Saúde

HGRS E SHOPPING PARALELA REALIZAM CAMPANHA DE INCENTIVO À AMAMENTAÇÃO

A ação, iniciada nesta quinta-feira (10), vai até sábado (12 de agosto), no centro de compras, localizado na Avenida Paralela, em Salvador
Comunicação Governo da Bahia , Salvador | 10/08/2023 às 19:22
Campanha de incentivo à amamentação
Foto: Fernando Vivas/GOVBA

Além de alimentar o bebê, o leite materno possui anticorpos que o protegem contra diversas doenças e ainda contribui para o desenvolvimento dele. Para conscientizar mães e futuras mamães a respeito da importância deste ato, o Banco de Leite Humano do Hospital Geral Roberto Santos (HGRS), em parceria com o Shopping Paralela, realiza a campanha do Agosto Dourado, considerado o mês do aleitamento materno. A ação, iniciada nesta quinta-feira (10), vai até sábado (12 de agosto), no centro de compras, localizado na Avenida Paralela, em Salvador.

 

Mãe de duas crianças, a servidora pública Daniela Calmon fala da experiência com a amamentação. Para ela, a rede de apoio é muito importante neste período. “Toda mulher precisa de pessoas que apoiem e ajudem. Porque cuidar de um filho e amamentá-lo, não é fácil e nem é tão simples assim. Envolve um conjunto de fatores. Exige muito da mãe, exige muito de a mãe ter alguém ao lado, que possa apoiá-la para que ela possa amamentar o seu filho e também conseguir se alimentar bem, se cuidar, para poder nutrir bem o bebê”.

  No primeiro dia, profissionais do HGRS realizaram o “Quiz sobre Aleitamento Materno – Mitos e Verdades". Mas, no estande montado no 2º piso do shopping, vão ocorrer outras atividades nos próximos dias, como roda de conversa, palestra, apresentação musical, encontro de doadoras de leite e um mamaço. Haverá também cantinho da amamentação, ponto de doação de leite materno e arrecadação de frascos, que serão entregues para as doadoras armazenarem o alimento.

 

Para a médica obstetra Sandra Renata Marques, ações como essa aproximam o público da unidade de saúde. “O Roberto Santos é sempre visto como uma porta de urgência e emergência e situações de maior risco. Mas, temos uma maternidade e todo um apoio ao recém-nascido, incluindo o banco de leite, que vem para trazer saúde a esses bebês”.

 

 

Banco de leite

 

Atualmente, o banco de leite do HGRS opera com estoque adequado, com 80 litros para atender 56 crianças internadas. Para evitar doenças e infecções nos pequenos que serão contemplados, as doadoras necessitam estar saudáveis, como explica Nilma Dourado, coordenadora da unidade. “Para doar, a mulher precisa estar com os exames em dias, como o de sorologia e o pré-natal, para comprovar o bom estado de saúde. Se estiver apta, é convidada para ser doadora. Nós levamos os frascos esterilizados na casa dela e vamos buscar depois de enchido”.

  Quem desejar doar pode se candidatar no Banco de Leite Humano mais próximo. O do Hospital Geral Roberto Santos fica na ala C do 3º andar da unidade hospitalar, que fica no Cabula. Para mais informações, estão disponíveis o telefone (71) 3117-7532 e o WhatsApp (71) 98225-9453.

 

 

Serviço

 

Campanha de Amamentação do HGRS

Quando: Até 12 de agosto

Onde: Shopping Paralela – 2ª Piso (ao lado do cartório)

 

 

 

 

Programação

 

 

11 de agosto

 

 

11h: Roda de conversa sobre “Manejo da amamentação no retorno ao trabalho

16h: palestra “Agosto Dourado”: “Direitos Parentais – apoie mães e pais que trabalham, com a desembargadora da Justiça do Trabalho, Viviane Leite

 

 

12 de agosto

 

 

13h: Atração musical “Hora dourada”

15h: 1º Encontro das doadoras de leite do banco do HGRS

16h: Amamentação coletiva – “Mamaço”