Saúde

MAMAS FLÁCIDAS E CAÍDAS APÓS EXPLANTE DAS PRÓTESES DE SILICONE?

Cirurgiões plásticos e sócios da Clínica Sanjuan, Paulo Sanjuan e Victor Sanjuan explicam quais técnicas garantem volume e firmeza aos seios depois do explante mamário
Comunicando Ideias , Salvador | 09/08/2023 às 15:07
Próteses de silicone
Foto: Divulgação

A lista de famosas que optaram por fazer o explante mamário ganhou mais um nome: o da apresentadora Rafa Brites. Recentemente, a comunicadora passou pela cirurgia de retirada do silicone, assim como a artista Manu Gavassi e a modelo Victoria Beckham tempos atrás. Contudo, apesar da adesão das mamas naturais permanecer ganhando cada vez mais força, como os seios ficam após o procedimento cirúrgico de retirada das próteses?


Segundo os cirurgiões plásticos e sócios da Clínica Sanjuan, Paulo Sanjuan e Victor Sanjuan, esse é um questionamento comum das pacientes que pensam em realizar o explante mamário. De acordo com Paulo, “após o procedimento, é comum que as mamas fiquem mais flácidas, efeito colateral que pode ser contornado facilmente com outras técnicas da medicina”.


Como corrigir a flacidez


Um dos procedimentos que pode corrigir a flacidez dos seios é a lipoenxertia, afirma Victor. A técnica, que também é conhecida como lipofilling, consegue remodelar as mamas através de um enxerto de gordura, que é retirado de áreas estratégicas do corpo da paciente.


“É uma técnica que dá às mamas um efeito natural. Ela preenche os espaços das próteses com a gordura lipoaspirada de áreas que têm em excesso, como o abdômen e flancos, dando volume e firmeza aos seios”, esclarece Victor.


Outra cirurgia que pode ser recomendada após a retirada das próteses é a mastopexia. De acordo com Paulo, o procedimento tem o propósito de reverter a queda natural dos seios, que ocorre devido a perda de volume ocasionada pela extração do silicone. “A função da mastopexia é tornar as mamas mais firmes e simétricas, corrigindo o excesso de flacidez. O reposicionamento dos tecidos mamários através dessa cirurgia dá um novo formato aos seios”, diz Paulo.


Cuidados pós-operatórios?


Apesar de existirem técnicas para corrigir eventuais adversidades estéticas após o explante, é importante que o paciente tome cuidado no pós-operatório para não afetar o bom resultado da cirurgia. “O paciente tem que cumprir o repouso recomendado, evitar se expor ao sol e usar um sutiã cirúrgico.  É importante também evitar carregar peso durante o período de repouso solicitado pelo médico e evitar qualquer atividade física que possa machucar a cicatriz e, consequentemente, atrapalhar os procedimentos posteriores”, ressalta Victor.