Saúde

CASO DO BEBÊ CHRIS GARD com doença rara que emociona o Reino Unido

Caso foi para na Alta Corte (com The Sun informações)
Da Redação , Salvador | 24/07/2017 às 18:17
Chris Gard
Foto: PA
    Na abertura da sessão da Alta Corte de Londres, os pais do bebê, Chris Gard e Connie Yates, anunciaram a desistência do caso. Os dois lutavam desde março pelo direito de levar o filho para os Estados Unidos, para a realização de tratamentos experimentais, mas os danos provocados por uma rara doença já se tornaram irreversíveis. Agora, eles discutirão com o hospital onde Charlie está internado, em Londres, sobre como ele deve morrer.

— Esse caso é sobre o tempo. Infelizmente, o tempo acabou — afirmou o advogado da família, Grant Armstrong, perante o tribunal em silêncio. — Para Charlie é muito tarde e o dano já foi feito... Não é mais o melhor interesse para Charlie perseguir o tratamento.

Charlie, de apenas 11 meses, sofre de síndrome de depleção do DNA mitocondrial relacionada ao gene RRM2B, uma desordem que provoca o enfraquecimento progressivo dos músculos. Os médicos do hospital infantil Great Ormond Street (GOSH, na sigla em inglês), onde ele está internado, recomendam o desligamento dos aparelhos que o mantém vivo, para dar ao bebê uma morte digna, mas os pais discordavam.

          FIM DA AÇÃO

Os pais de CHARLIE Gard, esta tarde, terminaram a luta para tentar salvar a vida do tot enquanto admitiam que "o tempo acabou".

Em cenas emocionais no Tribunal Superior, o advogado de Connie Yates e Chris Gard disse que o casal agora aceita o dano causado ao músculo e tecido de 11 meses de idade é "irreversível" - e ele não viveria para ver seu primeiro aniversário.
          
O casal caiu no tribunal como a mãe Connie disse ao juiz: "Nós sempre acreditamos que Charlie merecia uma chance de vida".

Mas ela bateu em não ter sido capaz de ver os dados brutos de testes realizados em Charlie mais cedo em sua vida, dizendo que seu filho, em vez disso, tinha sido julgado como tendo "danos irreversíveis no cérebro", com tratamento "inútil" quando ele poderia ter se beneficiado tratamento.

Ela disse que houve muito "tempo desperdiçado" quando as batalhas legais foram travadas.

Ela disse: "Se Charlie tivesse recebido o tratamento mais cedo, teria tido o potencial de ser um garoto normal e saudável.

"Ele pode ter tido algumas deficiências mais tarde na vida, mas sua qualidade de vida poderia ter sido melhorada".

Ela disse que os pais sempre ouviram os especialistas sobre o que era possível para seu filho.