segunda-feira, 14 de outubro de 2019
Saúde

Sala Rosa segue com ações de combate ao câncer de mama no Center Lapa

Campanha de mobilização atende público feminino em shopping de Salvador
SMS Ascom , Salvador | 10/10/2019 às 06:51
Sala Rosa segue com ações de combate ao câncer de mama no Center Lapa
Foto: divulgação
Desde a última segunda-feira (7) a Secretaria Municipal da Saúde (SMS) e a Superintendência de Políticas para as Mulheres (SPMJ) realizam orientações com o autocuidado das mamas, ações e palestras com temas relacionados à saúde da mulher na Loja Rosa no Shopping Center Lapa, centro da cidade.
A estrutura irá permanecer no local até esta sexta-feira (11), sempre das 09h às 17h. Qualquer mulher que estiver passando pelo local e tiver interessada, basta se dirigir ao serviço.
"Se conseguirmos identificar um câncer de mama em estágio precoce, a chance de cura é acima de 90%. Por isso é importantíssimo que as mulheres que fazem parte do grupo de risco, que são aquelas acima de 50 anos de idade ou com histórico da patologia na família, procurem periodicamente o serviço de saúde para realização do exame", alertou Michele Sacramento, coordenador do Campo Temático de Saúde da Mulher da SMS.
DIA D – Durante todo o mês de conscientização sobre o câncer de mama, os 138 postos de saúde estarão realizando em um dia da semana o “Dia D da Mulher” com oferta de exame preventivo/Papanicolau. O atendimento funciona por demanda espontânea. Além disso, há dinâmicas de sala de espera orientação de autoexames, distribuição de material educativo que incentivam o diagnóstico precoce, estimulando o acompanhamento periódico de saúde.