ter?a-feira, 19 de mar?o de 2019
Shows

Ensaio do Bloco Afro Malê Debalê será transmitido ao vivo na TVE

Dia 10 de janeiro
Ascom Irdeb , Salvador | 10/01/2019 às 10:37
Ensaio do Malê Debalê
Foto: divulgação

Tradicional no verão de Salvador, o primeiro ensaio do ano do Bloco Afro Malê Debalê acontece nesta quinta-feira (10), na praça Quincas Berro D’Água, no Pelourinho. A novidade este ano fica por conta da transmissão ao vivo do evento pela TVE Bahia e pelos canais oficiais da emissora no facebook (/tvebahia), twitter (/tvebahia) e Portal (www.tve.ba.gov.br/tveonline), a partir das 21h.

Intitulado ‘Malê + 40’, em homenagem aos 40 anos de tradição do bloco, o evento contará com show de abertura da sambista Carla Gentil e participação de artistas baianos como Jau, banda Ara Ketu, Adão Negro, Samba Trator e Jammil. Os ingressos estarão sendo vendidos no local do evento.

 

 

 

História

 

O bloco foi criado em 1979 por um grupo de moradores de Itapuã que desejavam ver o seu bairro representado no carnaval de Salvador. O Malê tem na dança e na música referencias na tradição cultural herdada da cultura afro, mesclada com a história e costumes da comunidade em que foi criado. O nome da entidade é uma homenagem aos “Malês”, negros muçulmanos que lutaram contra o processo de escravidão no século XIX, já o “Debalê” é uma palavra que foi incorporada ao nome “Malê”, quando do batismo do bloco, para enriquecer a sonoridade.