Shows

Ramiro Naka faz apresentação na Biblioteca Central do Estado, Barris

Dia 23, sexta
Italo Pacheco , Salvador | 20/02/2018 às 18:22
Naka
Foto:
A Biblioteca Central do Estado da Bahia, unidade vinculada a Fundação Pedro Calmon/SECULT, recebe pela primeira vez o cantor e compositor internacional Ramiro Naka. Conhecido como o Rei do Gumbé, Naka é original de Guiné-Bissau, e além de cantor, também é autor, intérprete, ator, contador de história e pintor. Com diversos álbuns lançados, Naka vai apresentar o último trabalho chamado Gumbé blues Kréol, nessa sexta-feira (23), às 18h, no quadrilátero da biblioteca.

Considerado um dos percussores do ritmo gumbé, Ramiro Naka faz da música uma mistura de gêneros musicais, envolvendo percussão, samba e salsa, criando um ritmo com tambores e dança. O guineense é um artista multifacetado atento à causa e à cultura de Guiné-Bissau, o que lhe valeu o título de Rei do Gumbé.

De acordo com o artista “a música guineense é uma mistura de tradições africanas, herança colonial portuguesa, fraternidade brasileira e primo caribenho. O que proponho é a união dos estilos e assim, mantendo a força da tradição africana”, afirmou. Naka qualifica os guineenses de 'Latinos da África' pelo fato da língua portuguesa ser falada na Guiné-Bissau há mais de cinco séculos. “O que proponho é um estilo inspirado no fado, na rumba e na salsa, conservando a força da tradição africana. Os meus trabalhos representam uma verdadeira homenagem a esse ritmo que se tornou indissociável da minha carreira”, concluiu.