bahia, com o guitarrista Julio Caldas, que vem movimentando a cena do blues no Estado. Pelo terceiro ano, o multi-instrumentista apresenta seu projeto CarnaBlues-BA, destacando a Guitarra Baiana como solista das melodias. O primeiro show acontece neste sábado (15), a partir das 18 horas, na praça de Guarajuba, com acesso gratuito.
Na segunda-feira de Carnaval (24), Julio Caldas subirá ao palco montado pelo Governo do Estado na Praça Pedro Archanjo, no Pelourinho, às 22 horas, onde executará o som do blues na Guitarra Baiana. Já no sábado (29), às 18 horas, o músico se apresenta na Praça de Arembepe.
A Guitarra Baiana deu origem ao Carnaval da Bahia como é mundialmente conhecido hoje. Até o início dos anos 1980, o instrumento, que é um misto de bandolim com guitarra elétrica, era considerado a voz do Trio Elétrico, fazendo as melodias e embalando os foliões. Em seu projeto CarbaBlues-BA, Julio Caldas faz um paralelo entre o Carnaval da Bahia e o Carnaval de New Orleans, nos Estados Unidos, que é embalado pelo blues e que, também, é considerado uma das festas momescas mais famosas do mundo.
Em seu repertório, o guitarrista relembrará o Festival Woodstock, o ápice do movimento Flower Power, apresentando composições autorais, música brasileira e clássicos do blues, como as músicas de Jimi Hendrix, Bob Dylan, Janis Joplin, Rolling Stones, The Who, Novos baianos, Rul Seixas e Rita Lee.
Julio Caldas - Multi-instrumentista e pesquisador dos instrumentos de cordas populares radicados no Brasil. Atuante há mais de 20 anos, já tocou com grandes nomes da música e produziu a Mostra de Guitarra Baiana, o Circuito de Guitarra Baiana e o Trio de Guitarra Baiana. Foi premiado com o Troféu Dodô e Osmar, indicado ao Troféu Caymmi e finalista do Festival de Música Educadora FM. Produziu álbuns de diversos artistas e possui seis CDs lançados: Pitecantropus Erectus, Café com Blues – Tipo Exportação, Julio Caldas Quarteto – Choro Rock, Viola de Arame, Julio Caldas & Choro Rock – Circuito Guitarra Baiana e Blues, Baiões e Psicodelia. Foi premiado com o Troféu Dodô e Osmar, indicado ao Troféu Caymmi e finalista do Festival de Música Educadora. Arranjou o álbum Abre Caminho, de Mariene de Castro, que ganhou o Prêmio TIM de Música. Foi diretor musical do álbum Lua Bonita, de Socorro Lira, vencedor do Prêmio de Música Brasileira, e do álbum Terreiros, de Roque Ferreira, indicado ao mesmo prêmio. Se apresentou no Percpan, Ano Brasil na França (FR), Mercado Cultural (BA), entre outros.

 

Siga: https://www.facebook.com/juliocaldas/

Assista: https://www.youtube.com/watch?v=aJNkeIlXC3Q

 

SERVIÇO:

O quê: CarnaBlues-BA com Julio Caldas

Quando: Sábado (1502), às 18h - Guarajuba

            Segunda-feira (24/02) às 22h – Praça Pedro Archanjo - Pelourinho

            Sábado (29/02), às 18 h – Arembepe

Quanto: Gratuito

Contato: Julio Caldas (71) 9603-4095/ Flávia Maciel (71) 98702 1291