Saúde

SOBAPE CELEBRA DIA DO PEDIATRA COM LANÇAMENTO DE LIVRO E VIDEO, 27

27 de julho é a data dedicada aos profissionais responsáveis pelo crescimento e desenvolvimento de crianças e adolescentes

Tasso Franco , da redação em Salvador | 26/07/2020 às 18:08
Dia do Pediatra
Foto:

 

Este ano, o Dia do Pediatra – 27 de julho – será celebrado de uma forma diferente pela Sociedade Baiana de Pediatria por conta da pandemia da Covid-19. Nesta segunda-feira (27), a Sobape lança no canal do Youtube e nas redes sociais um vídeo com depoimentos dos pediatras sobre a carreira. Também realiza nas redes sociais e no site (www.sobape.com.br) o pré-lançamento do livro “Infecções Congênitas Perinatais”.

“O momento ainda nos exige recolhimento e distanciamento social, mas celebramos essa data reafirmando nosso compromisso com a valorização profissional e a defesa de uma assistência à saúde de qualidade para nossas crianças e adolescentes”, diz a presidente da Sobape, a pediatra Dolores Fernandez.

Organizado pela pediatra e professora da Universidade Federal da Bahia, Lícia Moreira, o livro “Infecções Congênitas Perinatais” foi promovido pela Sobape, editado pela Edufba e tem prefácio da pediatra Luciana Silva, presidente da Sociedade Brasileira de Pediatria. Está à disposição para venda na sede da Sobape a partir desta segunda-feira (27). Informações pelo telefone 71 3341-6013.

Direcionada a pediatras, obstetras e equipes de saúde perinatal, a publicação reúne 21 capítulos de 31 autores, incluindo a professora Lícia Moreira. Além dos médicos, há a participação de cinco profissionais das áreas de fisioterapia, fonoaudiologia e terapia ocupacional.

A pediatra Lícia Moreira explica que as infecções congênitas e perinatais que acometem a gestante, o feto e o recém-nascido vêm sendo descritas há muitas décadas, mas só a partir da segunda metade do século XX começaram a ser melhor estudadas, diagnosticadas e tratadas. “São afecções de importante morbimortalidade infantil, com enorme impacto médico social e econômico na saúde de uma população”, disse a organizadora.

“Este livro foi escrito por estudiosos destas infecções, todos empenhados em dar sua melhor contribuição aos pediatras, obstetras e a toda equipe de saúde perinatal, para que possam ampliar seus conhecimentos e nortear a abordagem diagnóstica, terapêutica e nas ações preventivas”, explica, agradecendo o grande estímulo e apoio da Sobape na realização do trabalho.

Vídeo

Questões sobre a carreira, a escolha da profissão, aspectos que mais gratificam no dia a dia e maiores desafios. Essas foram as questões respondidas por pediatras baianos para o vídeo, que será lançado nesta segunda-feira (27), no canal da Sobape no Youtube.

Dessa vez, invertendo um pouco os papeis desempenhados nas consultas, as perguntas foram feitas pelos pequenos pacientes, com toda espontaneidade característica da turminha. No vídeo, os veteranos profissionais mandam uma mensagem para os jovens pediatras.