Saúde

Itabuna:Cerpat treina profissionais de saúde para prevenção contra HIV

O treinamento será dividido em duas etapas
Secom itabuna , Itabuna | 29/03/2019 às 14:43
Treinamento para Enfermeiros
Foto: Waldir Gomes

A coordenação do Centro de Referência em Prevenção, Assistência e Tratamento – Cerpat, da Secretaria Municipal de Saúde (SMS) programou para as próximas terça e quarta feiras, dias 2 e 3, um treinamento para enfermeiros e técnicos em enfermagem sobre a Profilaxia Pós Exposição (PEP) ao vírus do HIV. O treinamento será dividido em duas etapas, sendo que a primeira é direcionada aos profissionais da Unidade de Pronto Atendimento (UPA 24) e no dia seguinte, para enfermeiros e técnicos do Hospital de Base Luiz Eduardo Magalhães.

A coordenadora do Cerpat, Fabrícia Moura Costa, explicou que a PEP é uma prevenção à infecção pelo HIV, hepatites virais e outras infecções sexualmente transmissíveis (IST), um trabalho que, conforme lembra, já vem sendo feito continuamente pelo centro de referencia em Itabuna. Ela destacou ainda que a PEP é uma emergência médica que deve ser iniciada o mais rápido possível, nas primeiras duas horas após a exposição e no máximo em até 72 horas. Além disso, a pessoa infectada deve ser acompanhada pela equipe de saúde.

Segundo ela, a prevenção consiste no uso de remédios antirretrovirais para reduzir o risco de adquirir essas infecções e deve ser usada após qualquer situação em que haja risco de contágio, a exemplo de violência sexual; sexo sem camisinha ou acidente de trabalho, quando, por exemplo, um profissional de enfermagem mantém contato direto com material biológico, ou uma agulha de seringa contaminada.

Fabrícia diz também que os profissionais de saúde enfrentam riscos constantes pela lida diária com pacientes contaminados, daí a importância de treinamentos para reforçar os cuidados. A PEP é oferecida gratuitamente pelo Sistema Único de Saúde por meio do Centro de Referência em Prevenção, Assistência e Tratamento – Cerpat, que funciona na avenida Amélia Amado, 906, no centro de Itabuna.