Salvador

PREFEITURA DE SALVADOR ENTREGA 200 CASAS REFORMADAS PELO MORAR MELHOR

Prefeitura de Salvador entrega 200 casas reformadas pelo Morar Melhor e nova praça em Mirantes de Periperi
Secom Salvador , Salvador | 24/10/2023 às 15:29
Prefeitura de Salvador entrega 200 casas reformadas pelo Morar Melhor
Foto: Valter Pontes/Secom

O bairro de Mirantes de Periperi, no Subúrbio Ferroviário, foi beneficiado com duas iniciativas da Prefeitura de Salvador: uma delas foi a reforma de 200 casas através do programa Morar Melhor, e a outra, a inauguração da Praça da Rua do Ipê. As intervenções foram entregues pelo prefeito Bruno Reis na noite desta segunda-feira (23) e proporcionam mais qualidade de vida aos moradores da localidade.

 

Esta é a terceira vez em que o Morar Melhor chega ao local, que já acumula um total de 446 imóveis alcançados com as melhorias habitacionais promovidas gratuitamente, conforme o desejo de cada proprietário. Os serviços vão desde pintura e reboco à colocação de novo telhado, portas, janelas, pia e vaso sanitário.

 

“Esse programa tem um grande alcance social, porque ele reforma a casa das pessoas, levando dignidade. Não há nada mais importante para o ser humano do que o nosso próprio lar. O Morar Melhor muda a vida das famílias sem mudá-las de endereço, preservando seus costumes e histórias. É a iniciativa da Prefeitura mais pedida pela população”, destacou Bruno Reis.

 

O chefe do Executivo municipal foi recepcionado em clima de festa pela comunidade e visitou a casa da costureira Rosimeire Neris, de 53 anos, uma das beneficiadas pelo Morar Melhor. Bastante emocionada, ela contou que não tinha condições financeiras para arcar com os custos das reformas da casa. “Nem consigo transmitir o que estou sentindo nesse momento, essa transformação toda. Quem viu meu sofrimento e como estava minha casa se alegra muito por mim. Cheguei a pensar várias vezes que nunca teria meu imóvel arrumado, já não sabia mais o que fazer. Hoje, vejo meu sonho realizado”, disse ela.

 

Entre os critérios adotados pela Secretaria de Infraestrutura e Obras Públicas (Seinfra), responsável pela seleção das moradias beneficiadas pelo Morar Melhor, está a predominância de domicílios com alvenaria sem revestimento, propriedades cujas mulheres são chefes de família, precariedade dos bairros (baseado em dados do IBGE) e predominância de pessoas abaixo da linha da pobreza. Não são contemplados imóveis em situação de risco, imóveis de aluguel ou famílias que apresentem renda superior a três salários mínimos.

 

Lazer - Um verdadeiro playground público a céu aberto passou a fazer parte da Rua do Ipê com a inauguração de um novo espaço de lazer e convivência. O equipamento, construído pela Companhia de Desenvolvimento Urbano (Desal), possui 922 m² e tem entre os mobiliários urbanos três conjuntos de mesas para jogos, parque infantil equipado com Casa de Tarzan, escorregador e conjunto de amarelinha.

 

Há ainda academias de ginástica e de saúde para quem quiser fazer exercícios e alongamentos. A lista de equipamentos engloba barra paralela, prancha abdominal, barra de apoio, simuladores de giro triplo, de esqui remada sentada e de cavalgadas. O investimento total na obra foi de R$ 324 mil.

 

“Já são 389 praças que nós construímos, reconstruímos ou requalificamos apenas no nosso mandato. Aqui era um terreno baldio, abandonado, onde as pessoas jogavam lixo. Era comum ter ratos, baratas e insetos. Estamos devolvendo a cidade ao cidadão, fazendo com que vocês tenham orgulho de estar aqui nas ruas. Esse é um espaço que contempla todas as idades, das crianças aos mais experientes”, ressaltou o prefeito Bruno Reis.

 

Moradora de Mirantes de Periperi há 15 anos, a assistente social Luciana Ribeiro comparou a situação da localidade após a construção. “Essa praça veio para melhorar ainda mais o bairro. Aqui passava um esgoto a céu aberto, havia mau cheiro muito forte, fora o matagal que crescia aqui. Então é um equipamento que veio para melhorar ainda mais nosso convívio, deixar a gente com mais alto-astral”, avaliou.