Saúde

ABCIS DARÁ CERTIFICAÇÃO GRATUITA PARA HOSPITAIS NA MFB

Entidade também apresentará cases de sucesso em tecnologia na saúde durante o evento; profissionais associados falarão sobre interoperabilidade, open health e inteligência artificial
Cinthia Milanez , Salvador | 23/08/2023 às 15:50
ABCIS dará certificação gratuita para hospitais na MFB
Foto: Divulgação

As entidades de classe desempenham um papel essencial na área da saúde, pois atuam para o aprimoramento da qualidade dos serviços prestados aos pacientes. Pensando nisso, a Medical Fair Brasil (MFB) busca parceria com as mais representativas, visando oferecer aos visitantes da feira atualização e conteúdo de qualidade.


Uma delas é a Associação Brasileira CIO Saúde (ABCIS), que traz para o evento sua vasta expertise no campo da tecnologia da informação em saúde. Seus mais de 500 associados são executivos tomadores de decisão sobre tecnologia das principais instituições de saúde do Brasil.


Aproveitando esse conhecimento reunido, a entidade apresentará na MFB cases de sucesso vivenciados por esses profissionais, abrangendo tópicos como interoperabilidade, open health e inteligência artificial. Segundo Vitor Ferreira, presidente da ABCIS, essas palestras despertam grande interesse do público, que deseja entender como as instituições alcançaram expressivos resultados e melhoraram seu desempenho.


“A experiência de organizações como Sírio-Libanês, Moinhos de Vento, Albert Einstein, Dasa e Nove de Julho é muito rica e diversificada, o que gera uma série de discussões e aprendizados para os demais hospitais que desejam acompanhar esse progresso”, expõe.

Outra proposta é aproveitar o espaço e o momento da MFB para divulgar o INMAT (Índice Nacional de Maturidade Tecnológica), certificação gratuita para hospitais brasileiros, com requisitos voltados para a construção de projetos sólidos de transformação digital.


Ao estudar o mercado de saúde, a ABCIS percebeu que a adesão às certificações era baixa, apenas cerca de 400 hospitais entre os 7.200 possuíam alguma. Foram identificados dois principais obstáculos: custos elevados das certificações existentes e requisitos que não correspondiam à realidade operacional dessas instituições. “Muitos hospitais simplesmente não podiam arcar com os altos custos ou investir o necessário para cumprir requisitos exigentes. Por isso criamos o INAMT”, explica.


A entidade não busca a excelência em comparação internacional, mas sim, viabilizar a construção de projetos que envolvam a gestão eficiente de pessoas, processos bem estruturados e uso inteligente de tecnologias. Quando esses três aspectos são equilibrados, começam a ser observadas mudanças significativas e resultados positivos.


Com a missão de melhorar a saúde brasileira por meio da transformação digital, a ABCIS cria espaços e instrumentos para que os gestores não fiquem perdidos em busca de soluções. “Ampliamos as discussões, trazemos cases, compartilhamos experiências e discutimos cada situação, proporcionando um ambiente propício para a tomada de decisões baseadas em prazos adequados e custo-benefício”, salienta.


A entidade tem um programa semanal no YouTube com entrevistas tanto com gestores de tecnologia em instituições de saúde quanto com empresários que oferecem produtos e serviços tecnológicos para o setor. “As discussões que surgem daí são fantásticas. Recebemos feedbacks positivos tanto de gestores que encontraram soluções para seus problemas, como de empresários que ampliaram sua atuação em outros hospitais devido às ideias compartilhadas”, conta Ferreira.


Vale destacar que  a ABCIS também tem uma forte relação com 45 parceiros comerciais, que contribuem financeiramente para sustentar as ações da associação. “Eles passam por uma cuidadosa seleção, a fim de garantir que ofereçam produtos de qualidade, sejam éticos em seus relacionamentos e cumpram os contratos estabelecidos. Nosso objetivo é defender os gestores de saúde”, expõe Ferreira.


Sinergia


A ABCIS enxerga uma grande sinergia na parceria com a Medical Fair Brasil, já que ambas compartilham o desejo de ampliar as melhores práticas na saúde realizadas no Brasil. “Para nós, é uma oportunidade excelente de apresentar nosso trabalho a um público altamente qualificado. A feira se encaixa perfeitamente no que precisamos para expandir nossa atuação em todo o Brasil”, destaca.


Com representatividade nacional, a ABCIS tem associados em todos os estados do país, concentrados em grande parte na região sudeste. Por isso, é importante chegar a instituições que estão distantes dos grandes centros. “Quando vejo um hospital que não está tão envolvido nas discussões, começar a participar das nossas atividades, percebo claramente a diferença que isso faz em sua rotina diária. É para isso que nos reunimos e trabalhamos, pois temos uma grande missão social”, acrescenta o presidente. 


A entidade reconhece a sinergia e a necessidade de colaboração entre todas as associações e instituições que trabalham com saúde digital. “A tecnologia é o meio mais organizado e com melhor custo-benefício para ampliar o acesso da população brasileira à saúde. Portanto, trabalhamos para expandir e desenvolver projetos e programas nacionais que atendam efetivamente às necessidades do povo brasileiro”, conclui Ferreira.


Segundo Malu Sevieri, diretora da MFB e CEO da Emme Brasil, a parceria com a ABCIS é um exemplo claro do compromisso da MFB em estabelecer colaborações estratégicas que impulsionem o avanço tecnológico no setor da saúde. “Acreditamos firmemente que, ao unir forças com uma entidade tão respeitada e experiente, estamos proporcionando um ambiente propício para o intercâmbio de conhecimentos, a disseminação das melhores práticas e a busca por soluções inovadoras”, finaliza.


Medical Fair Brasil 2023

Quando: de 26 a 28 de setembro

Local: Expo Center Norte, São Paulo (SP)

Horário: das 11h às 20h

Acesse a comercialização de espaços clicando aqui.

Mais informações: www.medicalfairbrasil.com.br