O prefeito lembrou que a iniciativa se soma a outras duas obras de mobilidade realizadas no entorno. Em 2018
Tasso Franco , Salvador |
03/01/2025 às 16:05
Avenida Valéria
Foto: Valter Pontes
A Prefeitura de Salvador inaugurou nesta sexta-feira (3) a primeira etapa da requalificação da Avenida Valéria, no bairro de Valéria, melhorando a mobilidade de pedestres e motoristas que circulam pela região. O prefeito Bruno Reis visitou a localidade para a entrega da intervenção, que alcançou um trecho da via a partir do cruzamento com a Rua Petronília Dércia.
Com investimento de R$1,8 milhão, o projeto incluiu pavimentação completa, implantação de drenagem para evitar alagamentos em períodos de chuva, construção de passeios acessíveis, sinalização vertical e horizontal, além da criação de duas faixas de tráfego em sentidos opostos.
O prefeito lembrou que a iniciativa se soma a outras duas obras de mobilidade realizadas no entorno. Em 2018, a Prefeitura concluiu a requalificação da Petronília Dércia que, à época, chegou a ser a demanda mais votada pelos moradores através do programa Ouvindo Nosso Bairro. Já em 2022, foi construída a Via Bronze, permitindo ligação direta até Nova Brasília de Valéria e BR-324.
“O projeto da segunda etapa da Avenida Valéria já está sendo concluído para abrirmos licitação e darmos a ordem de serviço. Com isso, vamos ligar a Petronília Dércia à Estrada do Derba, sendo esta mais uma ligação viária importante para melhorar o tráfego daqui do bairro. Se fosse há anos atrás, os moradores estariam sofrendo com muita poeira na porta de casa, com alagamentos nos dias de chuva. Ou seja, uma obra como esta também traz mais dignidade”, destacou o prefeito.
Além disso, a requalificação da Avenida Valéria teve o intuito de melhorar as condições para o pleno funcionamento dos estabelecimentos comerciais existentes no local, buscando atrair também novas empresas.
“Aqui era uma via toda de barro, sem estrutura. Na prática, esta é uma obra que trouxe mais do que conforto para os usuários, ela trouxe segurança, pois antes os carros que trafegavam corriam risco de estourar pneu, enquanto o pedestre podia ser atropelado, porque não havia calçada, iluminação. Então, mais do que mobilidade, é qualidade de vida para todos que passam por aqui”, complementou o secretário de Infraestrutura e Obras Públicas (Seinfra), Francisco Torreão.
Vendedora de lanches na Avenida Valéria, Rosemari do Santo Silva, 45 anos, comemorou o fim dos transtornos. “A situação aqui era de lama, de poeira, chegava a ser intransitável algumas vezes. A gente não podia nem usar sapato ou tênis branco direito. Era usar duas vezes, parecia que estava velho”, recordou.
Ainda segundo Rosemari, a requalificação viária beneficiou consequentemente as vendas de salgados e bolos que ela realiza na porta de casa. “Hoje, as pessoas já conseguem vir sem problemas e comprar a minha mercadoria sem precisar pensar duas vezes, sem enfrentar nenhum perrengue. Agora está todo muito feliz”, avaliou.