Salvador

TUDO PRONTO PARA INAUGURAR BRT TRECHO 2 ENTRE A CIDADE JARDIM E A LAPA

Prefeito Bruno Reis deve participar da inauguração até o final do mês em curso
Tasso Franco , Salvador | 23/04/2024 às 09:47
Estação Pedrinhas recebe retoques finais
Foto: BJÁ
  Os retoques finais na Estação Pedrinhas (vide foto) e nas obras do segundo trecho do BRT, cujo trajeto possui 6 km de extensão entre Cidade Jardim até a Lapa, com estimativa para ser inaugurada ainda nesta semana, ampliando a mobilidade para a população numa das regiões mais movimentadas da cidade. A intervenção conta com investimento de R$205 milhões.

“Esse é um modal que vai da Lapa até o Shopping da Bahia, sendo que no Cidade Jardim os usuários poderão ter acesso até a Pituba, chegando à orla de Salvador. Os serviços envolveram pavimento em concreto, recuperação de passeio e meio-fio do entorno e iluminação em LED. Além disso, só no entorno dessas obras, plantamos mais 5 mil novas árvores, melhorando a questão arborização e paisagismo da cidade”, disse o chefe do Executivo municipal.

“A Prefeitura tem investido muito em mobilidade e infraestrutura. Esta obra resolveu diversos problemas de alagamentos que tinham tradicionalmente na cidade. O BRT tem um traçado diferente do metrô e vai trazer um transporte seguro, moderno e com muito mais conforto para os passageiros”, completou Bruno Reis.

Segundo o secretário de Mobilidade (Semob), Fabrizzio Muller, o funcionamento do segundo trecho do BRT vai começar com uma operação assistida. “Isso vai ocorrer justamente para que a gente possa fazer os ajustes necessários no sistema. Nessa fase estará rodando uma linha com sete ônibus. Depois, serão mais duas linhas num total de 58 ônibus, que serão maiores e mais articulados. Mas isso é um trabalho que vai ser feito gradativamente”, explicou.

Atualmente, o sistema BRT já funciona em dois trechos, sendo um deles entre a região do Shopping da Bahia até o Parque da Cidade e outro entre o Parque da Cidade até a Pituba. O modal transporta um milhão de passageiros por mês, número que pode dobrar quando a última etapa funcionar integralmente.