Saúde

CORONAVIRUS NO BRASIL: 136 MORTOS; NA BAHIA, 156 CASOS E UMA MORTE

A cidade do Salvador completa 471 anos sem bolo de aniversário
Tasso Franco , da redação em Salvador | 29/03/2020 às 18:26
Salvador 471 anos sem bolo de aniversário
Foto: BJÁ
   MIUDINHAS GLOBAIS:

  1. O Ministério da Saúde divulgou neste domingo (29) o mais recente balanço dos casos da Covid-19, doença causada pelo coronavírus Sars-Cov-2. Os principais números são: 136 mortes, 4.256 casos confirmados, 3,2% é a taxa de letalidade. O estado de SP concentra 1.451 casos e o RJ, 600.

  2. O balanço acrescentou 22 mortes ao total. No balanço do dia anterior, o Brasil tinha 114 mortes. Isso representa um aumento de 19% no número de mortes. O domingo teve o mesmo acréscimo em número de mortes do sábado, em que também houve 22 vítimas a mais. São os dois dias com mais registros de mortes no Brasil pelo novo coronavírus até agora.

  3. O número de casos confirmados aumentou em 352 no balanço deste domingo. Até o dia anterior, eram 3.094 confirmados. O aumento do número de casos foi de 9%. O aumento de casos foi menor do que o de sábado, quando foram 487 novas confirmações.

  4. A taxa de letalidade subiu de 2,8% até o sábado para 3,2% neste domingo. Entre as 136 mortes, 98 aconteceram no estado de São Paulo. Houve um aumento de 14 mortes em SP no balanço deste domingo.

   5. O números consideram as pessoas cujos resultados dos testes já foram apresentaram e testaram positivo. O número não considera casos suspeitos.
                                                               ******
  6. A Bahia registra 156 casos confirmados do novo coronavírus (Covid-19), o que representa 3,8% do total de casos notificados. Até o momento, 1388 casos foram descartados e houve um óbito confirmado. Trata-se de paciente do sexo masculino, 74 anos, residente em Salvador, que estava internado em hospital da rede privada, com comorbidades associadas.

   7.  Este número contabiliza todos os registros de janeiro até as 17 horas deste domingo (29). Ao todo, 17 pessoas estão curadas e 18 encontram-se internadas, sendo 8 em Unidades de Terapia Intensiva (UTI).

   8. Estes números representam notificações oficiais compiladas pelo Centro de Informações Estratégicas em Vigilância em Saúde da Bahia (Cievs-BA) em conjunto com os Cievs municipais.

  9. Dentre os casos confirmados, 54,49% são do sexo feminino e 45,51% do sexo masculino. Foi registrado o primeiro caso confirmado em uma criança de 2 anos de idade, que encontra-se em bom estado de saúde. O coeficiente de incidência por 100.000 habitantes foi maior na faixa de 70 a 79 anos (2,80) , indicando o maior risco de adoecer entre os idosos

  10. Ressaltamos que os números são dinâmicos e na medida em que as investigações clínicas e epidemiológicas avançam, os casos são reavaliados, sendo passíveis de reenquadramento na sua classificação. Outras informações em www.saude.ba.gov.br/coronavirus.
                                                           *****
  11. Ao tomar conhecimento que uma das concessionárias do serviço público de transporte coletivo da cidade havia demitido 30 funcionários, em razão da interrupção dos serviços em prevenção do coronavírus, o prefeito de Ilhéus, Mário Alexandre, determinou que o diretor geral da Superintendência de Trânsito (Sutran), Gilson Nascimento, e o Procurador Geral do Município, Jeferson Domingues, se reunissem com as empresas e com o representante dos trabalhadores para encontrar uma solução e evitar as demissões.

   12. De acordo com o prefeito, nesse momento de dificuldades é preciso garantir o emprego dos trabalhadores e a saúde de todos. E nas várias reuniões e videoconferências dos representantes da Prefeitura com a Associação das Empresas de Transporte Coletivo de Ilhéus e o Sindicato dos Rodoviários foram somadas importantes conquistas para os trabalhadores.

   13. Um dos avanços foi a elaboração de um acordo coletivo entre as empresas concessionárias do serviço público e o sindicato dos rodoviários, onde ficou acordada a suspensão imediata de todas as demissões. Também foi garantida a prioridade da recontratação dos servidores demitidos tão logo o serviço seja reestabelecido.

   14. Outro avanço fruto das negociações foi a garantia do pagamento de todas as verbas indenizatórias dos trabalhadores demitidos (que ficaram cobertos pelo seguro desemprego). No acordo ficou decidida ainda a redução dos salários com a frota parada, férias coletivas aos trabalhadores enquadrados no grupo de risco, com direito a todas as verbas indenizatórias, e a garantia de que com o retorno do sistema, continuar a higienização dos ônibus e o fornecimento de EPIs para os trabalhadores.

  15. A Embasa informa que, durante a retomada do abastecimento após interrupção para manutenção na adutora principal do sistema de Salvador e RMS, dois dos equipamentos de bombeio entraram em pane elétrica em virtude de descarga atmosférica, na manhã do sábado (28). A bomba reserva foi acionada, mas, mesmo assim, o fornecimento de água está sendo retomado com uma vazão 25% menor do que a habitual.
 
  16. A Embasa está envidando todos os esforços para garantir a prestação regular do abastecimento de Salvador, com previsão de normalizar a distribuição de água até esta terça-feira, dia 31.

  17. O prefeito ACM Neto lamentou hoje (29) a morte da primeira vítima do coronavírus em Salvador, um homem de 74 anos que estava internado em um hospital privado e seguia entubado e em diálise continua. O chefe do Executivo municipal salientou a gravidade da situação e ressaltou que a Prefeitura segue firme na adoção de todas as medidas necessárias para combater a doença.

  18. “Lamento muito por essa vítima e por essa família que perdeu seu ente. Para todos nós fica a lição e nos deixa atentos para um cenário que tende a piorar. É preciso termos consciência do papel de cada um de nós no cumprimento das medidas de isolamento social”, disse o prefeito, destacando que a Prefeitura seguirá firme com todas as medidas de combate à pandemia do coronavírus.

  19. O conjunto de ações adotadas na capital baiana, que visam o distanciamento social e evitar aglomerações de pessoas, ganhou destaque internacional com a inclusão dessas medidas na plataforma Cities For Global Health (Cidades pela Saúde Global), que reúne as melhores politicas públicas no enfrentamento ao coronavírus. 

  20. Salvador é a única cidade do Norte/Nordeste do Brasil aprovada para divulgar as iniciativas como referência mundial.