Saúde

TENDÊNCIA: EM 4 ANOS HOSPITAL SÃO RAFAEL FAZ MIL CIRURGIAS ROBÓTICAS

Hospital tem capacidade instalada para 50 procedimentos/mês; aplicação se dá em diferentes áreas, urologia, ginecologia, oncologia, aparelho digestivo, entre outro
Tasso Franco , Salvador | 14/08/2023 às 11:43
Nova tendência na medicina
Foto:

Na quarta-feira, dia 02 de agosto, o HSR (Hospital São Rafael), da Rede D’Or, realizou um procedimento de prostatectomia, remoção de próstata, em homem de 75 anos, para tratar hiperplasia benigna da glândula. O procedimento, bem sucedido, foi o “Marco 1.000” de número de cirurgias realizadas pelo Programa de Cirurgia Robótica do HSR, após quatro anos de sua implantação.  Todas as cirurgias foram executadas pela equipe do médico Frederico Mascarenhas, coordenador do Serviço de Urologia do hospital.

A tecnologia utilizada foi o Robo Da Vinci X, da quarta geração de sistemas cirúrgicos. O procedimento durou uma hora e meia e contou com uma equipe de oito profissionais com urologista, instrumentador, anestesista, enfermeira e técnico de enfermagem. “Optamos pela cirurgia robótica neste caso porque a próstata do paciente estava muito volumosa. Com a assistência do robô, pudemos fazer a operação em curto espaço de tempo com menor sangramento e menor taxa de complicações”, comenta Mascarenhas.

O médico explica que o HSR possui hoje capacidade instalada para realizar aproximadamente 50 cirurgias robóticas por mês. A aplicação se dá em diferentes áreas da medicina, a exemplo de urologia, coloproctologia, ginecologia, oncologia, aparelho digestivo, bariátrica, torácica, e cabeça e pescoço. As vantagens para o paciente são a redução no tempo operatório e de sonda, na taxa de sangramento, também menor taxa de complicação e de transfusão.

“O robô, sem dúvida, é o que existe de mais moderno na medicina atualmente. O HSR, como uma unidade de ponta e com as equipes mais bem preparadas do Estado nas suas respectivas áreas, mostra que possui o que há de mais avançado na tecnologia cirúrgica para atender os seus pacientes”, afirma Mascarenhas.

anexos