sexta-feira, 23 de agosto de 2019
Saúde

Colaboradores do Calixto recebem treinamento sobre ergonomia

Colaboradores do setor de serviços gerais do Hospital Calixto Midlej Filho passaram por um treinamento de ergonomia nos dias 05 e 07/06.
Karina Lins , Salvador | 11/06/2019 às 09:52
Colaboradores do Calixto recebem treinamento sobre ergonomia
Foto: divulgação
O objetivo da ergonomia é estudar a organização do trabalho no qual existe interação entre seres humanos e máquinas. A ergonomia no trabalho oferece ao indivíduo, o conforto adequado e os métodos de prevenção de acidentes e de patologias específicas para cada tipo de atividade executada. A má postura e as lesões por esforços repetitivos, ao logo do tempo, causam diversos males.
De acordo com Sara Lemos, enfermeira do SESMTda Santa Casa, para aplicar o treinamento é feita uma análise no quantitativo do índice de absenteísmo (ausência no trabalho) de cada setor, das classes mais afetadas e os tipos de patologia, para então, ser traçar um plano de ação visando a redução dessas possíveis causas de ausência e possíveis agravos à saúde do mesmo. “Neste caso específico, o público-alvo foi de profissionais da higienização onde demos ênfase à questão da necessidade de uma postura adequada, a fim de evitar possíveis lesões e agravo da saúde, principalmente com queixas relacionadas a doenças ósseo musculares”, explicou.
Sara lembrou ainda que a ergonomia serve, não apenas para o ambiente de trabalho, mas, para todos os aspectos da nossa vida rotineira.” É necessário que tenhamos uma ergonomia correta”, disse.
Na oportunidade, foram entregues informativos com algumas orientações para os colaboradores e após o treinamento foi realizado um alongamento coletivo. “Eles aprenderam algumas técnicas para evitar lesões, sedentarismo ou encurtamento muscular”, concluiu a enfermeira.