Saúde

HOSPITAL ARISTIDEZ MALTEZ VAI AMPLIAR CAPACIDADE DE ATENDIMENTO EM 30%

O Hospital Aristides Maltez é uma referência em oncologia não apenas na Bahia, mas para todo o Brasil
Da Redação , Salvador | 22/08/2023 às 09:43
Reunião com a secretária de Saúde do Estado
Foto: HA
  Com o apoio do Governo do Estado, Hospital Aristides Maltez (HAM) vai ampliar em 30% a capacidade de atendimento a pacientes oncológicos da Bahia.  Isso será possível graças a uma nova torre que será construída no terreno desapropriado e cedido ao HAM.

O projeto do novo prédio foi apresentado à secretária da Saúde da Bahia, Roberta Santana por dirigentes da Liga Bahiana Contra o Câncer e do próprio hospital. O custo total da obra está estimado em R$ 18,6 milhões, mas serão precisos outros investimentos com os equipamentos necessários para seu funcionamento.,
 
“O Hospital Aristides Maltez é uma referência em oncologia não apenas na Bahia, mas para todo o Brasil. E hoje saímos com o sentimento de felicidade em poder contribuir com a ampliação do hospital e melhorar, sobretudo, a assistência. Hoje o Estado já aporta mais de R$ 25 milhões por ano em serviços contratados, tais como: internação clínica ou cirúrgica em oncologia adulta e pediátrica, bem como atendimentos oncohematológicos e ambulatoriais”, afirmou a secretária  Roberta Santana.

O médico Aristides Maltez Filho, presidente da LBCC que é a entidade mantenedora do HAM, disse que a construção da nova torre é parte de um processo de modernização e extensão de um legado de amor e cuidado aos pacientes oncológicos por meio da filantropia.

“Hoje temos duas prioridades: iniciar a construção do edifício ainda esse ano e realizar transplante de medula óssea”, destaca.

Para se ter uma idéia da importância do hospital para a comunidade baiana, Aristides Maltez Filho destacou que: “somente de janeiro a junho de 2023, o HAM realizou 4.637 cirurgias, 6.315 internações, mais de 93,5 mil consultas e ultrapassou a marca de 2,5 milhões de procedimentos.

Durante a visita a secretaria Roberta Santana foi recepcionada também pela Dra Maria Romilda Maltez, vice-presidente da Liga, pela diretora técnica, a médica Sonia Sales, diretor administrativo  Washington Couto, e pelo superintendente da Liga, o médico Humberto Luciano.