Saúde

Fórum da Academia Brasileira de Pediatria homenageia Nelson Barros

Acontece dias 16 de 17 de março
Sobape ,  Salvador | 09/01/2017 às 22:10
Programe-se
Foto:
 
O professor Nelson Barros, fundador e primeiro presidente da Sociedade Baiana de Pediatria (Sobape), será o homenageado do 19º Fórum da Academia Brasileira de Pediatria (ABP), que acontecerá em Salvador nos dias 16 e 17 de março de 2017, Bahia Othon Palace Hotel, em Ondina. O evento tem inscrições gratuitas e podem ser feitas no site www.forumabp.com.br/home.asp.
 
Este ano, o fórum terá como tema “As transformações da família e da sociedade e seu impacto na infância e juventude”, com abordagem em demandas atuais e de interesse social, como meio ambiente e arboviroses (dengue, zika e chikungunya); reflexões sobre a vida e morte de adolescentes (suicídio, drogas, álcool); crianças desaparecidas; e cuidados paliativos.

De acordo com a coordenadora do evento, a neonatologista e diretoria-adjunta dos departamentos científicos da Sociedade Brasileira de Pediatra (SBP), Lícia Moreira, são esperados estudantes e profissionais de diversas especialidades interessados e/ou envolvidos nos cuidados da criança e do adolescente em seus aspectos físicos, psíquicos e sociais.

Para a ex-presidente da Sobape e membro da ABP, a oncologista pediátrica Núbia Mendonça, os fóruns têm o perfil de acompanhar as transformações sociais e familiares, e seus impactos nas crianças e adolescentes.

“É a forma que encontramos para munir os mais jovens de temas para reflexões sobre o mundo em que vivemos e que se transforma a cada dia”, pontuou.

Núbia Mendonça parabenizou a iniciativa dos organizadores de homenagear o professor Nelson Barros nesta edição do Fórum, tendo em vista sua generosa contribuição à história da pediatria baiana.

“Ele foi um visionário que soube, como poucos, dividir o seu saber e reconhecer talentos que estavam ao seu lado, abrindo várias disciplinas e estimulando seus colaboradores a se aperfeiçoarem, galgando os graus de mestres e doutores e assumindo as cadeiras, perpetuando, portanto, este saber para as gerações que aí estão e que ainda surgirão. Tenho muito orgulho de ter sido uma das pessoas agraciadas com o seu convívio”, destacou.

4º Prêmio Professor Nelson Barros

A lembrança ao legado do professor Nelson Barros será coroada na abertura do evento, no dia 16 – data em que completaria 88 anos -, com a entrega da premiação, que leva o seu nome, criada pela Sobape para destacar os melhores trabalhos científicos desenvolvidos por estudantes de medicina e residentes de pediatria.

Professor Nelson era natural de Salvador e morreu no dia 14 de março de 2015, dois dias antes de completar 86 anos. Em 1988, fundou a foi eleito o primeiro presidente da Sobape.

Era professor emérito da Universidade Federal da Bahia (Ufba) e membro da ABP, tendo sido também o primeiro presidente. Na SBP, foi vice–presidente e membro de departamentos.

No currículo, ele acumulou experiências como secretário de Saúde do Estado da Bahia e responsável pela implantação do Serviço de Pediatria do Hospital São Rafael. Ele dedicou cerca de 60 anos à medicina e se tornou referência para a pediatria da Bahia e do Brasil.


------------