Saúde

Salvador ganha centros de convivência e reabilitação para idosos

a. Os espaços oferecem assistência e atividades para o bem-estar biológico, psicossocial e espiritual dos idosos das comunidades do Bairro da Paz, Alto do Coqueirinho e Baixa do Tubo e vão funcionar de segunda a sábado
Najara Sousa ,  Salvador | 14/09/2017 às 14:07
Atendimento no Centro de Reabilitação Maria Dolores
Foto: div

Fundação Lar Harmonia, em Piatã, inaugura sábado (16/09), às 11h, o  Lar Harmonia Fabiano de Cristo, um prédio de três andares que abriga o Centro de Convivência Ildefonso do Espírito Santo e o Centro de Reabilitação Maria Dolores Segura. Os espaços oferecem assistência e atividades para o bem-estar biológico, psicossocial e espiritual dos idosos das comunidades do Bairro da Paz, Alto do Coqueirinho e Baixa do Tubo e vão  funcionar de segunda a sábado. 

  O Centro de Convivência irá acolher idosos, a partir de 65 anos, com o objetivo de estimular a capacidade física e mental, oferecendo oficinas e atividades físicas, sociais, culturais, recreativas, ocupacionais e de lazer planejadas. Além de participarem de atividades como dança de salão, violão, memória, terapias e artesanato, eles terão assistência social, psicológica, ginecológica, urológica, nutricional e odontológica. “Ampliamos o trabalho para melhorar a qualidade de vida dos idosos e ajudá-los a exercerem a cidadania com autonomia”, diz a coordenadora Suzameri Rodrigues.

O Centro de Reabilitação também irá atender idosos, a partir de 65 anos, que apresentem sequelas neurológicas (AVC, lesão medular e cerebral e doença de Parkinson) com encaminhamento médico e renda pessoal de até dois salários mínimos. “Vamos prestar serviço de qualidade para idosos sem condições de custear um tratamento de reabilitação/habilitação. Aqui eles vão restabelecer a capacidade física e mental de gerir seu espaço com organização e responsabilidades, retomando a convivência no ambiente familiar e na sociedade”, comenta Suzameri. 

Para um dos fundadores da Fundação Lar Harmonia e psicólogo, Adenáuer Novaes, “o Centro de Convivência e o Centro de Reabilitação têm importante papel de atender de forma integral e com qualidade à crescente demanda de idosos, além de suprir a grande lacuna assistencial existente no campo da reabilitação/habilitação neurológica em Salvador”.

As inscrições para participar das atividades do Centro de Convivência Ildefonso do Espírito Santo são realizadas na sede da Fundação, na Rua Deputado Paulo Jackson, nº 110, em Piatã, assim como o cadastro para o Centro de Reabilitação Maria Dolores Segura. Os interessados devem apresentar RG, comprovante de residência, cartão do SUS de Salvador e declaração de renda. Mais informações podem ser obtidas no (71) 3038-7374 ou no 98138-2483.

 

 

 

Lar Harmonia Fabiano de Cristo

 

Térreo

 

- Coordenação

 

- Assistência Social

 

- Consultórios

 

- Salas de entrevistas

 

- Elevador

 

- Copa e banheiros

 

 

 

1º e 2º andares – Centro de Reabilitação Maria Dolores Segura

 

- Fisioterapia; Eletroterapia; Fonoaudiologia; Terapia Ocupacional e Espaço AVD (Atividade de Vida Diária), que reproduz uma casa para reabilitar o idoso para as atividades do dia a dia.  

 

- Copas e banheiros

 

 

 

3º Andar - Centro de Convivência Ildefonso do Espírito Santo

 

- Salão de dança, de aulas e de apoio

 

- Copa e banheiros

 

 

 

Sobre a Fundação Lar Harmonia

Criada em 1994, a Fundação Lar Harmonia presta assistência médica, psicológica, emocional, espiritual e social às comunidades do Bairro da Paz, Alto do Coqueirinho e Baixa do Tubo, em Salvador. A instituição desenvolve diversos projetos sociais com parcerias públicas e privadas, como o Ambulatório Médico-Odontológico Eurípedes Barsanulfo, a Escola Integral Allan Kardec, a Creche-Escola Teresa Cristina, o Núcleo de Psicologia C. G. Jung, o Núcleo Jurídico Maria Terezinha F. F. de Novaes, a Editora e Distribuidora de Livros Harmonia, o Núcleo de Assistência Social Francisco de Assis e as Oficinas Profissionalizantes Bezerra de Menezes. A Fundação também está construindo um abrigo para idosos.