Salvador

BAHIA JÁ APONTA MAIS BELAS AVENIDAS DE SALVADOR 1: CENTENÁRIO A CAMPEÃ

Atualmente passa por uma remodelagem
Tasso Franco , Salvador | 11/06/2023 às 12:03
Avenida mais arborizada da cidade é a campeã
Foto: BJÁ
   A Avenida Centenário foi escolhida pelo BJÁ como a mais bela de Salvador por seu trajeto sinuoso, sua história e pelo verde de suas ávores. É a mais arborizada da capital com ipês, flamboyans, mangueiras, amendoeiras, etc, e todo seu entorno também é arborizado nas áreas da Plínio Moscozo e da Martagão Gesteira numa cobertura como se fosse um imenso véu verde sobre sua cabeça.

  A Avenida está sempre em movimento e passou por uma ampla reurbanização, em 2006, governo do prefeito João Henrique, 59 anos depois de servir de modelo urbanístico nas comemorações dos 400 anos de fundação da cidade do Salvador, obra do então prefeito Wanderley de Araújo Pinho e do governo Otávio Mangabeira (1947/1951), o primeiro pós redemocratização, substituindo o então interventor Guilherme Marback. Agora, na gestão Bruno Reis (2023) passa por novas mudanças, requalificação.

  Na época de Wanderley de Pinho corria em direção ao mar o Rio dos Seixos, de águas excedentes do Dique do Tororó e das cumeadas da antiga Sesmaria de Diogo Álvares, o Caramuru, e Catarina Álvares, a Paraguaçu, doada logo após suas mortes aos beneditinos. Nessa época, 1949, ainda se pescava no Seixos.

  O Rio dos Seixos que corria pelo Vale do Canela e no canteiro central da Avenida Centenário antes de desembocar no Barravento foi importante defesa natural para as primeiras instalações que se fizeram em Salvador. No vale, a depressão embrejada dos seixos servia como defesa natural.

  O mesmo rio serviu de proteção para o donatário Francisco Pereira Coutinho e seu fortim, que se estabeleceu nas imediações de onde vivia Diogo Álvares. "Construiu casas para cem moradores e tranqueiros em redor e uma torre já no primeiro sobrado para a defesa contra qualquer ataque pelo lado do mar, enquanto que dos índios protegia-se com a estacada e os charcos alimentados pelo Rio dos Seixos", explica o pesquisador Thales de Azevedo, em Povoamento da Cidade do Salvador. 

 Esse rio foi tambonado por placas de concrreto em 2006 embora, nessa época, já fosse mais um esgoto do que um rio de águas límpidas. No começo da Centenário está um dos shoppings mais charmosos da cidade, o Barra.