Saúde

Santa Casa de Itabuna confirma participação no Mutirão do Diabetes

Mais de 1 mil pessoas visitaram o Cemitério Campo Santo de Itabuna
Santa Casa de Itabuna , Itabuna | 05/11/2018 às 13:33
Evento do ano passado
Foto: div

Pelo segundo ano consecutivo, a maior Santa Casa do Interior da Bahia, marca presença na 14ª Edição do maior Mutirão do Diabetes do Mundo. Realizado pelo Hospital de Olhos Beira Rio, através da ONG Unidos pelo Diabetes e Associação dos Diabéticos de Itabuna (ASDITA), o mutirão idealizado pelo médico oftalmologista Rafael Andrade, este ano traz como tema central“ Família e Diabetes”. 

Nessa proposta a Santa Casa de Itabuna levará para o evento, o Stand da Mulher, com orientações específicas para o público feminino com obstetras ginecologistas e enfermeiros, tendo como foco principal, o diabetes. No stand, as mulheres gestantes ainda terão orientações sobre o Parto adequado e amamentação com enfermeiros do Banco de leite. A Santa Casa de Itabuna também estará presente no stand de atendimento emergencial.

Para o Provedor Eric Júnior, é uma honra participar de um evento tão grandioso, que serviu de inspiração para o Projeto Santa Casa nos Bairros, realizado pela instituição mensalmente. “O Mutirão do Diabetes é inspirador, milhares de pessoas recebendo atendimento médico, realizando exames e cuidando da saúde, gratuitamente. Não é apenas o tamanho da ação que impressiona é a organização e a qualidade dos serviços que são ofertados e a Santa Casa faz questão de apoiar ações que beneficiam a nossa população”, disse o Provedor.

A gerente SUS e coordenadora do Mutirão Santa Casa nos Bairros Lânia Peixoto, estará também coordenando os voluntários da Santa Casa no Mutirão do Diabetes. “Estaremos com uma equipe multidisciplinar de aproximadamente 20 voluntários, entre eles: médicos, enfermeiros e equipe de apoio. A causa é nobre, são milhares de pessoas unidas na luta contra o diabetes”, informou Lânia Peixoto.


Esquenta Mutirão: Na quinta-feira (08), a Santa Casa de Itabuna abre as ações do Mutirão do Diabético com o “Esquenta Mutirão”. A concentração ocorrerá as 11h45m na porta do Hospital Calixto Midlej Filho e contará com a participação de colaboradores, médicos e convidados. “Convidamos a comunidade a vestir a sua camisa azul e integrar este movimento que a cada ano ganha novos adeptos a serviço da saúde preventiva. Venha você também unir-se contra o diabetes”, convidou o provedor Eric Júnior .

Mantido pela Santa casa de Misericórdia de Itabuna, o Cemitério Campo Santo recebeu no último dia (02) de novembro, quando foi celebrado  o dia de finados, um público de aproximadamente dez mil pessoas.

Com missas de hora em hora os visitantes puderam orar e acender velas, dedicando algumas horas de seu dia para homenagear aqueles que já não estão mais entre nós.

De acordo com o coordenador do Cemitério Campo Santo Laélson Vidal embora o cemitério esteja aberto durante toda a semana, em datas especiais o movimento aumenta significativamente. “Este ano recebemos mais de dez mil visitantes durante todo o dia de finados. As pessoas aproveitam a data para visitar os túmulos de seus entes queridos, trazer flores, velas, fazer pessoalmente a limpeza das lapides e assistir as missas. É um momento onde a saudade se faz mais presente, é o dia dedicado a lembrarmos daqueles que já partiram”, enfatizou Laelson.

 

Dia de Finados

 

A escolha do dia 2 de novembro como a data oficial para celebrar o Dia de Finados foi feita no século 13. Os responsáveis pela Igreja Católica escolheram o dia por suceder o Dia de Todos os Santos, comemorado em 1º de novembro.

No Brasil, o Dia de Finados faz parte de um costume católico e consiste em visitar as sepulturas dos entes queridos que já morreram e enfeitar seus túmulos com flores. As pessoas também acendem velas por suas almas e rezam por eles no cemitério.