Saúde

GOVERNO DO ESTADO REFORMA EX-HOSPITAL ESPANHOL QUE JÁ É 2 DE JULHO

Proposta do deputado Robinson Almeida foi aceita pelo governo do estado
Tasso Franco , Salvador | 08/08/2023 às 11:11
Já tem a marca 2 de Julho, proposta do deputado Robinson Almeida
Foto: BJÁ
      O antigo Hospital Espanhol localizado na antiga Vila Velha do Pereira, Barra, passa por reforma e se tornará um equipamento público conforme anunciou, recentemente, o governador Jerônimo Rodrigues, com atendimento pelo Sistema Único de Saúde (SUS). De acordo com a SESAB a unidade contará com 246 leitos e terá perfil de Hospital Especializado de Referência Regional e já se chama Hospital 2 de Julho.

A proposta é que o equipamento desafogue a demanda da Rede de Atenção às Urgências e Emergências, com oferta de serviços referenciado pela Central Estadual de Regulação. Serão 70 leitos de UTI (60 adulto e 10 pediátrico) e 176 leitos clínicos (156 adulto e 20 pediátrico), somando um total de 246 leitos. 

O líder do bloco politico Federação - PT, PCdoB e PV na Assembleia Legislativa da Bahia - deputado estadual Robinson Almeida (PT) foi quem sugeriu a mudança do nome do Hospital Espanhol para Hospital Estadual 2 de Julho. O projeto de indicação do parlamentar encaminhado ao governador Jerônimo Rodrigues (PT), ao que tudo indica foi aprovado, pois, já consta na fachada do hospital o dístico "2 de Julho". 

O ANTIGO ESPANHOL

O ex-Hospital Espanhol já foi um dos mais importantes de Salvador. Má gestão levou o HE a enfrentar uma crise financeira e encerrar suas atividades em 2014. Até hoje há pendências a resolver na Justiça.

Com a pandemia do coronavirus e graças a uma intervenção do governo da Bahia, o  Espanhol voltou a funcionar em 2020 para tratamento contra o virus mortal. Na época, a Justiça Federal autorizou a desapropriação da unidade médica pelo Governo do Estado. Durante pouco mais de três anos de funcionamento como o Centro de Tratamento para Covid,  a unidade hospitalar atendeu mais de 5 mil pacientes.