Shows

SALVADOR: Apresentações de música e teatro no lazer final de semana

A partir do dia 8 dezembro
Da Redação , Salvador | 06/12/2017 às 18:16
Orquestra de Câmara de Salvador
Foto: Anderson Moreira

Salvador terá um cardápio de opções de lazer e cultura neste final de semana, através de atividades promovidas ou apoiadas pela Prefeitura. O Pelourinho Dia e Noite, iniciativa coordenada pela Secretaria Municipal de Cultura e Turismo (Secult), levará ao público nesta sexta-feira (8) o Circuito Jorge Amado – Musical de Rua Itinerante. 

Na atração, os atores atuam em seis cenas baseadas na obra de Jorge Amado, criadas a partir dos livros “A Morte e a Morte de Quincas Berro D´Água”, “Gabriela Cravo e Canela”, “Dona Flor e seus Dois Maridos”, "Tenda dos Milagres" e “O Compadre de Ogum”. Começa com o velório de Quincas, em frente à Fundação Casa de Jorge Amado, no Largo do Pelourinho e termina no Cabaré do Zazá, montado na Cantina da Lua, no Terreiro de Jesus. O evento acontece às 19h.

No sábado (9), soteropolitanos e turistas poderão curtir o ensaio de portas abertas, das 10h às 12h, na Igreja de Nossa Senhora do Carmo, com a Orquestra de Câmara de Salvador (OCSal), sob a regência do maestro Ângelo Rafael. No mesmo dia, também às 10h, grupos de jovens de 14 a 24 anos participam da Maratona Clic. Os integrantes participam de uma breve aula sobre cultura baiana e sobre o Centro Histórico de Salvador. Em seguida, as equipes saem para fotografar pelas ruas do Pelô, com celular, em busca da imagem que sintetize melhor tudo que aprenderam.

No dia seguinte (10), às 11h, o clima natalino invade a Igreja do São Francisco, no programa Concerto aos Domingos. O concerto envolverá arranjos instrumentais do maestro Fred Dantas, em algumas das mais conhecidas músicas do Natal no Brasil, a exemplos de Noite Feliz, Gingle Bells, Papai Noel, do compositor Assis Valente, Merry X'tmas, de John Lennon, entre outras.

Parque da Cidade – No Itaigara, o Parque da Cidade, espaço administrado pela Secretaria Cidade Sustentável e Inovação (Secis), recebe a 8°edição do projeto Domingos Instrumentais. A atividade levará muita música boa ao público que comparecer ao local neste domingo (10), a partir das 11h, no Gramadão. Idealizado pelo guitarrista, bandolinista e compositor baiano Fred Menendez, o projeto agita domingos em lugares itinerantes por Salvador desde 2009.

Os músicos se apresentarão com uma estrutura reduzida e com baixa potência nos equipamentos de som para dar um caráter intimista às músicas, mantendo a performance como nos festivais de artistas de rua da Europa. A plateia poderá esperar do repertório chorinho, música clássica, baião, rock e frevo em arranjos inéditos para bandolim, baixo acústico, acordeom, pandeiro, bateria e percussão.

Teatro - A Cia Rapsódia de Teatro, grupo com 17 anos no cenário teatral baiano, apresenta o seu novo projeto de montagem "Espanca: um Drama em Flor", inspirado na biografia da poetisa portuguesa Florbela Espanca. O espetáculo ocorrerá no Espaço Cultural da Barroquinha  -local gerido pela Fundação Gregório de Mattos (FGM) -, nesta sexta (8), sábado (9) e domingo (10), sempre às 19h.

O texto é da dramaturga baiana Ilma Nascimento e foi construído com os sonetos e trechos de contos, fragmentos, cartas, diário, além de notícias sobre Florbela nos jornais da década de 20. A sinopse busca revelar a mulher e a poetisa que teve a vida e a obra marcadas pela dor existencial, vinda do seu sentimento de inadequação para com o mundo, da sua não submissão aos padrões impostos pela sociedade e dos desencontros amorosos. 

A montagem segue uma linha não-realista, em que corpo, som, imagens e sensações levam o espectador ao universo onírico em que Florbela esteve imersa. O ingresso para apresentação custa R$ 20 e pode ser adquirido na bilheteria do Espaço Cultural da Barroquinha.