Salvador recebeu 175 mil turistas estrangeiros em 2024 segundo a ABIH
Tasso Franco , Salvador |
14/01/2025 às 10:10
Praça da Piedade, aos cacos
Foto: BJÁ
A Praça da Piedade no centro histórico de Salvador está abandonada: suja, com bancos de mármore quebrados em várias partes (vide foto), gramado castigado, fonte central sem água, mendigos e moradores de rua por toda parte, sacizeiros, ambulantes e tendas ocupando áreas que serviam aos aposentados. É assim que se encontra o local.
As pessoas - com medo - evitam passar por seu interior ainda que a Prefeitura já tenha aberto o portão principal. E até quem vai às missas nas igrejas de São Pedro e no Convento de Nossa Senhora da Piedade andam pelos passeios de fora onde fica uma viatura da PM em frente a sede do Instituto Geográfico e Histórico e nas proximidades do Gabinete Português de Leitura.
Não surpreende essa situação da Piedade. A Praça da Sé também está assim ou pior. Na Praça Municipal o Elevador Lacerda e o Palácio Rio Branco estão fechados e a Praça do Terreiro de Jesus ocupada por ambulantes de toda natureza, de vendedores de coco a tendas de cocadas.
É por essas e outras que Salvador não é citada nos destinos internacionais. Hoje, a imprensa internacional publica a Traveller's Choice do TripAdvisor. A capital britânica destronou Dubai, que ocupava o primeiro lugar desde 2022, e passa a ser a primeira do mundo escolhida para uma viagem. Em segundo, Bali, na Indonésia. Das 25 cidades citadas (e regiões) não há nenhuma do Brasil. E do jeito que Salvador se encontra não entra nunca mais nem na lista internacional; nem na nacional
Os números de turistas que os órgãos oficiais do governo da Bahia e do governo de Salvador divulgam falandop em milhões de turistas, etc, não são confiáveis. Ontem, a ABIH, com base nos registros oficiais dos hotéis da capital revelou que Salvador recebeu em 2024 um total de 175 mil estrangeiros. Essa, sim, é a realidade. (TF)