segunda-feira, 14 de outubro de 2019
Saúde

Ação no Farol da Barra oferece 1,5 mil atendimentos prevenção câncer


Segundo o coordenador do setor de mastologia do Hospital da Mulher, André Dias, serão disponibilizados 1,5 mil procedimento
Da Redação ,  Salvador | 05/10/2019 às 21:18
Atendimento para prevenção do câncer de mama
Foto: Carol Garcia

A atenção ao diagnóstico precoce do câncer de mama levou dezenas de mulheres ao Farol da Barra na manhã deste sábado (5). Elas participaram do evento 'Giro Pela Vida', que oferece diversos procedimentos de saúde para o público feminino até domingo (6). A iniciativa é realizada pelo Instituto Avon, em parceria com a Secretaria de Políticas para as Mulheres (SPM-BA) e o Hospital da Mulher.

Segundo o coordenador do setor de mastologia do Hospital da Mulher, André Dias, serão disponibilizados 1,5 mil procedimentos, como mamografias, consultas com mastologista e vacinação contra o HPV. “Essa ação em alusão ao Outubro Rosa oferece orientações, palestras, consultas com nutricionistas, para que a mulher entenda os riscos do câncer de mama, reconheça os sinais e formas de prevenção primária e saiba como identificar precocemente, caso tenha o diagnóstico confirmado”, explicou.

No local também é disponibilizado atendimento às mulheres para enfrentamento à violência sexual no ambiente familiar. “Temos uma equipe de assistentes sociais, psicólogos, equipe jurídica e apoiadores sociais que oferecerão o suporte necessário a essas mulheres”, acrescentou André Dias.

Para ser atendida, é necessário apresentar identidade, CPF, cartão do SUS e comprovante de residência. A vacina contra o HPV é destinada a mulheres entre 16 e 46 anos. O encaminhamento para completar o ciclo de três doses da vacina é feito no local. Após o período de seis meses, as mulheres atendidas na ação deverão ir ao Instituto Couto Maia para receber as outras doses.

Direito à saúde

Entre os procedimentos com maior procura está a mamografia, para a qual são reservadas 50 fichas por dia. Neste sábado (5), a cabeleireira Railda Barbosa, moradora do Trobogy, chegou cedo para conseguir a ficha da mamografia. “Essa é uma oportunidade de prevenção e isso não tem preço. Eu saí cedo de casa e não me arrependo. Digo para as mulheres que o exame é um amassadinho no seio que salva vidas”.

A secretária de Políticas para as Mulheres, Julieta Palmeira, lembrou que a prevenção ao câncer de mama é um direito da mulher. “Estamos nesta parceria para garantir que a mulher exerça o seu direito à saúde. Não podemos culpar a mulher porque teve um câncer de mama e não fez a prevenção. Cabe ao Estado promover essa oportunidade de prevenção. A vacina de HPV foi incluída nessa intenção de prevenção ao câncer do colo uterino, mesmo que normalmente não seja oferecida nas grandes campanhas. Estamos aqui em defesa da vida da mulher, de forma plena”.

Programação

Ainda na tarde deste sábado (5) será realizado um ato no palco montado em frente ao Farol da Barra, seguido de shows, a partir das 18h, com a Banda Didá e a cantora Vina Calmon. No domingo (6), a cantora Mari Antunes se apresenta no local.

Os atendimentos vão começar às 8h e seguem até as 17h de domingo (6). A organização recomenda que o público chegue cedo para pegar as fichas, em especial as mulheres que desejam fazer a mamografia, que tem número reduzido de senhas.