Salvador

ZOOMTEXT DA NOVA BIBLIOTECA DO ICB PERMITE LEITURA AOS DE BAIXA VISÃO

Biblioteca atende 56 mil assistidos por ano
Texto & CIA , Salvador | 01/11/2023 às 09:51
Equipe do Instituto doe Cegos da Bahia
Foto: DIV

O Instituto de Cegos da Bahia inaugurou, ontem, a sua nova Biblioteca. O espaço que foi totalmente requalificado e ganhou novos móveis e equipamentos, faz parte do Centro de Atendimento Educacional Especializado (CAEE) do ICB. 

O novo local é fruto da campanha de ampliação do instituto e beneficiará os mais de  56 mil assistidos por ano, pelo Instituto. O ambiente, que é um marco de inclusão e acesso à cultura, além de um enorme acervo em braille, dispõe de recursos de tecnologia assistiva como CCTV, um sistema que permite que os deficientes visuais ou com baixa visão enxerguem  por meio da tecnologia infravermelha, mesa tátil, o ZoomText, um software destinado às pessoas com baixa visão, que permite a ampliação e otimização da tela do computador, a Orcam, um dispositivo que tem uma câmera intuitiva acoplada à armação dos óculos do usuário, que fotografa, escaneia e transforma textos em áudio, além de reconhecer rostos e produtos, além de máquina e linha braille, itens que poucos espaços disponibilizam. A requalificação foi realizada graças a parceria com Instituto Lugar de Faz, responsável pelo custeio da reforma e aquisição dos novos móveis e equipamentos. Na ocasião estiveram presentes as representantes do Instituto Lugar de Faz, Eugênia Bengard, da Fundação Dorina Nowill, Taísa Pelucio e Lucia Silva, além de Conselheiros, colaboradores, professores e alunos do ICB.

A presidente do ICB, Heliana Diniz reforça que a biblioteca é uma ferramenta muito importante para o desenvolvimentos dos pacientes do Instituto, onde os mesmos podem realizar leituras, além de participarem  de saraus, rodas de leituras e pesquisas escolares. “Os livros são potencializadores do desenvolvimento de todas as pessoas, mas são os recursos contidos na biblioteca que viabilizarão o acesso  a materiais que antes se constituíam como barreiras para o processo de  leitura. Esta biblioteca foi projetada e equipada para atender às necessidades específicas dos nossos assistidos e representa um marco significativo na busca pela igualdade de acesso à cultura e à informação para todas as pessoas proporcionando um ambiente acolhedor e inclusivo”, afirma Heliana. 

Mesmo com essa nova conquista, o Instituto, que está celebrando nove décadas transformando a vida de milhares de famílias, segue com a campanha de ampliação da sua sede que além de aumentar a capacidade de atendimento, contemplará a construção do novo Centro Médico Oftalmológico, a ampliação do Centro de Reabilitação Visual, com sete novas salas de terapia ocupacional, psicologia e serviço social, além da reforma do Centro de Atendimento Educacional Especializado e a requalificação do Laboratório de Inclusão e do Centro Esportivo. Atualmente, o ICB atende cerca de 56 mil pessoas por ano, realizando mais de 250 mil procedimentos, porém, devido à alta demanda, a espera pode chegar a até três meses. 

A sociedade em geral, pessoas físicas e jurídicas, associações e entes públicos podem doar ou adotar um espaço da Instituição, contribuindo com sua ampliação. Os interessados em fazer parte dessa rede de solidariedade podem doar acessando o site www.institutodecegosdabahia.org.br/doeagora ou através da chave PIX que é (71) 98817-3193. Para demais esclarecimentos é possível entrar em contato com a equipe do ICB pelo WhatsApp, que é o mesmo número do PIX, através do e-mail: captacao@institudodecegosdabahia.org.br, ou pela página do instituto no Instagram, @institutodecegosdabahia.