sexta-feira, 14 de agosto de 2020
Saúde

HOSPITAL SANTA IZABEL RETOMA CIRURGIAS SELETIVAS, EXAMES E CONSULTAS

Com informações da Ascom HSI
ZM , Salvador | 24/07/2020 às 10:45
Retomada de consultas no HSI
Foto:

As cirurgias eletivas, os exames diagnósticos e as consultas especializadas retornam gradativamente à rotina do Hospital Santa Izabel que, adaptado à nova normalidade, segue rigorosos protocolos de segurança, ampliou o treinamento das equipes assistenciais e adotou fluxos de atendimentos exclusivos, separando por completo os atendimentos de pacientes com e sem suspeita de síndrome respiratória.

O hospital tomou medidas especiais em relação às cirurgias eletivas. Novas salas cirúrgicas distintas foram totalmente montadas. As consultas de enfermagem e pré-anestésica fazem rastreamento de sinais e sintomas suspeitos na fase pré-operatória. Os pacientes são avaliados 72 horas antes do procedimento com a aplicação de questionários para identificar se houve contato com suspeitos ou confirmados com a Covid-19 e/ou surgimento de achados clínicos.

As equipes assistencial e operacional estão preparadas e em plenas condições de atender à demanda de pacientes eletivos com segurança e sem prejudicar o atendimento aos casos de coronavírus. Dr. Ricardo Madureira, diretor Técnico Assistencial do Santa Izabel, reforça que o momento é de aperfeiçoamento contínuo e envolve novos protocolos de segurança, ações estratégicas, readequação de fluxos e segmentação de unidades. 

Orientações sistematizadas- Ainda como parte medidas adicionais para controlar a propagação do vírus, o hospital reforçou a triagem telefônica antes da ida ao serviço médico, implantou maior espaçamento de horário entre as marcações, mantem salas de espera com distanciamento social e sem aglomeração, dentre outras iniciativas implementadas.  

 “Percebemos que em várias localidades do mundo, muitas pessoas postergaram até o último momento a ida ao hospital. Essa é uma medida arriscada e que pode resultar numa urgência, num quadro crítico avançado”, alertou o diretor, ressaltando ainda que os tratamentos ao paciente oncológico, cardiológico e os exames de bioimagem, a exemplo de endoscopia digestiva alta e colonoscopia, continuam sendo ofertados diariamente. 

Urgência e emergência – O Hospital Santa Izabel ampliou o rigor com a higienização e com os processos assistenciais que seguem protocolos internacionais de segurança e qualidade. Nesta grande mobilização, o envolvimento e a dedicação dos membros do Corpo Cínico e dos colaboradores que atuam na área de saúde do hospital permitiram a estruturação de uma retomada progressiva e geral das atividades e cuidados. Esse processo vinha sendo aperfeiçoado desde a decisão da ANS (Agência Nacional de Saúde Suplementar) de restabelecer no início do mês passado os prazos máximos para atendimentos eletivos.

As Emergências do hospital também foram readequadas para garantir a continuidade da prestação de um serviço qualificado, seguro e resolutivo. Elas funcionam com fluxo diferenciado para encaminhamento estruturado de pacientes com ou sem queixa de dificuldade respiratória.