Salvador

SÁBADO É DIA DE MULTIVACINAÇÃO EM 100 POSTOS DE SAÚDE DE SALVADOR

Estarão disponíveis doses de imunizantes contra hepatite A, VIP, meningocócica C e ACWY, rotavírus, HPV, Pneumo 10, febre amarela, varicela, pentavalente, tetraviral (contra sarampo, caxumba e rubéola), ETC
Tasso Franco ,  Salvador | 06/10/2023 às 18:59
Posto do 5º Centro de Saúde, Barris, sendo plotado hoje para receber a campanha
Foto: BJÁ
   

Mais de 100 postos de saúde de Salvador vão abrir neste sábado (7) durante o Dia D da Campanha de Multivacinação, das 8h às 16h, para marcar o início da estratégia de imunização, que segue até o dia 21 de outubro. A abertura será na Rua da Gratidão, ao lado do Campo do Areal, no bairro da Paz, onde está instalado o programa Saúde dos Bairros, às 8h, e contará com a presença da vice-prefeita e secretária da Saúde, Ana Paula Matos. O evento terá a presença de Tio Paulinho, brinquedos para as crianças, além do Zé Gotinha.

Será mais uma oportunidade de atualizar a caderneta de vacinação de crianças e adolescentes menores de 15 anos. Estarão disponíveis doses de imunizantes contra hepatite A, VIP, meningocócica C e ACWY, rotavírus, HPV, Pneumo 10, febre amarela, varicela, pentavalente, tetraviral (contra sarampo, caxumba e rubéola), dupla adulto, DTP, tríplice viral, VOP (poliomielite).

A vice-prefeita e titular da pasta, Ana Paula Matos, lembra que essas iniciativas para que as metas de vacinação sejam atingidas. “Nossas equipes estão de prontidão para ofertar a vacina com muito carinho e amor para as nossas crianças e adolescentes. Para isso contamos com a colaboração dos pais ou responsáveis que levem os baixinhos para serem protegidos contra doenças evitáveis. Além do Dia D, que facilita a ida dos pequenos com as famílias por se tratar de um sábado, dia de folga para muitos adultos, pretendemos realizar a busca ativa desse público em escolas, por exemplo, ao longo da Campanha. Tenho certeza que, ao longo da estratégia, conseguiremos ampliar as nossas coberturas e elevar a saúde das nossas crianças e adolescentes”, afirmou.

A pasta aguarda quase 500 mil crianças e adolescentes na capital baiana para completar o calendário vacinal básico. “É uma campanha que tem como ponto chave a oportunidade para checagem da situação vacinal de crianças e adolescentes e a vacinação daqueles que estiverem precisando completar ou iniciar esquemas de vacinação", completa Ana Paula.

A Campanha de Multivacinação com crianças e adolescentes faz parte do Movimento Nacional pela Vacinação, lançado em fevereiro deste ano pelo Ministério da Saúde. A iniciativa é considerada um grande movimento, com diversos atores da sociedade.

A lista completa de unidades envolvidas no dia D será publicada nesta sexta-feira (6) no site da Secretaria Municipal da Saúde (SMS) saude.salvador.ba.gov.br/.