Saúde

‘Operação Verão sem Mosquito’ fiscaliza terminais viários e marítimos

Mobilização segue a partir de segunda-feira (13) para os entornos da Lavagem do Bonfim
SMS Ascom , Salvador | 11/01/2020 às 10:32
Operação Verão sem Mosquito
Foto: Bruno Concha/Secom
A Prefeitura de Salvador segue fechando o cerco contra o Aedes aegypti na capital baiana. Nesta sexta-feira (10), além das ações de rotina, técnicos do Centro de Controle de Zoonoses (CCZ) intensificaram as ações de contingência nos terminais viários, marítimos e aeroviários da capital baiana com o trabalho de inspeção e eliminação de possíveis focos do mosquito transmissor da dengue, zika vírus e chikungunya.
A estratégia que faz parte da operação Verão sem Mosquito que envolve cerca de cem profissionais, na próxima semana, a partir da segunda-feira (13), a mobilização seguirá para as localidades que fazem parte do cortejo da tradicional festa do Senhor do Bonfim, na Cidade Baixa.
“Iremos atuar até o carnaval reforçando as ações de contingência contra o Aedes, sobretudo, nos locais onde teremos grande circulação de pessoas. Nesse período de sol forte intercalado por chuva espaçada é muito propício a criação da larva. Qualquer utensílio jogado ao chão pode servir como criadouro do mosquito. Por isso os agentes de combate às endemias irão eliminar possíveis focos com a aplicação de larvicidas, além do tratamento nos logradouros públicos em pontos turísticos, estações de transbordo, terminais marítimos e pontos de ônibus da cidade de forma mais intensa”, destacou Isolina Miguez, subcoordenadora das Ações e Controle das Arboviroses.