Shows

Pianista Simone Leitão se apresenta em Salvador com o programa NEOJIBA

Dia 16 de dezembro
Viva Interativa , Salvador | 11/12/2018 às 13:22
Simone Leitão é reconhecida como umas das mais atuantes pianistas brasileiras da atualidade
Foto: Div

Após passar por São Paulo, Quito, Curaçao, Miami e Los Angeles, a pianista Simone Leitão tem Salvador como próxima parada da sua turnê neste domingo (16), quando participa do concerto da Orquestra Juvenil da Bahia (Programa NEOJIBA), no Teatro Castro Alves, dentro da programação do projeto Domingo no TCA, às 11h.

Reconhecida como uma das mais atuantes pianistas brasileiras da atualidade, Simone Leitão já se apresentou duas vezes em Salvador com a Orquestra Juvenil da Bahia, em 2010 e 2012, desde quando vem mantendo uma relação de admiração e cooperação com a NEOJIBA. “Através desse projeto, a música clássica entrou na Bahia como uma avenida de oportunidades e inserção na sociedade de crianças, adolescentes e jovens que muitas vezes estão em fator de risco, e isso é incrível”, comemora.

Também recitalista, camerista e solista de orquestras no Brasil, Américas, Europa e China, a pianista mineira escolheu O Rhapsody in Blue, do célebre George Gershwin, como composição a ser executada com a NEOJIBA neste novo encontro no palco do TCA. “A meu ver a Bahia é a capital da música brasileira e deve entrar no circuito da música clássica ao lado do Rio de Janeiro e São Paulo. Tenho uma relação sólida com a Bahia e quero estreitar cada vez mais”.

Depois de Salvador, Simone se apresenta no Carnegie Hall, em Nova York, no dia 16 de janeiro, e em seguida faz seu último concerto da turnê no dia 22 de fevereiro em San José, Costa Rica. A Tour Internacional Simone Leitão é viabilizada com o patrocínio do Instituto CCR e apoio da Lew Lara TBWA, através da Lei Rounet de Incentivo à Cultura do Governo Federal. Nas cidades em que o concerto é pago, toda renda dos ingressos é revertida para um projeto de inclusão social através da prática musical local.

 

A artista e a NEOJIBA

 

A relação de Simone Leitão com os Núcleos Estaduais de Orquestras Juvenis e Infantis da Bahia (NEOJIBA) teve início em 2010, quando a pianista, então residente como professora doutora da Universidade de Miami nos EUA, conheceu o projeto. Nesse momento, ela dava início a mais uma vertente de sua carreira, a de empreendedora musical, assinando a curadoria em projetos independentes, como o concerto em homenagem aos 50 anos de morte de Villa Lobos que realizou com a Miami Symphony Orchestra.

“Foi uma noite inteira dedicada a um compositor brasileiro, algo raro para orquestras internacionais. Captamos 25 mil dólares de bilheteria, que doamos na totalidade em instrumentos para a NEOJIBA”, conta ela. O mesmo voltou a acontecer em 2012. Nas duas ocasiões, a pianista realizou concertos junto com a Orquestra Juvenil da Bahia, sempre no TCA, em comemoração às entregas das doações. Jovens da NEOJIBA também já foram convidados pela pianista para participar de apresentações pela Academia Jovem Concertante, orquestra de câmara nacional jovem, mais um dos projetos da artista.

 

Simone Leitão

Em novembro de 2017, Simone Leitão lançou seu segundo CD pela MSR Classics, decicado a Bach. O álbum recebeu crítica elogiosa da Gramophone UK em fevereiro de 2018. Desde 2012, Simone Leitão roda o Brasil com a sua Academia Jovem Concertante, projeto de qualificação de jovens músicos, e mantido uma paixão intensa pela música de câmara com a Semana Internacional de Música de Câmara do Rio de Janeiro, na qual é criadora e diretora artística. A Rio Music Week apresenta todos os anos repertório variado com artistas de diferentes países.

Pianista, historiadora e empreendedora musical, Simone mantém uma agenda de 40 concertos por ano no Brasil, Europa, Ásia e Américas. Doutora em Piano Performance e Musicologia pela University of Miami, Mestre em piano pela Academia de Música da Noruega em Oslo, e Bacharel em educação musical pela Uni-Rio, ela é uma artista inquieta e versátil que acredita na força da música de concerto como idioma universal e forte ponte de comunicação entre povos e culturas diversas.

 

Concertos NEOJIBA

 

A apresentação no projeto Domingo no TCA será o último concerto do ano dos Núcleos Estaduais de Orquestras Juvenis e Infantis da Bahia – NEOJIBA. O tempo de existência do Domingo no TCA, que oferece mensalmente à população baiana espetáculos de qualidade a preços acessíveis, coincide com os 11 anos de NEOJIBA comemorados também este ano. O concerto conta com nada menos que cinco formações do programa: além da Orquestra Juvenil da Bahia e dos coros Infantil, Infantojuvenil e Juvenil, o espetáculo ainda integra o Coro Sinfônico. Este ano, a NEOJIBA realizou, até o momento, 12 concertos nas séries NEOJIBA no TCA e NEOJIBA Itinerante e mais oito apresentações em turnê internacional.

 

Serviço

O QUE: DOMINGO NO TCA | Simone Leitão - Tour Internacional

QUANDO: 16/12/2018, 11h

ONDE: Sala Principal do Teatro Castro Alves

QUANTO: R$1

NA WEB: www.simoneleitao.com.br | www.neojiba.org